Truck: Renato Martins pode assegurar título em Tarumã

Piloto da Volkswagen corre neste final de semana em busca de conquista antecipada, mas sabe que missão será difícil devido ao grande equilíbrio da categoria.



A Fórmula Truck pode consagrar o campeão de 2006 com uma etapa de antecipação, neste domingo, em Tarumã (RS), onde a categoria disputa a oitava e penúltima prova da temporada. Para que isso ocorra, o líder do campeonato, Renato Martins (Volkswagen), precisa ampliar sua vantagem em seis pontos, saltando dos atuais 23 para 29, já que restaria apenas a etapa de Brasília e em cada corrida o piloto pode fazer no máximo 28 pontos (20 pela vitória, 7 pela passagem em primeiro lugar na bandeira amarela programada e 1 pela pole position).


 


“Ser campeão é a meta que traçamos desde o início do ano e é claro que  vamos para Tarumã com o objetivo de conquistar o título antecipadamente. Como a categoria é muito equilibrada, sei que esta será uma missão difícil e meus adversários também vão lutar muito para levar a decisão para Brasília”, comenta Renato Martins, o recordista de vitórias da Fórmula Truck.


 


Ele lidera o campeonato com 111 pontos, contra 88 de Pedro Muffato e de Vinicius Ramires, e sabe que precisa ter cautela para administrar a vantagem para conseguir o título, seja em Tarumã, seja em Brasília. “Não me sinto pressionado a fechar o campeonato neste domingo, o importante é conseguir o título. Vou correr pensando nos pontos”, completa o piloto.


 


A temporada de 2006 vem sendo memorável para o paulista. Em Guaporé (RS), conquistou a primeira vitória do novo modelo Volkswagen Constellation, com a qual sua equipe, a RM Competições, disputa o campeonato. Depois, em Cascavel (PR), nova vitória e desta vez com a alegria adicional de assumir a liderança do campeonato. Na etapa passada, em Curitiba (PR), a manutenção no primeiro lugar na tabela veio com sabor especial: chegou em segundo lugar, tendo a esposa e companheira de equipe, Débora Rodrigues, em terceiro.


 


“O ano tem sido de fortes emoções e sem dúvida as vitórias e o pódio com a Débora me marcarão para sempre. Por isso quero coroar a temporada com o título, tanto o de pilotos quanto o de marcas. Aí seria o ano perfeito”, completa Martins, citando o campeonato que também tem liderança da Volkswagen.


 


Os cinco pilotos da RM Competições buscarão ajudar Renato nestas conquistas. O otimismo do time é salientado por Débora, única representante das mulheres na Truck. “A equipe evoluiu muito nesta temporada e podemos seguir uma receita que não precisa alteração: o caminhão é o mesmo que esteve na etapa passada. Nossa luta é manter este ritmo de conquistas”, comenta.


 


Após a alegria pelo pódio conjunto na etapa passada, Débora garante que o objetivo do casal da Truck é sonhar com metas cada vez mais ambiciosas.


 


“Não se tem notícia de um casal que tenha subido junto no pódio em uma prova do automobilismo, por isso eu e o Renato nos orgulhamos muito desta façanha. Agora é buscar outras façanhas, quem sabe a primeira dobradinha marido-mulher?”, afirma a musa da categoria, que ocupa a 7ª colocação no campeonato, com 49 pontos.


 


É a melhor temporada de Débora desde que ela estreou na Truck, no final de 1998. Além da pontuação recorde, a piloto concluiu todas as corridas nos pontos, incluindo três pódios neste ano (Fortaleza, Campo Grande e Curitiba).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *