Truck: Monteiro atribui favoritismo aos caminhões pequenos em Londrina

Piloto pernambucano da Scania chega ao Norte do Paraná confiante na chance que tem de subir ao pódio para ganhar posições na tabela.

Terminar a corrida entre os cinco melhores para dar inÁ­cio Á  sua reação na disputa pelas primeiras posições na pontuação final do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck é a meta de Beto Monteiro para a sexta etapa da temporada. O piloto pernambucano, embora aponte fatores adversos, manifesta otimismo para a disputa da prova deste domingo (3) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no Norte do Paraná.

Monteiro, que pilota um Scania de quase cinco toneladas, entende que os os modelos pequenos, com menor potência e peso inferior a quatro toneladas, são os mais cotados Á  vitória na etapa londrinense. “Esta é uma pista muito difÁ­cil para quem tem caminhões grandes, porque é muito travada e exige boa retomada na saÁ­da das curvas de baixa”, justifica o pernambucano, que venceu uma vez neste ano e está em sexto na tabela de classificação.

A última corrida da F-Truck em Londrina aconteceu em 2005, ocasião em que os pilotos com caminhões grandes ocuparam as quatro primeiras posições. A vitória naquela prova foi de Roberval Andrade, atual companheiro de Monteiro na equipe Roberval Motorsport. “Aquela foi uma corrida bastante atÁ­pica, e eu torço para que seja atÁ­pica novamente no que diz respeito Á  condição complicada para os caminhões grandes”, ele comenta.

A aposta de Monteiro para estar no pódio em Londrina está no treino de classificação. “Diante dessa melhor condição dos caminhões pequenos, a minha chance de conseguir um pódio está em fazer uma volta muito boa na tomada de tempos para largar o mais Á  frente possÁ­vel, ultrapassar nesta pista é muito difÁ­cil”, considera. ”Em Londrina, como em Caruaru, uma volta boa na classificação chega a representar 70% da chance do resultado”.

O pernambucano, que tem no caminhão número 88 as logomarcas de Scania, Knorr-Bremse, BorgWarner, Guerra, Frum, Banco PanAmericano, Mann Filter, KS, Rodafuso, Tanesfil, Niju, CCE, Intel e Consórcio Nacional Scania, foi o vencedor da primeira corrida do ano. Desde então, as quatro etapas tiveram vencedores diferentes. “Isso mostra a competitividade da Truck, mas eu espero que em Londrina se repita um vencedor deste ano, e que seja eu”.

Beto Monteiro voltou ao pódio da Fórmula Truck com a quarta posição na etapa passada, em São Paulo, depois de três corridas sem marcar pontos. “Ficar três corridas sem chegar ao final era algo que não me passava pela cabeça, mas aconteceu. Agora, tenho que adotar a estratégia de marcar o máximo possÁ­vel de pontos para, quem sabe, voltar a brigar pelo tÁ­tulo. O campeonato está na metade e ainda tem muita coisa para acontecer”, finaliza.