Truck: Muffato afirma que desvantagem dos Scania pode ser ‘mascarada’ pela pista de Curitiba

Paranaense observa que caminhões da marca são desfavorecidos pelas características do regulamento técnico atual da Fórmula Truck.

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck reúne seus 26 pilotos a partir desta quinta-feira (9) no Autódromo Internacional de Curitiba, onde na sexta (10) a pista estará liberada aos primeiros treinos livres da oitava etapa. Na maioria dos boxes, o discurso é de otimismo e superação. No caso de Pedro Muffato, piloto do Paraná, a corrida deste domingo (12) na capital paranaense é aguardada com um misto de conformismo e moderação nos objetivos.

“Milagre, ninguém faz. Com o regulamento atual, não dá para esperar um resultado tão bom de um caminhão Scania”, conscientiza-se. Muffato entende que a marca pela qual compete há oito anos está desfavorecida em relação às outras cinco que compõem o grid. “A organização sempre procura rever essas coisas de um ano para outro, no intuito de melhorar. Para 2009, alguma coisa terá de ser mudada para os Scania voltarem a ser competitivos”, diz.

Mesmo ciente das limitações de seu caminhão, o piloto mais experiente da categoria acredita que as características do circuito curitibano, com uma das retas mais longas do automobilismo nacional, possam amenizar a desvantagem. “Numa pista assim, com curvas de alta velocidade, a nossa chance de andar bem aumenta, é o tipo de característica que pode mascarar um pouco a desvantagem. Se for uma pista com curvas de baixa, não temos chance”, resume.

Ocupando o 14º lugar na tabela de classificação, com nove pontos, Pedro Muffato aposta na estratégia conservadora para levar o caminhão número 20, em que tem as logomarcas de Autotrac, Coopavel, Muffatão, Tanksul, Fras-le, Mahle, DSR Log, Faculdade Assis Gurgacz e Tuzzi, mais uma vez à zona de pontuação. “Não tenho um caminhão tão competitivo para pensar em ser mais agressivo. Vou correr para chegar. Se chegar, a chance de pontos é boa”, analisa.

A oitava etapa, domingo em Curitiba, terá largada às 13h20 de Brasília. As corridas de 2008 têm começado normalmente às 12h45. A mudança deve-se à propaganda eleitoral gratuita exibida nas cidades que terão segundo turno dos pleitos municipais – a Fórmula Truck tem todas as suas corridas transmitidas ao vivo para todo o país pela Rede Bandeirantes. A geração de imagens é uma atribuição da paranaense Master TV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *