Truck: Piquet e Cirino decidem o tÁ­tulo em BrasÁ­lia

O favoritismo é de Piquet que tem 14 pontos de vantagem e venceu os dois últimos anos em BrasÁ­lia.

No próximo dia 7 de dezembro, a F-Truck faz sua última etapa da temporada de 2008, a décima do ano, no Autódromo Internacional Nelson Piquet de BrasÁ­lia. São apenas dois candidatos ao tÁ­tulo deste ano, o 12º da existência da categoria brasileira de caminhões: Geraldo Piquet, piloto de BrasÁ­lia com 154 pontos e o paranaense Wellington Cirino com 140, os dois integrantes do mesmo time na F-Truck, a ABF Mercedes-Benz. Só os dois têm possibilidades matemática de brigar pelo tÁ­tulo deste ano, já que o terceiro e quarto colocados no campeonato, os paulistas Roberval Andrade (Scania) e Felipe Giaffone (Volkswagen) têm respectivamente, 122 e 118 pontos. Estão distante mais de 31 pontos (o número máximo possÁ­vel por prova) do lÁ­der Geraldo Piquet com 154. São, no entanto, candidatos Á  vice na disputa com o atual vice-lÁ­der Wellington Cirino com 140 pontos.

Piquet, o piloto de casa entra na pista com a vantagem de 14 pontos sobre seu adversário Cirino e com um histórico de excelente aproveitamento no circuito de sua cidade. Um segundo lugar em 2004 e duas vitórias em 2006 e 2007, além da pole position em 2006. Apesar da presença dos familiares famosos do lÁ­der do campeonato – tanto o tri campeão de F-1 e pai do piloto, Nelson Piquet como o irmão Nelsinho, piloto da equipe Renault de F-1 já confirmaram presença -, Geraldo Piquet garante não sentir pressão na disputa pelo tÁ­tulo em casa. “A disputa pelo tÁ­tulo é conseqüência dos resultados da temporada e a corrida de BrasÁ­lia será apenas mais uma, encarada da mesma forma que as outras do ano”, avisa Piquet. O piloto ainda lembra que o fato de decidir o tÁ­tulo com seu companheiro de equipe, será uma disputa limpa que tanto é bom para o automobilismo como para o público. Piquet fez uma bela campanha durante a temporada, com três segundo lugares, um terceiro e duas vitórias, em Fortaleza, CE e Tarumã, RS.

Wellington Cirino, com três tÁ­tulos na categoria, o único tri campeão da F-Truck, acha que já está no lucro chegando Á  final disputando o tÁ­tulo. Pagou o preço por correr com um caminhão totalmente novo e ainda em desenvolvimento e até a quarta corrida só subiu ao pódio em Caruaru em terceiro e na metade do campeonato ocupava a sexta posição na classificação geral. A surpreendente recuperação veio nas três provas seguintes com vitórias em São Paulo, Londrina e Campo Grande. Foi o bastante para tomar a liderança do campeonato de Piquet que havia assumido na quarta etapa em Fortaleza. Agora, Cirino chega novamente em desvantagem para tentar seu quarto tÁ­tulo no campeonato, mas acha que a primeira parte foi cumprida com o tÁ­tulo ficando entre os dois pilotos da equipe ABF e uma liderança representativa da marca Mercedes-Benz no Campeonato de Marcas da F-Truck, 353 pontos para 282 da Volkswagen.

Assim como Piquet, Cirino disse que vai fazer uma prova para vencer e esperar para ver o que acontece com seu adversário. Pela caracterÁ­stica do circuito externo de BrasÁ­lia, as chances dos caminhões com motores mais potentes são maiores. Ao contrário de Geraldo Piquet que tem duas vitórias no circuito, Cirino não venceu em BrasÁ­lia.

É impossÁ­vel prognosticar um resultado na corrida que garanta o tÁ­tulo para Geraldo Piquet, devido ao regulamento da F-Truck que conta com duas pontuações. Além da bandeirada final existe a bandeirada programada da 12ª volta.

A prova de BrasÁ­lia é a única das etapas do calendário da temporada em que os F-Truck correm pelo anel externo. O circuito com a forma de um trapézio tem 2.919,49 metros de extensão onde a média horária dos F-Truck ultrapassam 140 km/h. No final da reta da ponte, os F-Truck ultrapassam 230 km/h.

VENCEDORES EM BRASÁLIA:

2002 – Beto Monteiro (Ford)
2003 – Renato Martins (Volkswagen)
2004 – Renato Martins (Volkswagen)
2005 – Roberval Andrade (Scania)
2006 – Geraldo Piquet (Mercedes-Benz)
2007 – Geraldo Piquet (Mercedes-Benz)