Truck: Renato Martins busca conquista de tÁ­tulo inédito para VW

Piloto da RM Competições é um dos dois únicos pioneiros que estão na Truck desde a primeira temporada e busca neste final de semana, em BrasÁ­lia, o primeiro tÁ­tulo da Volkswagen na categoria.



A decisão do tÁ­tulo da Fórmula Truck na última etapa, que será disputada neste domingo, em BrasÁ­lia, tem tudo para ser uma das mais emocionantes dos mais de dez anos de história da categoria.


 


De 1996 até hoje, a evolução da Truck foi vertiginosa, mas o lÁ­der do campeonato, Renato Martins, espera que o desfecho seja o mesmo daquele ano histórico – afinal, ele foi o primeiro campeão da categoria, no ano de homologação das corridas de caminhão pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).


 


“Não tem nem como comparar o começo da Truck há dez anos com o atual nÁ­vel da categoria. Hoje é tudo muito mais profissional e competitivo. A presença dos patrocinadores e das montadoras engrandeceu o evento, bem como a administração do Aurélio (Batista Felix) em todos estes anos. Só espero que o campeão em BrasÁ­lia seja o mesmo de 1996”, torce Martins, que compete com um Volkswagen Constellation.


 


Renato é na verdade um dos dois únicos remanescentes daquelas primeiras provas – o outro é Eduardo Fráguas. Assim, na batalha pelo tÁ­tulo neste domingo, Martins representa também o perfil da tradição da Truck, com pilotos que começaram a correr entre os caminhões. Renato nunca competiu em outra categoria do automobilismo -na verdade, trabalhou como caminhoneiro nas estradas por mais de 13 anos antes de virar piloto profissional.


 


“Fico feliz em me manter competitivo neste tempo todo e por isso vou lutar muito por este tÁ­tulo, que também seria o primeiro da Volkswagen na categoria”, diz Renato, que já foi duas vezes vice-campeão com a marca. Renato também é o recordista de vitórias da categoria, com 27 triunfos, e conta com a vantagem de ser o maior vencedor do GP no Distrito Federal, onde a final será disputada.


 


“Gosto muito do autódromo de BrasÁ­lia, que representa muito desafio aos pilotos, com média horária altÁ­ssima para uma competição de caminhões”, diz Renato, citando a volta da pista em velocidade média acima de 140 km/h, a mais rápida da temporada. Os caminhões chegam a passar dos 220 km/h em uma das retas.


 


Repetir as vitórias de 2003 e 2004 é o objetivo de Martins, que também terá em mente durante toda a prova a situação no campeonato. Ele tem 111 pontos e vê em Vinicius Ramires seu principal perseguidor, com 100. Como são 28 pontos em jogo por prova na Truck, Pedro Muffato e Wellington Cirino, com 88 e 87, respectivamente, também têm chances matemáticas.


 


“Será uma batalha intensa, mas eu e minha equipe estamos bem preparados e confiantes”, acredita Martins, também esperançoso na conquista do tÁ­tulo de marcas, que será decidido entre Mercedes-Benz (com 227 pontos) e Volkswagen (com 207).