Truck: Leandro Totti sai na pole position em Fortaleza

O paranaense Leandro Totti sai na pole da quarta etapa da Fórmula Truck, neste domingo, em Fortaleza. Neste sábado, no circuito mais curto da temporada, que tem apenas 1.780 metros, o piloto da Ford cravou 56s330 para largar na frente de Felipe Giaffone (Volkswagen), com 56s388; Vinicius Ramires (Mercedes), com 56s435; Wellington Cirino (Mercedes), com 56s803; e Jonathas “Neno” Borlenghi, que fez a melhor volta em 56s958.

“Vamos mais uma vez de caminhão mecânico, com os mesmos ajustes que fizemos para Tarumã (a segunda etapa, quando venceu a corrida). Em São Paulo (terceira prova) tivemos problemas de alinhamento, mas acabamos fazendo alguns treinos em Londrina e conseguimos fazer os acertos para o classificatório”, analisa o pole.

Apesar de satisfeito com o caminhão no treino de sábado, Totti manteve a cautela: “Não acertamos tudo para a corrida, vamos ter de mexer um pouco no caminhão. Largar na pole é muito importante porque é uma písta com poucos pontos de ultrapassagem.”

A estratégia do piloto da Ford será conservadora. “Vou tentar defender a minha posição porque atrás vêm pilotos como o Giaffone e o Vini, que têm caminhões de mais potência e são mais rápidos – acabo perdendo para eles na reta. Depois disso, é dar ritmo para levar a corrida”, explica o sexto colocado no campeonato, com 28 pontos.

Felipe Giaffone gostou do desempenho de seu Volkswagen e admite que errou no classificatório. “O fim de semana está sendo muito proveitoso para mim. Estive sempre entre os três mais rápidos  mas acabei errando duas vezes. Eu poderia estar mais contente e ter feito a pole porque o caminhão está muito bom. Mas o Totti mereceu, acho que nem ele e nem ninguém esparava virar tão rápido.”

Para o vice-líder da competição com 39 pontos, a estratégia será diferente: “Acho que o Totti correrá na defensiva porque, teoricamente, meu caminhão e o do Vini levam vantagem nessa pista. Eu vou tentar defender a minha poisção e depois vou para cima, para tentar ganhar mais uma prova”, afirma Giaffone, que venceu a última corrida, em São Paulo.

Vinicius Ramires também estava bastante contente com seu Mercedes. “Estive rápido em todos os treinos e vamos tentar arrumar a suspensão para a corrida. Eu dei uma errada no classificatório e achei que não fosse nem estar entre os cinco que brigariam na super pole. E, na volta decisiva, eu cheguei na reta com a marcha desengatada – perdi quatro décimos que me seriam suficientes para fazer a pole”, disse.

O líder do campeonato com 54 pontos, Roberval Andrade (Scania), fez o segundo melhor tempo e estaria na super pole, mas foi desclassificado por excesso de fumaça e perdeu a vaga na super classificação para Neno Borlenghi, que tinha o sexto melhor tempo.

A quarta etapa da Fórmula Truck será às 14h (de Brasília), com transmissão da Ban. A narração é de Téo José, comentários de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério.

Neste domingo o warm-up será as 9h45 com a duração de meia hora. Ás 11h sera a largada da Fórmula Super Turismo, com duração de 30 minutos. Logo após, as atrações se iniciam com shows de acrobacias de caminhões e motos com horários previstos para as 13h. Na programação antes do alinhamento do grid de largada, outras atrações estão programadas para o público e convidados: o Desfile dos Pilotos com distribuição de brindes para o público das arquibancadas e o Test Truck com convidados andando com os caminhões personalizados das seis marcas que participam da F-Truck.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *