Truck: Felipe Giaffone conquista pole-position na segunda etapa da Truck em Goiânia

Caminhões pequenos mantêm domÁ­nio na tomada de tempos. Scania de Roberval Andrade, terceiro, é o melhor entre caminhões pesados.

É de Felipe Giaffone a pole-position para a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O paulista da Volkswagen dominou os treinos classificatórios deste sábado (5) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, e dividirá a primeira fila do grid com seu companheiro de equipe Renato Martins. O terceiro colocado na fila de largada para a corrida deste domingo (6) é outro paulista, Roberval Andrade, que pilota um caminhão Scania.


Andrade comemorou a terceira posição. â€œÉ um ótimo resultado para nós. Tivemos problemas mecânicos nos treinos livres, e por causa disso eu completei poucas voltas em todos os treinos. Além disso, temos insistido em brigar contra a superioridade dos caminhões pequenos”, diz o piloto, citando os modelos Ford e Volkswagen, que tem motores de nove litros e pesam menos de quatro toneladas. O Scania, com motor de 12 litros, pesa quase cinco toneladas.


O caminhão de Andrade, decorado nas cores de Scania, Frum, Rodafuso, KS, Mann, Tanesfil, Banco PanAmericano, Niju, CCE, Intel e Consórcio Nacional Scania, foi o único dos modelos mais pesados entre os cinco classificados para a Superpole. “Consegui me enfiar no meio deles porque o tempo que consegui não é de caminhão grande, eu não sei se conseguiria repetir esse tempo nessa pista”, ponderou o campeão de 2002, terceiro na pontuação do campeonato.


Vencedor da etapa goiana em 2001 e 2002, Roberval Andrade prevê uma prova difÁ­cil. “Vai ser uma luta muito grande para conseguir segurar os pequenos, eles oferecem uma relação peso-potência melhor que a dos caminhões grandes com motores de 12 litros, como é o caso do Scania. A situação do campeonato para as outras provas não deve ser diferente, vai ser duro como foi em 2007. Vou buscar o máximo possÁ­vel de pontos, mas não vai ser fácil”, antevê.


Companheiro de Andrade na Roberval Motorsport, o pernambucano Beto Monteiro, lÁ­der do campeonato, vai largar em 19º. Décimo mais rápido, ele foi um dos sete desclassificados por excesso de fumaça. “Eu perdi rendimento e, como conseqüência disso, aumentou a fumaça. Alguma coisa aconteceu, vamos ter de revisar o caminhão para saber o que houve”, explicou o piloto. “Na corrida, a estratégia vai ser buscar a zona de pontuação”, antecipou.


Além de Beto Monteiro, foram desclassificados por excesso de fumaça os paulistas Vignaldo Fizio e Vinicius Ramires, da Mercedes-Benz, que largariam em oitavo e nono, os paranaenses João Marcos Maistro e Fabiano, ambos da Volvo, que haviam obtido os 14º e 16º lugares, o paranaense Leandro Totti, da Ford, que era 17º, e o também paulista Luiz Carlos Lanzoni, que largaria em 21º com Scania. Luiz Zappelini e Regis Boessio, ambos da Volvo, foram punidos por terem excedido o limite de 160 km/h em frente ao radar.


A segunda etapa do Brasileiro de Fórmula Truck em Goiânia terá largada Á s 13h deste domingo. A prova será transmissão ao vivo da Rede Bandeirantes. A narração é de Téo José, com reportagem de Luiz Carlos Silvério e comentário de Eduardo Homem de Mello – a geração de imagens é da Master TV. Resultados de treinos e da corrida são disponibilizados no site da Cronomap, responsável pela cronometragem do evento. O endereço é www.cronomap.com.br.


Aplicadas as desclassificações técnicas e desportivas, o grid para a etapa goiana da Fórmula Truck fica oficializado com a seguinte formação:
 
SUPER CLASSIFICAÇÁƒO
1º) Felipe Giaffone (SP/RM Competições), Volkswagen, 1min47s330
2º) Renato Martins (SP/RM Competições), Volkswagen, 1min47s623
3º) Roberval Andrade (SP/Roberval Motorsport), Scania, 1min47s661
4º) Valmir Benavides (SP/RM Competições), Volkswagen, 1min47s917
5º) Djalma Fogaça (SP/DF Motorsport), Ford, desclassificado/radar
TREINO CLASSIFICATÁ“RIO
6º) Geraldo Piquet (DF/ABF Competições), Mercedes-Benz, 1min48s016
7º) Wellington Cirino (PR/ABF Competições), Mercedes-Benz, 1min48s446
8º) Diumar Bueno (PR/Bueno Race), Volvo, 1min49s693
9º) Pedro Muffato (PR/MP Motorsport), Scania, 1min49s862
10º) Débora Rodrigues (SP/RM Competições), Volkswagen, 1min49s956
11º) Chico Serra (SP/DF Competições), Ford, 1min50s963
12º) José Cangueiro (SP/ABF Competições), Mercedes-Benz, 1min51s491
13º) Leandro Reis (GO/Reis Peças Competições), Volkswagen, 1min52s125
14º) José Maria Reis (GO/Reis Peças Competições), Volkswagen, 1min54s346
15º) Luiz Carlos Zappelini (SC/ABF Competições), Volvo, desclassificado/radar
16º) Regis Boessio (RS/Boessio Competições), Volvo, desclassificado/radar
17º) Vignaldo Fizio (SP/ABF Competições), Mercedes-Benz, desclassificado/fumaça
18º) Vinicius Ramires (SP/RRT2), Mercedes-Benz, desclassificado/fumaça
19º) Beto Monteiro (PE/Roberval Motorsport), Scania, desclassificado/fumaça
20º) João Marcos Maistro (PR/Clay Truck Racing), Scania, desclassificado/fumaça
21º) Fabiano Brito (PR/ABF Competições), Volvo, desclassificado/fumaça
22º) Leandro Totti (PR/Londrina Truck Racing), Ford, 1min51s196
23º) Luis Carlos Lanzoni, (SP/Lanzoni Competições), Scania, desclassificado/fumaça
24º) Fred Marinelli (SP/Marinelli Competições), Iveco, sem tempo