Truck: Grupo ZF apóia retorno da Iveco à Truck com avançada tecnologia

A Iveco, que no próximo domingo (4), em Caruaru (PE), retorna à Fórmula Truck com uma equipe oficial, vai contar com a tecnologia e o apoio técnico da ZF durante toda a temporada de 2008. A fabricante equipa o caminhão Stralis da nova Scuderia Iveco com uma transmissão de seis marchas especialmente desenvolvida para a competição, além do sistema de direção ZF Servocom 8095 e da embreagem SACHS MFZ 430 mm.

A transmissão do caminhão de competição da Iveco é a ZF 6S 1700, que teve todo o conjunto de engrenagens desenvolvido e produzido pela engenharia da ZF no Brasil. Para assegurar a melhor a performance do caminhão nas corridas, o componente ganhou escalonamento entre as marchas mais curto e constante, fazendo com que o motor, de mais de 1.000 cavalos de potência, trabalhe numa faixa ideal e com a menor queda no regime de rotação do motor durante as trocas.

Com apenas 220 kg, a transmissão ZF do caminhão Iveco de corrida contribui para uma melhor relação peso/potência, o que deve favorecer o desempenho nas corridas. Para maior conforto do piloto durante as trocas de marchas, a transmissão integra ainda um sistema pneumático auxiliar (Servoshift) que reduz o esforço necessário e permite mudanças de marchas suaves e precisas, como em um automóvel.

A ZF formou um time que acompanha a Fórmula Truck em todas as provas, desde a temporada de 2005. Dessa forma, os engenheiros da empresa vão prestar suporte técnico também à Scuderia Iveco, em todos os treinamentos e corridas. Após cada prova, os componentes e sistemas ZF vão passar por uma criteriosa avaliação e novos acertos poderão ser feitos, de acordo com as características de cada autódromo.

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck conta com o patrocínio oficial do Grupo ZF. Entre os caminhões que participam da competição, mais de 60% são equipados com transmissões ZF, incluindo os veículos da RM/Volkswagen – campeã das temporadas de 2006 e 2007 -, e das equipes Marinelli Competições, Reis Peças Competições, Bueno Race Team e Clay Truck Racing.

O Grupo ZF é um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo. Com mais de 57 mil colaboradores e 122 operações em 26 países, o grupo registrou vendas de 12,7 bilhões de euros em 2007. Na América do Sul, faturou R$ 1,5 bilhão em 2007, conta com cerca de 4.700 colaboradores e possui unidades em Sorocaba (SP), São Bernardo do Campo (SP), Araraquara (SP), Belo Horizonte (MG) e San Francisco (Argentina). Fabrica transmissões para veículos comerciais, sistemas de direção, sistemas de embreagens, amortecedores e componentes de chassis para veículos comerciais e de passeio, além de eixos e transmissões para máquinas agrícolas e reversores marítimos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *