Superleague Formula: Carros brasileiros se preparam para a etapa na Alemanha

Corinthians e Flamengo disputam a categoria do automobilismo que reúne times de futebol.

O Autódromo de Nurburgring, na Alemanha, recebe neste final de semana (20-21/09) a segunda rodada dupla da Superleague Formula, a mais nova categoria do automobilismo mundial, onde as equipes competem com as cores dos principais clubes do futebol internacional. O Brasil está representado no campeonato de monopostos por Flamengo e Corinthians, os dois times mais populares do país. “Este primeiro final de semana será de adaptação. Não posso prometer nada nesta primeira corrida”, afirma o amazonense Antonio Pizzonia, que faz sua estréia pela equipe do ‘Timão’. A escuderia carioca terá como piloto o paulista Tuka Rocha. As provas de domingo terão transmissão ao vivo pelo Sportv, às 06h00 e às 09h30, respectivamente.


 


Antonio Pizzonia não disputou as corridas de estréia da categoria, que aconteceram na Inglaterra (Donington Park) nos dias 30 e 31 de agosto. “Agora eu tenho que me readaptar à condução de um monoposto, com um carro que eu não conheço”, lembra o brasileiro que tem disputado a Stock Car pela K-Med Racing. Na rodada de abertura o espanhol Andy Soucek representou o Corinthians. Ele abandonou a primeira corrida devido a problemas mecânicos e também não completou a segunda prova após aquaplanar e rodar a três voltas do fim.


 


O carro da Superleague é desenvolvido pela Élan Motorsports Technologies (Panoz), que fabricou bólidos para a Champ Car e Fórmula Indy, além de diversas categorias de carros esportivos. O potente motor V12 de 4.2 litros gera 750 hp e ultrapassa os 300 km/h. “Tenho que adequar o meu preparo físico às exigências deste fórmula”, afirma o titular do Corinthians.


 


Apesar de conhecer o traçado alemão, o amazonense terá apenas o sábado, durante os treinos livres e a classificação, para se acostumar com o carro. “Tudo será novo para mim. Só peço paciência e confiança”, pede Pizzonia. Mas ele pretende em breve disputar pódios e vitórias para a nação corintiana. “Agora servirá de adaptação, mas buscarei melhores resultados nas próximas etapas”, conclui.


 


Confira o calendário da temporada 2008 da Superleague Fórmula:


 


Rodada 2 – Nurburgring  (Alemanha): 20-21/09


Rodada 3 – Zolder (Bélgica): 04-05/10


Rodada 4 – Estoril (Portugal): 18-19/10


Rodada 5 – Vallelunga (Itália): 01-02/11


Rodada 6 – Jerez (Espanha): 22-23/11


 


Assim está a pontuação do campeonato após uma etapa:


 


1) Beijing Gouan (China), 79 pontos;


2) Tottenham Hotspur (Inglaterra), 72;


2) Liverpool (Inglaterra), 72;


4) Sevilha (Espanha), 68;


5) Roma (Itália), 63;


6) PSV Eindhoven (Holanda), 59;


7) Flamengo (Brasil), 52;


8) Basel (Suíça), 46;


8) Porto (Portugal), 46;


10) Borrussia Dortmund (Alemanha), 44;


11) Al Ain (Emirados Árabes Unidos), 37;


12) Glasgow Rangers (Escócia), 33;


13) Corinthians (Brasil), 30;


13) Olympiacos (Grécia), 30;


15) Galatasaray (Turquia), 24;


16) Anderletch (Bélgica), 17;


17) Milan (Itália), 6.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *