Truck: Giaffone vence em Córdoba e Totti conquista Sul-Americano de Fórmula Truck

Leandro Totti tornou-se neste domingo (9) o terceiro piloto da história da Fórmula Truck a conquistar o tÁ­tulo do Sul-Americano. O paranaense levou o Mercedes-Benz da ABF Racing Team ao terceiro lugar no GP ZF Astronic, quarta e última etapa, no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta Gracia, na provÁ­ncia argentina de Córdoba. A vitória foi conquistada por Felipe Giaffone, piloto de um dos MAN-Volkswagen da RM Competições.

Totti chegou Á  Argentina como terceiro colocado na classificação do campeonato. Estava oito pontos atrás do lÁ­der pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, que terminou em oitavo depois de enfrentar dois estouros de pneu, e tinha seis a menos que André Marques, da RM Competições, que abandonou a corrida. A corrida teve dois lÁ­deres – Giaffone, na primeira volta, Totti, da segunda Á  16ª, e Giaffone, em todas as demais.
 
A decisão do tÁ­tulo sul-americano consolidou o primeiro evento da F-Truck na pista de Córdoba, onde mais de 40.000 pessoas acompanharam uma das corridas mais movimentadas dos últimos anos. A prova argentina valeu também como sétima das dez etapas do Campeonato Brasileiro, em que Totti ampliou sua vantagem de 12 para 24 pontos sobre o vice-lÁ­der Monteiro. Agora em terceiro, Giaffone está a 28 pontos do lÁ­der.
 
Esta foi a terceira edição do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck. Totti junta-se a Roberval Andrade, campeão em 2010, e Giaffone, dono do tÁ­tulo do ano passado. O paranaense da ABF Racing Team buscava sua quarta vitória consecutiva na temporada – depois de abandonar as etapas do Velopark e do Rio de Janeiro e do quinto lugar em Caruaru, ele conquistou a vitória nas corridas realizadas em Goiânia, São Paulo e Cascavel.
 
A conquista de Totti foi marcada por uma corrida difÁ­cil. “Eu sabia que seria difÁ­cil chegar ao tÁ­tulo, porque precisava de um bom resultado na corrida e sabia que, para isso, teria de ir para cima logo na relargada, e o meu caminhão estava bom para isso”, comentou. “Num certo momento da corrida, eu cheguei a pensar em abandonar, estava falhando muito, e a equipe não deixou porque ainda havia chance com os problemas dos outros pilotos”, resumiu.
 
O término da corrida representou um alÁ­vio ao piloto, que comemorou seu primeiro tÁ­tulo na Fórmula Truck. “Minha preocupação passou a ser ficar na pista, e graças a Deus chegamos ao tÁ­tulo. E agora temos chance também de brigar pelo Brasileiro”, lembrou o paranaense da ABF Racing Team. Faltam três corridas para o encerramento do campeonato nacional, que acontecerão nas pistas de Guaporé (RS), Curitiba (PR) e BrasÁ­lia (DF).
 
Giaffone, três vezes campeão brasileiro e dono de um tÁ­tulo no Sul-Americano, confessou certa surpresa com o resultado. “Eu já esperava muita disputa, porque havia um pessoal muito forte atrás de mim. Na relargada, meu caminhão estava ainda muito bom, mas no final da prova já estava sem freios”, contou o vencedor, que terminou o Campeonato Sul-Americano como quarto colocado e subiu para terceiro na classificação do Brasileiro.
 
“A corrida teve duas partes diferentes. Eu estava correndo sem pensar em tÁ­tulo, estava desconfortável entre o Totti e o Beto. Eu queria a corrida, eles queriam o tÁ­tulo. Quando o Beto parou com o pneu furado, eu me preocupei e diminuÁ­ o ritmo. “Todo o cenário da corrida mudou, vários caminhões tiveram problemas, principalmente com os pneus. só levei o caminhão até o final da corrida. Enfim, foi uma corrida bonita”, ele definiu.
 
Paulo Salustiano foi um dos destaques da corrida, levando o caminhão da ABF/Volvo ao segundo lugar. Foi seu melhor resultado na categoria. “Fiquei muito feliz, mas eu estava muito preocupado com os pneus, com os possÁ­veis problemas no motor… Procurei dosar a corrida, no fim consegui um resultado fantástico”, comemorou o paulista, quinto colocado na pontuação final do Sul-Americano e também na atual classificação do Brasileiro.
 
Luiz Lopes, companheiro de Totti na ABF Racing Team, foi ao pódio pela primeira vez, em quarto lugar. “Foi uma corrida difÁ­cil desde o inÁ­cio, levei um toque do Benavides, mas consegui ficar na pista e ainda terminar entre os cinco primeiros”, disse. Valmir Benavides, da Scuderia Iveco, foi quinto. “Fui punido, caÁ­ para último e tentei me manter na pista, com ritmo para recuperar posições. Confesso que o resultado me surpreendeu”, admitiu.
 
A CORRIDA
 
Na largada, Totti superou Andrade e assumiu a segunda posição. Ao término da primeira volta, pela linha externa da reta dos boxes, saltou Á  frente superando também o pole-position Giaffone. Marques, oitavo no grid, fechou a primeira volta em quinto lugar, uma posição Á  frente de Monteiro, que alinhou em sétimo no grid. A vantagem que os três primeiros conquistaram na primeira volta foi praticamente aniquilada na volta seguinte.
 
O ritmo dos participantes nas voltas iniciais foi bastante homogêneo, a ponto da diferença entre o primeiro e o sexto colocado depois de cinco voltas ser de quatro segundos – a vantagem do lÁ­der Totti sobre o vice Giaffone era de 0s851. O lÁ­der tinha a volta mais rápida desde a segunda, quando cobriu o traçado em 1min32s967. Na quinta volta, Monteiro superou Marques e assumiu o quinto lugar, uma manobra decisiva para a definição do tÁ­tulo.
 
Na nona volta, Marques passou pela área de boxes para cumprir um drive-thru por queima de largada e voltou Á  pista em 12º lugar, praticamente despedindo-se de suas chances de conquistar o tÁ­tulo sul-americano. Enquanto isso, Monteiro conseguiu, em uma única volta, ultrapassagens sobre Cirino e Andrade, assumindo a terceira posição, a quatro segundos e meio do lÁ­der Totti – em relação a Giaffone, a diferença era de três segundos.
 
Na 12ª volta, Cirino estacionou Á  beira da pista com problemas em seu Mercedes-Benz Á  beira da pista – exatamente ao mesmo tempo em que seu companheiro de equipe Geraldo Piquet abandonava a corrida nos boxes, onde já havia estado no inÁ­cio da prova. Foi nessa volta que Giaffone tomou de Totti o ponto de bonificação pela autoria da volta mais rápida da corrida, marcando 1min32s940. Foi 27 milésimos de segundo mais rápido que o rival.
 
A intervenção programada do Pace Truck aconteceu após 12 voltas, quando as cinco primeiras posições traziam Totti, Giaffone, Monteiro, Andrade e Régis Boessio, que receberam pontos de bonificação. A manutenção desse resultado até a bandeirada final seria suficiente para o tÁ­tulo de Totti. Monteiro, pelo tÁ­tulo, teria de superar Giaffone, desde que Totti não recuperasse o ponto de bonificação pela autoria da volta mais rápida da corrida.
 
A relargada foi bem menos atribulada, com todos os pilotos mantendo distâncias seguras entre si. Totti cruzou a linha de relargada com um segundo de vantagem sobre Giaffone. O piloto da RM Competições, contudo, assumiu uma pilotagem um tanto mais agressiva e iniciou forte pressão sobre o lÁ­der – a eventual ultrapassagem de Giaffone sobre Totti também era suficiente para o tÁ­tulo de Monteiro, desde que mantivesse o terceiro lugar.
 
Giaffone superou Totti na 16ª volta. Os dois pilotos cumpriram várias curvas lado a lado. Com as atuações de defesa e de ataque, respectivamente, Monteiro aniquilou sua desvantagem de um segundo e dois décimos e passou a integrar a disputa direta pela vitória. Boessio aumentava sua pressão sobre Andrade. Sua tentativa de ultrapassagem, contudo, durou poucas curvas – o gaúcho abandonou Á  beira da pista, com problemas no caminhão.
 
Monteiro deu um passo ainda mais significativo para o tÁ­tulo na volta número 19, quando efetuou na reta mais extensão do circuito a ultrapassagem sobre Totti, assumindo a segunda posição. Nessa mesma volta, Andrade parou com o câmbio quebrado e Marques voltou aos boxes para que a RM limpar o parabrisa de seu MAN-Volkswagen, que tinha muito óleo. Luiz Pucci, piloto da Argentina, abandonou com a quebra da barra estabilizadora.
 
A 21ª volta marcou a saÁ­da de pista de Totti e a terceira passagem de Marques pelos boxes, desta vez com um pneu furado. Paulo Salustiano, com o caminhão da ABF/Volvo, já aparecia em terceiro. Duas voltas depois, Débora Rodrigues ocupava o sexto lugar e buscava aproximação em relação ao quinto, Luiz Lopes, quando enfrentou problemas em seu caminhão e perdeu a posição para Valmir Benavides, parceiro de Monteiro na Scuderia Iveco.
 
A história do campeonato começou a ganhar novo rumo na 23ª volta, quando Monteiro teve o pneu dianteiro furado. Mesmo lento, ele fui para os boxes para a troca do pneu. O alto número de abandonos da corrida mantinha a chance de tÁ­tulo do pernambucano, que manteve-se em sexto. Totti, mesmo com sua segunda saÁ­da de pista, mantinha-se na pista, em quarto. À sua frente estava Lopes, seu companheiro na equipe ABF Racing Team.
 
A ultrapassagem de Totti sobre Lopes deu-se na 28ª volta. Monteiro havia acabado de voltar Á  pista em sétimo, precisando recuperar duas posições para ser campeão, mas enfrentou mais um estouro de pneu – desta vez, foi o dianteiro esquerdo. Ele retornou aos boxes na 29ª volta, para a segunda troca de pneu, situação que o limitava ao sétimo lugar no resultado final e garantia o primeiro tÁ­tulo de Totti na Fórmula Truck.
 
Monteiro voltou Á  pista a duas voltas do fim da corrida. A desvantagem de três voltas, contudo, deixou-o em oitavo no resultado final. Felipe Giaffone cruzou a linha de chegada depois de 32 voltas com 13s099 de vantagem sobre Paulo Salustiano, o segundo colocado. Leandro Totti comemorou o tÁ­tulo com o terceiro lugar. Luiz Lopes, quarto, obteve o primeiro pódio. Valmir Benavides, mesmo abandonando a corrida a duas voltas do fim, foi quinto.
 
Após 32 voltas, o resultado final do GP ZF Astronic, em Alta Gracia, foi o seguinte:

1º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1h00min49s984
2º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 13s099
3º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 16s079
4º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 20s297
5º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 2 voltas
6º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM-Competições, a 2 voltas
7º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 3 voltas
8º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, a 3 voltas
NÁƒO COMPLETARAM
Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 9 voltas
Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 13 voltas
Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, a 13 voltas
Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 14 voltas
Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, a 15 voltas
Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 21 voltas
Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições, a 22 voltas
Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, a 23 voltas
Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 24 voltas
Danilo Dirani (SP/Ford), 72 Sports, a 27 voltas
Pedro Gomes (SP/Ford), 72 Sports, a 27 voltas
Melhor volta: Giaffone, na 12ª, 1min32s940, média de 142,969 km/h

CLASSIFICAÇÁƒO
A classificação final do Sul-Americano de Fórmula Truck: 1º) Totti, 70 pontos; 2º) Monteiro, 66; 3º) Marques, 64; 4º) Giaffone, 61; 5º) Salustiano, 45; 6º) Jardim, 39; 7º) Cirino, 38; 8º) Andrade, 36; 9º) Benavides, 25; 10º) Piquet, 20; 11º) Boessio, 19; 12º) Marinelli e Lopes, 15; 14º) Martins, 11; 15º) Bueno, 10; 16º) Pucci, 9; 17º) Rodrigues, 9; 18º) Maistro e Fittipaldi, 6; 20º) L. Reis, 5 e Gomes, 5; 22º) Dirani, 4; 23º) Muffato, 3; 24º) J. Reis, 2
 
No Brasileiro, a classificação do campeonato é: 1º) Totti, 129 pontos; 2º) Monteiro, 105; 3º) Giaffone, 99; 4º) Marques, 81; 5º) Salustiano, 70; 6º) Cirino, 66; 7º) Andrade, 63; 8º) Benavides, 44; 9º) Jardim e Marinelli, 39; 11º) Boessio, 38; 12º) Piquet, 36; 13º) L. Reis, 33; 14º) Rodrigues, 32; 15º) Martins, 31; 16º) MaÁ­stro, 30; 17º) Bueno, 21; 18º) Lopes, 18; 19º) Pucci, 17; 20º) J. Reis, 11; 21º) Dirani, 9; 22º) Muffato e Fittipaldi, 7; 24º) Gomes, 5.
 
A classificação final do Campeonato Sul-Americano entre as Marcas da Fórmula Truck é a seguinte: 1º) Volkswagen, 163 pontos; 2º) Mercedes-Benz, 137; 3º) Iveco, 94; 4º) Volvo, 70; 5º) Scania, 40; 6º) Ford, 9. No Brasileiro de Marcas, a três etapas do término da temporada de 2012, a pontuação é a seguinte: 1º) Volkswagen, 243; 2º) Mercedes-Benz, 241; 3º) Iveco, 169; 4º) Volvo, 138; 5º) Scania, 98; 6º) Ford, 14.
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