Truck: Ford Racing Trucks na luta pela liderança em São Paulo

Interlagos recebe os peso-pesados do automobilismo para a segunda etapa do Campeonato Sul-Americano, que tem Danilo Dirani na vice-liderança.

O autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebe no próximo final de semana (entre os dias 01 e 03 de julho) a segunda etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck. Em 2011, a competição é formada por três etapas: começou no mês de fevereiro em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, passa por São Paulo e vai terminar em setembro, com a etapa da categoria em Buenos Aires, na Argentina.

Por isso, a etapa paulista pode valer a liderança do campeonato para a equipe DF Motorsport / Ford Racing Trucks, que tem Danilo Dirani ocupando a segunda posição do Sul-Americano. Em um dos circuitos mais técnicos da temporada, o time trabalha para repetir o bom desempenho que teve nas provas de Santa Cruz do Sul e do Rio de Janeiro, quando esteve entre os favoritos à vitória.

“São Paulo é uma das pistas mais técnicas da temporada e, na teoria, por causa das duas grandes retas, não favorece os caminhões de nove litros. Mas o equilíbrio da Fórmula Truck tem sido tão grande, que um caminhão pequeno bem acertado pode estar na briga entre os primeiros. No ano passado já andamos bem em Interlagos, e nesse ano, com a evolução do Ford Cargo, estou confiante em repetirmos um bom desempenho”, avalia Danilo Dirani, que na etapa de São Paulo em 2010 chegou a ter o segundo melhor tempo no treino classificatório, mas acabou punido por exceder, em um quilômetro, a velocidade estipulada no trecho de radar – que é de 160 km/h.

Enquanto para Danilo Dirani a corrida do próximo final de semana vale a liderança do campeonato, para a gaúcha Cristina Rosito, Interlagos representa um dos maiores desafios da temporada. No traçado que é tido como um dos mais difíceis para pilotos novatos na categoria, Cristina foca seu trabalho em completar mais uma prova e voltar a marcar pontos no Sul-Americano, como fez em Santa Cruz do Sul, quando se tornou a primeira mulher a marcar pontos na estreia na categoria.

“Preciso aproveitar bem os treinos para me adaptar à pilotagem do caminhão em Interlagos. Como já aconteceu em todas as pistas até aqui no campeonato, é um circuito que eu conheço bem, mas minhas referências são com outros carros. No caminhão, por ser muito diferente na pilotagem, é como se eu estivesse começando do zero”, comenta a gaúcha. “Por isso vejo uma etapa de muito trabalho pela frente, mas fico confortável em saber que terei a ajuda de pilotos experientes como o Djalma (Fogaça) e o Danilo (Dirani) para fazer uma boa corrida em São Paulo”, completa.

Para o chefe da equipe DF Motorsport, Djalma Fogaça, a meta em São Paulo é acabar com o estigma de que a pista paulistana dificulta o trabalho dos pilotos e equipes com caminhões de nove litros.

“A prova em Interlagos sempre foi uma das mais difíceis do calendário para os caminhões pequenos. Mas isso tem mudado. No ano passado ficamos muito perto de largar na primeira fila, e para este ano temos um caminhão com muitas evoluções em relação à última prova em Interlagos. Por isso nosso objetivo é reverter esse retrospecto que os caminhões pequenos têm nessa etapa”, aponta Fogaça.

Corrida em casa – Além da possibilidade de assumir a liderança do Campeonato Sul-Americano, correr em Interlagos para Danilo Dirani é como estar no quintal de sua casa. Piloto de renome no kart nacional, foi em Interlagos que Danilo passou boa parte de sua carreira de piloto, tanto no kartódromo que fica dentro do complexo, quanto no autódromo.

“É uma etapa muito especial, porque me sinto realmente em casa quando estou em Interlagos. É a único final de semana de corridas da Truck no ano em que eu fico em casa mesmo, ao invés de me hospedar em hotel. E ir para o autódromo treinar sempre me traz boas recordações da carreira”, destaca o piloto, que além das diversas corridas de kart que já disputou nessa pista, correu também pela Fórmula 3 Sul-Americana em 2003 – ano em que foi campeão, venceu uma das etapas em São Paulo e estabeleceu o recorde da categoria para a pista na época.

Os treinos para a segunda etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck começam na próxima sexta-feira, a partir do meio-dia em Interlagos. A corrida será disputada no domingo, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pela TV Band.

A classificação do Campeonato Sul-Americano após a primeira etapa é a seguinte:
1- Felipe Giaffone (Volkswagen), 29 pontos
2- Danilo Dirani (Ford), 21
3- Renato Martins (Volkswagen), 19
4- Beto Monteiro (Iveco), 16
5- Valmir Benavides (Volkswagen), 15
6- Roberval Andrade (Scania), 14
7- Paulo Salustiano (Iveco), 8
8- Débora Rodrigues (Volkswagen), 7
9- Régis Boéssio (Mercedes-Benz), 6
10- André Marques (Scania), 5
11- Leandro Totti (Mercedes-Benz), 5
12- Adalberto Jardim (Volkswagen), 3
13- Cristina Rosito (Ford), 2
14- José Maria Reis (Scania), 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *