Trofeo Maserati: Itaipava Trofeo Maserati anuncia mudanças para etapa de São Paulo

A partir da rodada do próximo final de semana, equipes da categoria terão limite de pneus para usar nos treinos de sexta-feira.

O Itaipava GT Brasil, maior evento de carros Gran Turismo do paÁ­s, chega a São Paulo para mais uma rodada no autódromo de Interlagos, na capital paulista. O final de semana (de 26 a 28/6) marca a quarta etapa do Itaipava Trofeo Maserati, que terá novidades na parte técnica do regulamento, mais precisamente nos pneus Pirelli. Atendendo a um pedido da Confederação Brasileira de Automobilismo a organização decidiu que todos os pneus usados pelas equipes deverão ser lacrados. Dessa forma, cada carro terá um limite de três jogos de pneus para os treinos de sexta-feira; além dos dois jogos para classificação e prova e os outros dois de reserva.

“Com o regulamento liberado na questão dos pneus, alguns excessos vinham sendo cometidos. Assim, deixamos a condição equilibrada entre todas as equipes”, explicou Adriano Griecco, diretor técnico da categoria. Além disso, a limitação dos pneus atende também um pedido da CBA. “Como o regulamento permitia que os pilotos treinassem com pneus importados, gerava uma confusão na tabela de tempos. Isso porque, quem usava o pneu nacional e ficava atrás nos treinos, não sabia o que fazer e também não sabia que aquele tempo mais rápido era irreal”, comentou Griecco, lembrando que a partir de agora os treinos deverão ser feitos com os mesmos modelos Pirelli utilizados nas corridas.

A decisão foi tomada após uma reunião entre os organizadores do Itaipava Trofeo Maserati e a Confederação Brasileira de Automobilismo, durante a etapa de Curitiba (PR) realizada no final do mês de maio. Outra novidade anunciada pela categoria diz respeito Á  pontuação do campeonato de equipes. “Como algumas equipes têm quatro carros, outras três e outras apenas dois, havia um problema de equilibrar a pontuação do campeonato deles”, lembrou Adriano Griecco. “O que sugerimos e foi aceito, é que as equipes com mais de dois carros se dividissem com nomes fantasia. Assim, todos terão dois carros cada, que vão somar pontos diretamente para a classificação dos times”, detalhou.

Com a medida, a organização recalculou toda a classificação de equipes do campeonato – que tem a Itaipava Racing Team, dos pilotos Pedro Queirolo e Cléber Faria, na liderança com 64 pontos na nova tabela. A Puresport-Scuderia 111 ocupa a segunda colocação com Bruno Garfinkel e Ricardo Ribeiro. “O sistema de pontos entre as equipes fica mais simples agora. E lembramos que a mudança não afetou em nada a classificação de pilotos”, alertou Griecco.

O lÁ­der do Itaipava Trofeo Maserati é Pedro Queirolo, vencedor de duas etapas até aqui com 42 pontos na classificação. Cléber Faria, seu companheiro de equipe, é o vice-lÁ­der com 36 pontos; seguido de Bruno Garfinkel (28), Carlos Burza/Samuel Melo (21) e Edu Guedes (19) que completam os cinco primeiros.

Sobre o Itaipava Trofeo Maserati: Realizado pela Automais Entretenimento, o Itaipava Trofeo Maserati tem patrocÁ­nio da Itaipava, co-patrocÁ­nio da Pirelli e apoio de Dedine, Krones, Ziemann Liess, Papo de Amigos e T.N.T. Energy Drink.