Truck: Em etapa dedicada a testes, Ramires tem problemas e não pontua em Campo Grande

Equipe RRT2 faz avaliação positiva dos experimentos feitos em treinos e corrida durante a sétima etapa da temporada 2008 da Fórmula Truck.

Em termos de resultados, o desfecho da sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck não foi dos mais felizes para Vinicius Ramires. O piloto paulista da RRT2 teve problemas logo na terceira volta da prova deste domingo (14) no Autódromo Internacional de Campo Grande, estacionou no box da equipe RRT2 e perdeu sete voltas em relação aos lÁ­deres. Ainda assim, ele identifica um bom proveito do fim de semana em Mato Grosso do Sul.


“Como estamos fora da disputa pelo tÁ­tulo, a equipe decidiu usar a etapa de Campo Grande para testar evoluções técnicas”, explicou o piloto, que exibe em seu caminhão número 80 as cores e logomarcas de Empresas Rodobens e de Renov/Remanufatura Mercedes-Benz. “Utilizamos um novo motor, o resultado foi positivo, ganhamos em durabilidade e potência. Também testamos e aprovamos um catalisador, que acabou com o problema da fumaça”, disse.


A fase de experimentos contemplou, também, testes com a turbina. “Foi aÁ­ que encontramos problemas. Nós optamos por trabalhar com a turbina em uma faixa muito próxima do limite do equipamento, isso causou a quebra da turbina. O correto, analisando o que houve, teria sido adotar uma configuração que exigisse menos da turbina, foi a primeira vez que tivemos essa quebra em três anos com o caminhão Mercedes-Benz”, detalhou o vice-campeão de 2006.


Ramires largou em sétimo e mantinha a posição quando o problema se manifestou, obrigando-o a estacionar Á  beira da pista. Ele conseguiu, depois, levar o Mercedes-Benz ao box da RRT2, que sanou o problema e devolveu-o Á  pista, a sete voltas dos lÁ­deres. “Foi importante voltar, não por resultado, mas para termos já alguns referenciais a mais. O trabalho de preparação segue, teremos alguns testes e muita pesquisa até a próxima corrida”, falou.


A antepenúltima etapa da temporada será disputada no dia 12 de outubro, no Autódromo Internacional de Curitiba.