Truck: Mineiros Bruno Junqueira e Cristiano da Matta são as estrelas internacionais

Pilotos vieram do automobilismo norte-americano para a mais popular categoria do esporte a motor sul-americano.

Na temporada em que comemora 15 anos, a Fórmula Truck começa 2010 com várias novidades, entre elas o status de valer pelo Campeonato Sul-americano, além do Brasileiro, e a entrada de novos pilotos, dois com experiência internacional e passagens pela Fórmula 1, Fórmula Mundial e Fórmula Indy: os mineiros Bruno Junqueira (Ford) e Cristiano da Matta (Iveco).

“É uma novidade muito boa, para nós é muito bacana. Ficamos emocionados com a chegada deles e sei que estão felizes com esta opção. Acredito que no início vai ser difícil, mas com a experiência deles teremos belas disputas”, acredita Neusa Batista Félix, promotora e organizadora da Fórmula Truck. A etapa de abertura do certame será neste domingo (07/3) em Guaporé, no Rio Grande do Sul, a partir das 14 horas, com transmissão para todo o Brasil pela TV Bandeirantes.

Retornando ao automobilismo sul-americano depois de 12 anos correndo na Europa e Estados Unidos, Bruno Junqueira estréia na Fórmula Truck justamente na pista em que obteve sua primeira vitória na caminhada para a conquista do campeonato continental de Fórmula 3, em 1997.

“Tem muito anos que estou correndo lá fora, e achei que era uma boa oportunidade para aceitar o convite da Ford. A Fórmula Truck deve ser a categoria que tem o maior apoio de montadoras em todo o mundo. São seis marcas e a modalidade está crescendo muito”, contou o mineiro, que chegou em Guaporé diretamente de Miami (EUA).

Chefe da equipe Ford Racing Trucks (Ford/Consórcio Case/Automotiva Usiminas/Cummins/Eaton/FrasLe/BorgWarner/Mahle/Beta/Molas Feeder/Digipulse/Stock AIG), o sorocabano Djalma Fogaça comemora a chegada dos ex-pilotos da Fórmula Mundial e Fórmula Indy. “Acho que todo mundo ganha com a vinda deles, o público, a categoria e a Ford, no caso do Bruno. Os dois são estrelas mundiais, só que terão que ter paciência e cabeça preparada, pois vão sofrer muito no começo para se adaptar aos ‘brutos'”, falou sobre o fato de ambos terem experiência apenas nos leves monopostos.

“É uma grande diferença em minha carreira, sempre dirigi Fórmula, nem Turismo eu conheço. É um desafio novo, vai ser um começo difícil, mas tenho bastante bagagem e experiência no automobilismo para superar tudo isso”, comentou Bruno. “O Felipe Giaffone é o exemplo. Ele me contou que o começo é difícil, mas em quatro anos de categoria ele já ganhou dois campeonatos. Então, acho que vai demorar um pouquinho para processar tudo 100%, mas depois devo ir pra ponta também. Vou defender com tudo a Ford e com o tempo tentar ganhar de todo o mundo”, enfatizou o novo piloto da Ford Racing Trucks na entrevista coletiva concedida na manhã de sexta-feira (05/6) no Autódromo Internacional de Guaporé.

Os treinos livres para a primeira etapa do Campeonato Sulamericano e Brasileiro de F-Truck da temporada 2010 começaram nesta sexta-feira. No sábado serão realizados mais dois treinos livres às 9h00 e 11h00. A tomada de tempo será às 14h00 com a Super Classificação às 15h45.

A DF Motorsport/Ford Racing Trucks tem o apoio de Ford/ Consórcio Case/ Automotiva Usiminas/ Cummins/ Eaton/ FrasLe/ BorgWarner/ Mahle/ Beta/ Molas Feeder/ Digipulse/ Stock AIG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *