Truck: Zappelini ‘vai pra cima’ na última etapa em BrasÁ­lia

Previsão do tempo é de chuva no dia da prova e a única vitória de Zappelini na categoria foi sob essas condições.


Quinto colocado na etapa final da Fórmula Truck em 2005, o catarinense LuÁ­s Carlos Zappelini retorna um ano depois a BrasÁ­lia (DF) para tentar repetir uma boa performance, desta vez pilotando pela equipe Ford Racing Trucks/DF Motorsport. “Sabemos das dificuldades que enfrentaremos nesta corrida, pela nossa desvantagem na potência dos motores, mas não iremos nos abalar e vamos pra cima, não há outra escolha”, declara. A nona e última etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck será disputada no domingo (10/12), a partir das 12h30, com transmissão ao vivo pela Band.

O motivo desta dificuldade prevista se dá pela prova ser disputada no anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, o que proporciona as mais altas velocidades da temporada, e os motores de 12 litros dos concorrentes se sobressaem perante os de nove litros da Ford. Entretanto, esta desvantagem está para acabar, pois a Ford utiliza pelo último ano os motores mecânicos, e deverá estrear em 2007 os novos motores eletrÁ´nicos, o que voltará a colocar seus pilotos na briga pelo tÁ­tulo, e Zappelini reconhece que há competência de sobra para isso. â€œÉ meu primeiro ano em uma equipe de fábrica e posso dizer que foi positivo, aprendi muito, pois as coisas são diferentes por aqui e a Ford é extremamente profissional”, ressalta o representante da CCR/ Lo Jack/ Transnaza/ DF Motorsport/ Ford Racing Trucks.

Se o traçado favorece outras equipes, por outro lado as condições climáticas podem favorecer LuÁ­s Carlos. Sua única vitória na equilibrada categoria foi em 2005 sob chuva, e a previsão do tempo aponta grande probabilidade dela ocorrer na Capital Federal, tanto no sábado quanto no domingo. Mesmo se a previsão for contrariada, Zappelini ainda assim poderá contar com o Ford Cargo, já que seus pontos fortes são a resistência e estabilidade. “Confio no caminhão da Ford, e acredito que ele não terá problemas. É uma máquina que agüenta bem as imperfeições do asfalto do circuito de BrasÁ­lia, e este é outro fator com que podemos contar para esta prova”, finaliza o catarinense.