Super GT: João Paulo trabalha para ter bom carro em ritmo de corrida no Japão

Brasileiro testou compostos de pneus para a oitava etapa em Autopolis.

A maior preocupação do brasileiro João Paulo de Oliveira para a disputa da oitava etapa do Campeonato Japonês de Super GT é ter um carro competitivo durante os longos 300km da prova. “Assim como em todo o campeonato, esta etapa vai ser bastante disputada. Mas tenho boa esperança para a corrida porque o nosso carro tem uma boa constância”, afirma o piloto oficial da Nissan no principal torneio de Gran Turismo do Oriente. A corrida no autódromo de Autopolis acontece neste domingo (19/10).

Com uma temperatura por volta dos 24 graus, João Paulo focou o trabalho em seu GT-R durante os treinos livres para analisar qual deve ser a melhor escolha dos pneus para o decorrer do fim de semana. “Foi um dia bem tranqüilo. Testamos dois compostos de pneus hoje e ficou claro que o composto mais mole é melhor pra esse circuito, pois com o duro a aderência é bem menor e difÁ­cil de controlar o carro”, conta.

A preocupação em saber qual é o melhor composto a ser utilizado se dá pelas caracterÁ­sticas muito abrasivas do circuito de Autopolis. “Nessa pista o rendimento dos carros sempre cai muito porque o asfalto come muito pneu. Então, precisamos ter cautela e nos preocupar mais com a corrida”, garante JP, como ele é conhecido no Japão.

O brasileiro justifica sua escolha em acertar o carro para a corrida, pois acredita que uma boa posição de largada não é fundamental. “Com certeza largar na frente ajuda, mas o importante aqui é ter um carro resistente para toda a prova”, finaliza João Paulo. No ano passado João Paulo largou da 14ª posição neste circuito, mas brigou no quinto posto até abandonar.

Estes foram os mais rápidos nos treinos livres de sexta-feira em Autopolis:
1º) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 1min41s362;
2°) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Toyota SC430 (B), 1min41s793;
3º) Michael Krumm (ALE)/Masataka Yanagida (JAP), Nissan GT-R (B), 1min41s801;
4º) Bjorn Wirdheim (SUE)/Akira Iida (JAP), Toyota SC430 (B), 1min41s883;
5º) Ralph Firman (IRL)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 1min41s900;
6º) Loic Duval (FRA)/Katsuyuki Hiranaka (JAP), Honda NSX (D), 1min42s068;
7º) Katsutomo Kaneishi (JAP)/Toshihiro Kaneishi (JAP), Honda NSX (B), 1min42s190;
8º) Ryo Michigani (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 1min42s250;
9º) Peter Dumbreck (ESC)/Tatsuya Kataoka (JAP), Toyota SC430 (B), 1min42s276;
10º) Andre Lotterer (ALE)/Juichi Wakisaka (JAP), Toyota SC430 (B), 1min42s377;
13º) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 1min42s968.