Truck: Roberval Andrade vence em Goiânia e assume a liderança da Fórmula Truck

Campeão de 2002 lidera de ponta a ponta e mantém invencibilidade da Scania e de sua equipe, a Roberval Motorsport, na temporada de 2008.

Roberval Andrade venceu neste domingo (6) a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Terceiro no grid, o piloto paulista da Roberval Motorsport assumiu a liderança na largada e a manteve até a última das 18 voltas da corrida no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. Com a vitória, a 11ª de sua carreira na Fórmula Truck, o campeão de 2002 assumiu a liderança da competição, agora com 42 pontos.


“Essa vitória foi de superação absoluta”, atribuiu Andrade, diante da série de problemas enfrentados no fim de semana. O piloto desembarcou em Goiânia debilitado fisicamente por uma virose contraÁ­da há mais de duas semanas. “Tive dificuldades por causa disso. No treino de aquecimento, pela manhã, senti muito cansaço, deixei de recepcionar meus patrocinadores e convidados para repousar no motorhome da equipe”, descreveu o vencedor.


A seqüência de problemas mecânicos verificados durante os treinos livres foi outro fator adverso, segundo Andrade. “Na verdade, consegui participar só de um treino livre, o último, e foi nele que acertamos o caminhão. Na classificação, eu consegui um tempo de volta que dificilmente repetiria, que valeu a terceira posição no grid, isso foi extremamente fundamental para a construção do bom resultado de hoje”, enumerou o piloto da Roberval Motorsport.


Andrade sabia que sua chance de vencer dependeria da largada. “Com o bom rendimento dos caminhões pequenos, que estavam na primeira fila, eu sabia que para ganhar a corrida teria que pular na frente logo no começo”, comentou. “Fiquei muito concentrado, planejei a largada e consegui executar o que pensei. No miolo da pista, meu caminhão não era o melhor r eu conseguia me defender. Nas retas, meu rendimento era pelo menos tão bom quanto o dos outros”.


Na quinta volta, Andrade, que tem o caminhão número 15 decorado nas cores de Scania, Frum, Rodafuso, KS, Mann, Tanesfil, Banco PanAmericano, Niju, CCE, Intel e Consórcio Nacional Scania, chegou a ser ultrapassado por Djalma Fogaça, da Ford. “A equipe me avisou pelo rádio que o Djalma tinha sido punido e teria de entrar nos boxes. Como ele vinha muito rápido, preferi não tentar dificultar e deixei-o passar. Ele logo cumpriu a punição dele e voltei a liderar”, lembrou.


Nas voltas iniciais da corrida, a pressão maior foi exercida por Fogaça. Na seqüência, foi o pole-position Felipe Giaffone, da Volkswagen, quem atacou sua liderança. O Pace Truck foi acionado na décima volta para remoção de caminhões que estavam Á  beira da pista e, na relargada, foi Geraldo Piquet, da Mercedes-Benz, quem passou a atacar a liderança do piloto da Scania. “Tive muito trabalho para me defender em todas essas situações, foi uma grande prova”, definiu.
 


MÁ“DULOS ROUBADOS


Com a vitória, Roberval Andrade, que chegou a Goiânia como terceiro na classificação do campeonato, assumiu a liderança, que estava nas mãos de Beto Monteiro, seu parceiro na equipe Roberval Motorsport. O pernambucano largou da 19ª posição e era o quinto na 12ª volta, instante da intervenção programada do Pace Truck. Contudo, teve de tomar o caminho dos boxes por conta do excesso de fumaça em seu caminhão, o Scania número 88.


O problema com a fumaça fez com que Monteiro estivesse entre os sete pilotos desclassificados da tomada de tempos, no sábado (5). Apesar da prova de recuperação que empreendeu até a 12ª volta, o pernambucano terminou a corrida em 15º, a duas voltas do companheiro de equipe, caindo para a quarta posição na classificação do campeonato. Andrade revelou, após a prova, que a dificuldade foi decorrente de um ato criminoso praticado na última semana.


“Voltamos de Campo Grande, onde treinamos por dois dias, e os módulos de gerenciamento eletrÁ´nico que testamos lá foram levados de volta a São Paulo por um engenheiro da nossa equipe. Quando ele desembarcou em Congonhas, foi seguido até a porta de casa e assaltado, os bandidos levaram o laptop dele e os módulos eletrÁ´nicos que o Beto e eu deverÁ­amos usar na corrida”, narrou. “Assim, tivemos que usar unidades de uma geração anterior”.


Na análise de Roberval Andrade, a perda dos módulos impediu a equipe de tentar a dobradinha em Goiânia. “O módulo do meu caminhão funcionou bem e o do Beto acabou gerando fumaça, poderia ter acontecido o contrário. Fico muito feliz por ter vencido, mas fico extremamente chateado pela situação que impediu o Beto de conquistar um bom resultado”, acrescentou o piloto, que passa a ter oito pontos de vantagem sobre o vice-lÁ­der Valmir Benavides, da Volkswagen.


O resultado da corrida manteve a invencibilidade da Scania e da Roberval Motorsport na temporada, já que Monteiro havia vencido a primeira prova, disputada na pista gaúcha de Guaporé no mês de março. Depois de 18 voltas válidas, o resultado final da etapa goiana, consideradas entre parênteses as posições de cada piloto no grid de largada, foi o seguinte:
 
1º) (3) Roberval Andrade (SP/Roberval Motorsport), Scania, 1h00min24s701
2º) (6) Geraldo Piquet (DF/ABF Competições), Mercedes-Benz, a 1s000
3º) (4) Valmir Benavides (SP/RM Competições), Volkswagen, a 5s814
4º) (1) Felipe Giaffone (SP/RM Competições), Volkswagen, a 8s180
5º) (21) Fabiano Brito (PR/ABF Competições), Volvo, a 17s502
6º) (10) Débora Rodrigues (SP/RM Competições), Volkswagen, a 20s876
7º) (5) Djalma Fogaça (SP/DF Motorsport), Ford, a 21s227
8º) (17) Vignaldo Fizio (SP/ABF Competições), Mercedes-Benz, a 22s091
9º) (24) Fred Marinelli (SP/Marinelli Competições), Iveco, a 27s221
10º) (15) LuÁ­s Carlos Zappelini (SC/ABF Competições), Volvo, a 29s931
11º) (18) Vinicius Ramires (SP/RRT2), Mercedes-Benz, a 34s834
12º) (20) João Marcos Maistro (PR/Clay Truck Racing), Scania, a 35s233
13º) (14) José Maria Reis (GO/Reis Peças Competições), Volkswagen, a 57s893
14º) (11) Chico Serra (SP/DF Competições), Ford, a 2 voltas
15º) (19) Beto Monteiro (PE/Roberval Motorsport), Scania, a 2 voltas
16º) (13) Leandro Reis (GO/Reis Peças Competições), Volkswagen, a 3 voltas
NÁƒO COMPLETARAM
(7) Wellington Cirino (PR/ABF Competições), Mercedes-Benz, a 6 voltas
(22) Leandro Totti (PR/Londrina Truck Racing), Ford, a 9 voltas
(8) Diumar Bueno (PR/Bueno Race), Volvo, a 9 voltas
(2) Renato Martins (SP/RM Competições), Volkswagen, a 10 voltas
(9) Pedro Muffato (PR/MP Motorsport), Scania, a 11 voltas
(12) José Cangueiro (SP/ABF Competições), Mercedes-Benz, a 13 voltas
(16) Regis Boessio (RS/Boessio Competições), Volvo, a 14 voltas
(23) Luis Carlos Lanzoni, (SP/Lanzoni Competições), Scania, a 17 voltas
Melhor volta: Fogaça, na 4ª, 1min48s899, média de 126,778 km/h
 
O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck terá sua terceira etapa no dia 4 de maio, no circuito pernambucano de Caruaru. Após duas corridas, a tabela de classificação da temporada é a seguinte: 1º) Andrade, 42 pontos; 2º) Benavides, 34; 3º) Piquet, 27; 4º) Monteiro, 24; 5º) Giaffone, 22; 6º) Cirino, 15; 7º) Rodrigues, 14; 8º) Martins, 11; 9º) Brito, 9; 10º) FÁ­zio, 7; 11º) Bueno e Fogaça, 4; 13º) Ramires, 3; 14º) Marinelli e Zappelini, 2.