O favoritismo é de Piquet que tem 14 pontos de vantagem e venceu os dois últimos anos em BrasÁlia.
No próximo dia 7 de dezembro, a F-Truck faz sua última etapa da temporada de 2008, a décima do ano, no Autódromo Internacional Nelson Piquet de BrasÁlia. São apenas dois candidatos ao tÁtulo deste ano, o 12º da existência da categoria brasileira de caminhões: Geraldo Piquet, piloto de BrasÁlia com 154 pontos e o paranaense Wellington Cirino com 140, os dois integrantes do mesmo time na F-Truck, a ABF Mercedes-Benz. Só os dois têm possibilidades matemática de brigar pelo tÁtulo deste ano, já que o terceiro e quarto colocados no campeonato, os paulistas Roberval Andrade (Scania) e Felipe Giaffone (Volkswagen) têm respectivamente, 122 e 118 pontos. Estão distante mais de 31 pontos (o número máximo possÁvel por prova) do lÁder Geraldo Piquet com 154. São, no entanto, candidatos Á vice na disputa com o atual vice-lÁder Wellington Cirino com 140 pontos.
Piquet, o piloto de casa entra na pista com a vantagem de 14 pontos sobre seu adversário Cirino e com um histórico de excelente aproveitamento no circuito de sua cidade. Um segundo lugar em 2004 e duas vitórias em 2006 e 2007, além da pole position em 2006. Apesar da presença dos familiares famosos do lÁder do campeonato – tanto o tri campeão de F-1 e pai do piloto, Nelson Piquet como o irmão Nelsinho, piloto da equipe Renault de F-1 já confirmaram presença -, Geraldo Piquet garante não sentir pressão na disputa pelo tÁtulo em casa. “A disputa pelo tÁtulo é conseqüência dos resultados da temporada e a corrida de BrasÁlia será apenas mais uma, encarada da mesma forma que as outras do anoâ€, avisa Piquet. O piloto ainda lembra que o fato de decidir o tÁtulo com seu companheiro de equipe, será uma disputa limpa que tanto é bom para o automobilismo como para o público. Piquet fez uma bela campanha durante a temporada, com três segundo lugares, um terceiro e duas vitórias, em Fortaleza, CE e Tarumã, RS.
Wellington Cirino, com três tÁtulos na categoria, o único tri campeão da F-Truck, acha que já está no lucro chegando Á final disputando o tÁtulo. Pagou o preço por correr com um caminhão totalmente novo e ainda em desenvolvimento e até a quarta corrida só subiu ao pódio em Caruaru em terceiro e na metade do campeonato ocupava a sexta posição na classificação geral. A surpreendente recuperação veio nas três provas seguintes com vitórias em São Paulo, Londrina e Campo Grande. Foi o bastante para tomar a liderança do campeonato de Piquet que havia assumido na quarta etapa em Fortaleza. Agora, Cirino chega novamente em desvantagem para tentar seu quarto tÁtulo no campeonato, mas acha que a primeira parte foi cumprida com o tÁtulo ficando entre os dois pilotos da equipe ABF e uma liderança representativa da marca Mercedes-Benz no Campeonato de Marcas da F-Truck, 353 pontos para 282 da Volkswagen.
Assim como Piquet, Cirino disse que vai fazer uma prova para vencer e esperar para ver o que acontece com seu adversário. Pela caracterÁstica do circuito externo de BrasÁlia, as chances dos caminhões com motores mais potentes são maiores. Ao contrário de Geraldo Piquet que tem duas vitórias no circuito, Cirino não venceu em BrasÁlia.
É impossÁvel prognosticar um resultado na corrida que garanta o tÁtulo para Geraldo Piquet, devido ao regulamento da F-Truck que conta com duas pontuações. Além da bandeirada final existe a bandeirada programada da 12ª volta.
A prova de BrasÁlia é a única das etapas do calendário da temporada em que os F-Truck correm pelo anel externo. O circuito com a forma de um trapézio tem 2.919,49 metros de extensão onde a média horária dos F-Truck ultrapassam 140 km/h. No final da reta da ponte, os F-Truck ultrapassam 230 km/h.
VENCEDORES EM BRASÁLIA:
2002 – Beto Monteiro (Ford)
2003 – Renato Martins (Volkswagen)
2004 – Renato Martins (Volkswagen)
2005 – Roberval Andrade (Scania)
2006 – Geraldo Piquet (Mercedes-Benz)
2007 – Geraldo Piquet (Mercedes-Benz)