SuperBike Series: Categoria fomenta mercado nacional de motocicletas

Maior competição de motovelocidade do país, com sete categorias e quase 180 pilotos, o SuperBike Series Brasil está movimentando a indústria brasileira de motocicletas. A venda de motos, acessórios, peças e componentes, macacões, luvas, pneus, lubrificantes e muito, muito mais. Para se ter ideia do aquecimento que o SBK Series proporciona ao setor; segundo o piloto e um dos organizadores do evento, Bruno Corano, da equipe TNT Máxima Suzuki, o campeonato este ano deve movimentar mais de 10 Milhões de reais, incluindo despesas das equipes como preparação das motos, transporte e logística.

“Um dos maiores trunfos do SuperBike Series hoje é o fato de não estar ligado a nenhuma marca diretamente. É um campeonato aberto. Temos motos da Honda, da Yamaha, da Suzuki, da BMW, da Kawasaki, Kasinski,  dentre outras. Isso faz com que as equipes e os pilotos tenham oportunidade de escolher o equipamento mais adequado ao seu custo/benefício”, explica. Outro diferencial, de acordo com o piloto, é que as motos utilizadas durante as provas são as mesmas que estão à venda em qualquer loja do ramo. “A única diferença é o incremento de alguns acessórios para deixá-las mais potentes. Por esse e por outros motivos é que o SBK cresce tanto e atrai cada vez mais fãs dentro e fora das pistas”, completa Corano.

Os bons resultados obtidos na pista refletem na participação do público. Para efeito de comparação, no Campeonato Brasileiro de Futebol de 2010, segunda dados da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a média de público por jogo foi de pouco mais de 14.389 mil pessoas; no SBK Series deste ano, nas três primeiras etapas, a média de público em Interlagos é de 20 mil espectadores.

A importância do SBK Series para o setor de duas rodas do Brasil é fato, mas tem sido pouco percebida pelas grandes montadoras do mercado nacional, com exceção da Kawasaki que possui no evento a categoria monomarca Kawasaki Ninja 250cc. Mesmo assim, marcas importantes como Pirelli, Mobil, Shark, Dia-Frag, Alpinestars, Brembo, TNT Energy Drink, já se associaram ao evento.

Além de grande número de público e pilotos, o SBK Series Brasil tem grande exposição na mídia e por isso pilotos e equipes estão se dando bem com o momento histórico. Oportunamente estão se organizando, profissionalizando e conquistando cada vez mais patrocinadores. Na última etapa, por exemplo, o Banco BVA fechou no sábado, dentro dos boxes um acordo de patrocínio com Danilo Andric, da Amazônia Ambiental, que venceu a etapa no dia seguinte e ainda bateu o recorde da pista. Há ainda especulação de que outros bancos e empresas multinacionais podem aportar algumas equipes. O energético TNT também fechou na última etapa o patrocínio de alguns atletas e até equipes.

Mais sobre o SuperBike Series

O SuperBike Series é a junção de dois campeonatos (Pirelli Mobil SuperBike e TNT SuperBike), que somando todas as provas é composto por 14 etapas. Todas com transmissão da ESPN e cobertura especial na TV Bandeirantes.

O Pirelli Mobil SuperBike, campeonato com mais de sete categorias só de motos, é composto de seis etapas e define o Campeão Paulista. Já o TNT SuperBike são  oito etapas que ocorrem simultaneamente com o Itaipava GT Brasil e consagra o campeão do TNT SuperBike. O mais bem sucedido nas 14 corridas, isto é, somando os dois campeonatos, é o campeão do SuperBike Series Brasil 2011.

Neste fim de semana tem corrida

Nesta sexta-feira, sábado e domingo, 29, 30 de abril e 1º de maio, será realizada a terceira etapa do Pirelli Mobil SuperBike no autódromo José Carlos Pace (Interlagos), em São Paulo.  O evento soma pontos para a quarta etapa geral do SBK Series Brasil.

Confira todas as informações sobre a programação, vídeos, fotos, notícias, resultados pelo www.superbike.com.br e pelas mídias sociais do SuperBike Series Brasil: Twitter (@superbikebrasil) e Facebook.

O SuperBike Series Brasil tem a realização da MotoSchool. Patrocínio de TNT, Pirelli, Mobil, Kawasaki, Alemão Pneus, Dia-Frag, TNT Energy Drink, Alpinestars, Brembo, Shark. Apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo, São Paulo Turismo e ESPN Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *