Truck: A festa da Fórmula Truck chega Á  Santa Cruz do Sul

Prova da Fórmula Truck é esperada desde 2005, ano de inauguração do autódromo gaúcho.

O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul recebe finalmente a F-Truck, depois de quatro anos de espera do público da região de um dos maiores centros produtivos do estado do Rio Grande do Sul. Marcada para o próximo dia 25, essa é a oitava etapa do campeonato brasileiro de 2009 que chega a sua reta final depois de um ano de grande desenvolvimento da categoria, incluindo a consagrada apresentação em Buenos Aires no mês passado.

A cidade Santa Cruz do Sul e a Fórmula Truck já têm uma parceria iniciada ainda na construção do circuito. Na época, em 2005, a categoria ainda sobre o comando de Aurélio Batista Félix, não pode inaugurar o novo circuito brasileiro por dificuldades com a finalização da obra. Agora chegou a vez, e a F-Truck, no comando de Neusa Navarro Félix faz sua primeira apresentação no autódromo gaúcho. “Nós estivemos em Santa Cruz e solicitamos uma série de melhorias e fomos atendidos na medida do possÁ­vel. Tenho certeza que faremos uma grande corrida com um público altamente satisfeito”, prognostica Neusa Félix.

Do lado esportivo, Santa Cruz do Sul recebe a F-Truck em um grande momento. O ano vem sendo de grandes disputas e nada está definido ainda quanto aos candidatos ao tÁ­tulo de 2009. São 93 pontos em jogo nas três últimas etapas da temporada, o que matematicamente inclui pelo menos seis pilotos com possibilidades de ser campeão.

O paulista Valmir Benavides (Volkswagen) vem se mantendo na liderança desde a quarta etapa, quando venceu em Goiânia e com uma incrÁ­vel regularidade de ter subido ao pódio nas sete etapas já realizadas. Hisgué como é conhecido treinou no circuito gaúcho e deu sua opinião em relação Á  prova de domingo (25). ”O traçado é bem seletivo com curvas de alta, média e baixa velocidades e com subidas e descidas. Aposto no grid com os mesmos desde o inÁ­cio da temporada, os dois Mercedes da ABF (Wellington Cirino e Geraldo Piquet), Roberval Andrade (Scania), os Volkswagen da RM Competições e os Ford (Djalma Fogaça e Adalberto Jardim)”,lembra Hisgué, que completa dizendo que a corrida deverá ser muito disputada e de difÁ­cil prognóstico para o pódio.

O principal adversário de Benavides que lidera a competição com 151 pontos, está dentro de sua própria casa. Com apenas 13 pontos atrás do lÁ­der aparece o também paulista Felipe Giaffone, seu companheiro de equipe na RM Competições. Giaffone venceu quatro provas nesse ano, incluindo as duas últimas em Londrina e Buenos Aires. Logo em seguida vem Roberval Andrade em terceiro, Geraldo Piquet em quarto, Renato Martins em quinto, Wellington Cirino em sexto e Djalma Fogaça em sétimo.

PROGRAMAÇÁƒO
A programação será aberta na tarde de sexta-feira (dia 23) com dois treinos livres, Á s 12h00 e Á s 15h00 com a duração de 1 hora cada. No sábado (dia 24) as sessões livres serão Á s 9h00 e Á s 11h00. A tomada de tempo para o grid de largada será Á s 14h00, com a Super Classificação prevista para as 15h30.

No domingo, o warm-up será Á s 9h00 e a largada Á s 13h00. Logo após o warm-up, a mostra uma série a atrações como o Desfile de Pilotos, o Truck Test com voltas nas pistas com convidados e show de acrobacias de moto com Jefão Martins. O novo show de manobras radicais com os Pace Truck agora protagonizados pelos filhos do Aurélio, Danielle, Gabrielle e Juninho está marcado para as 12h00.

INGRESSOS
Os ingressos para a 8ª etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck estão sendo vendidos a R$ 25,00 nos Postos Petrobras e Revendedores Vipal da região, com direito ao boné oficial da F-Truck. Os endereços dos pontos de venda de ingressos estão no site oficial www.formulatruck.com.br. A F-Truck não cobra ingressos de maiores de 65 anos e crianças até oito anos acompanhadas dos pais. Também têm entradas livres pessoas portadoras de deficiência fÁ­sica. Os ingressos para estudante só serão vendidos nas bilheterias do autódromo pela metade do valor, com apresentação da carteira da entidade.

A prova terá transmissão direta pela Rede Band de TV, com narração de Téo José, comentários de Edu Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério. A transmissão ao vivo começa Á s 13h00.

A classificação do campeonato após 7 etapas: 1) Valmir Benavides (Volks), 151 pontos; 2) Felipe Giaffone (Volks), 138 pts.; 3) Roberval Andrade (Scania), 103 pts.; 4) Geraldo Piquet (Mercedes-Benz), 86 pts.; 5) Renato Martins (Volks), 84 pts.; 6) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), 82 pts.; 7) Djalma Fogaça (Ford), 54 pts.; 8) Vignaldo Fizio (Mercedes-Benz), 48 pts.; 9) Fabiano Brito (Volvo), 39 pts.; 10) Beto Monteiro (Iveco), 38 pts.; 11) Fred Marinelli (Iveco), 35 pts.; 12) Danilo Dirani (Volvo), 31 pts.; 13) Adilson Cajuru (Iveco), 25 pts.; 14) João Maistro (Volvo), 20 pts.; 15) José Cangueiro (Mercedes-Benz), 19 pts.; 16) Pedro Muffato (Scania) e Débora Rodrigues (Volks), 17 pts.; 18) Adalberto Jardim (Ford), 15 pts.; 19) Leandro Reis (Scania), 14 pts.; 20) Regis Boéssio (Volvo), 11 pts.; 21) José Maria Reis (Scania), 8 pts.; 22) Gaston Mazzacane (Ford) e Urubatan Helou Jr (Ford), 5 pts. e 24) Diumar Bueno (Volvo), 2 pontos.

Campeonato de marcas: 1) Volkswagen, 384 pontos; 2) Mercedes-Benz, 226 pts.; 3) Scania, 146 pts.; 4) Volvo, 103 pts.; 5) Iveco, 98 pts. e 6) Ford, 79 pontos.