Trofeo Maserati: Categoria passa a usar pneus Pirelli fabricados no Brasil

Novidade é comemorada pelas equipes por representar economia de 30% nos gastos com pneus durante o restante do ano. Composto fabricado no país também apresenta desempenho mais uniforme ao longo de treinos e corridas, e beneficia os pilotos recém-chegados à categoria.

O Trofeo Maserati passará a usar pneus Pirelli fabricados no Brasil a partir da terceira etapa da temporada, que será realizada neste domingo (20) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A novidade foi comemorada por pilotos e equipes da competição por representar economia de 30% nos gastos com pneus ao longo do ano, além de beneficiar os pilotos recém-chegados à categoria por tornar o desempenho do carro mais constante ao longo da corrida.


 


Nas duas primeiras etapas da temporada, o Trofeo Maserati utilizou compostos fabricados pela Pirelli na Itália. Com a mudança, as equipes terão uma economia direta de custos da ordem de 18%, e de outros 12% na maior durabilidade dos pneus para seu reaproveitamento em treinos particulares.


 


A comercialização e distribuição dos pneus do chamado “Composto 10” para o Trofeo Maserati será feito pela Corsa Comercial Ltda, revendedora oficial de pneus de competição da Pirelli no país.


 


“Além do menor custo e da performance mais uniforme, as equipes terão outros benefícios com a troca dos pneus importados pelos nacionais”, aponta Orlando Sgarbi, da Corsa. “A logística foi facilitada e há muito mais agilidade no desenvolvimento de novos compostos. Para a temporada de 2009, a Pirelli planeja fabricar aqui no Brasil um pneu traseiro com a largura 305 e compostos similares aos importados usados atualmente. Isso é fruto, principalmente, da parceria entre a empresa e a categoria”, acrescentou.


 


Os pneus nacionais que serão usados pela Maserati neste ano têm 285 mm de largura tanto nas rodas dianteiras quanto nas traseiras. A partir do ano que vem, pode haver um aumento de área de contato no pneu traseiro da ordem de 20 mm – o que parece pouco, mas favorece muito a capacidade de tração e a estabilidade dos carros no contorno de curvas.


 


“A Pirelli é uma grande parceira do automobilismo nacional e esse desenvolvimento seria muito mais difícil sem a adoção dos pneus nacionais”, encerrou Sgarbi. O Trofeo Maserati integra neste ano o Campeonato Paulista de Automobilismo, e é promovido pela Auto + Eventos, de Marcello Santana. Em apenas duas corridas tornou-se uma das principais atrações da competição – com grid superior a 20 carros.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *