SUPER GT: Lastro prejudica desempenho da Nissan no Japão

O brasileiro João Paulo de Oliveira tentou minimizar a penalização sofrida pelos GT-R.

Como era de se esperar, o domÁ­nio da Nissan no Campeonato Japonês de Super GT ficou mais difÁ­cil. Após os carros da fábrica serem os mais rápidos nas duas primeiras provas do principal certame de carros GT do Oriente, seu novo modelo GT-R foi revisto pela organização após uma solicitação de suas rivais Honda e Toyota, e ganhou um lastro de 80 kg. Como resultado, o Nissan mais rápido nos treinos livres para a 3ª etapa disputada neste fim de semana (02-04/05) em Fuji ficou apenas na 7ª colocação. “Como esperávamos, ficou mais difÁ­cil. O peso extra está afetando demais nossa performance”, garante o brasileiro João Paulo de Oliveira, 2º melhor entre os pilotos que utilizam o GT-R, mas 11º colocado na somatória do dia.

Durante toda a primeira sessão de treinos livres João Paulo de Oliveira trabalhou para minimizar os efeitos do peso extra em seu carro e manteve seu foco no acerto para a corrida. “Fomos o 2º melhor carro da Nissan, mas para um primeiro treino isso não quer dizer muita coisa. Estamos concentrados nos ajustes e na estratégia para a prova. A corrida terá 500km e será importante manter a consistência”, afirma. Já na segunda sessão do dia, quando o paulistano iria testar com pneus novos e menos combustÁ­vel, a forte chuva impediu seus planos. “Toda a segunda sessão foi sob chuva. E como nossos pneus Yokohama não têm seu melhor desempenho nestas condições, ficamos lá atrás. Não pudemos aproveitar muito”, explica JP, como ele é conhecido no Japão.

A previsão do tempo para a região do autódromo de Fuji indica chuva pela manhã, durante a primeira parte da classificação que define os 10 mais rápidos que vão brigar pela pole position. “Se isso se confirmar, não será nada fácil para nós. Mas não estamos tão preocupados com a classificação. Se o tempo estiver seco, um lugar entre os 10 primeiros será excelente”, revela. A estratégia do brasileiro para a longa corrida já está quase definida. “Vamos fazer duas paradas, isso é certeza. Só não sabemos ainda qual o momento ideal”, conta João Paulo.

Confira como ficaram os tempos combinados dos mais rápidos desta sexta-feira:
1º) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 1min34s810;
2º) Peter Dumbreck (ESC)/Tatsuya Kataoka (JAP), Toyota SC430 (B), 1min34s825;
3º) Katsutomo Kaneishi (JAP)/Toshihiro Kaneishi (JAP), Honda NSX (B), 1min34s998;
4º) Loic Duval (FRA)/Katsuyuki Hiranaka (JAP), Honda NSX (D), 1min35s067;
5°) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Toyota SC430 (B), 1min35s250;
6º) André Couto (POR)/Toranosuke Takagi (JAP), Toyota SC430 (B), 1min35s303;
7º) Ronnie Quintarelli (ITA)/Naoki Yokomizo (JAP), Nissan GT-R (B), 1min35s403;
8º) Andre Lotterer (ALE)/Juichi Wakisaka (JAP), Toyota SC430 (B), 1min35s501;
9º) Ryo Michigani (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 1min35s502;
10º) Bjorn Wirdheim (SUE)/Daisuke Ito (JAP), Toyota SC430 (B), 1min35s525;
11º) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 1min35s595.