A dupla Craig Lowndes/ Mark Skaife (Team Vodafone/ Holden Commodore VE) venceu no domingo (12/09), a L&H 500, em Phillip Island, 9ª etapa da temporada.
Com um regulamento diferente das demais etapas da temporada, a prova teve duas provas no sábado (11/09). Cada piloto da dupla disputou uma prova curta de 25 minutos, com os resultados sendo somados para a formação do grid de largada para a prova principal.
Prova 1:
Steve Owen (Team Vodafone/ Holden Commodore VE) venceu de ponta a ponta. Jason Bargwanna (Rock Racing/ Holden Commodore VE) terminou em 2º, seguido por Shane van Gisbergen (SP Tools Racing/ Ford Falcon FG).
Owen não foi incomodado em nenhum momento da prova, mesmo após o Safety-Car (acionado na 14ª volta) deixar a pista. Depois de uma intensa batalha Bargwanna passou Garth Tander (Toll Holden Racing Team/ Holden Commodore VE) faltando duas voltas para o final. Van Gisbergen fez o mesmo na volta seguinte, ficando com a última vaga no pódio.
Skaife terminou apenas na 21ª posição. Ele foi um dos que fizeram o pit stop obrigatório na primeira prova. Cada dupla podia optar em qual das provas fazer a parada nos boxes.
Prova 2:
Assim como Owen, Rick Kelly (Jack Daniel’s Racing/ / Holden Commodore VE) venceu a prova de ponta a ponta. Lowndes foi o 2º, com o lÁder do campeonato, James Courtney (Jim Bean Racing/ Ford Falcon FG) em 3º.
Kelly abriu cinco segundos de vantagem nas cinco primeiras voltas. Contudo um Safety-Car na parte final eliminou a sua vantagem, com Lowndes assumindo a ponta na relargada. Pouco depois Kelly reassumiu a ponta, para vencer com 1s4 de vantagem.
  Â
Whincup, parceiro de Owen, foi o melhor dos que fizeram o pit stop obrigatório na segunda prova. Com o 14º lugar a dupla garantiu a pole-position para a L&H 500.
Em segundo alinha a dupla Owen Kelly/ Rick Kelly. A dupla Warren Luff/James Courtney sai em 3º, seguida por Skaife/ Lowndes.
L&H 500:
Skaife/ Lowndes venceram a L&H 500, seguidos pela dupla Mark Winterbottom/Luke Youlden (FPR – Orrcon Steel and Dunlop Super Dealer FPR Falcon/ / Ford Falcon FG). A dupla Jason Richards/Andrew Jones (Team BOC/ Holden Commodore VE) ficou em 3º lugar.
Depois de várias voltas andando juntos, Skaife assumiu a liderança quando Whincup deu uma escapada da pista, na 92ª volta. Skaife manteve a ponta nas 21 voltas restantes, vencendo com 3s2 de vantagem sobre Winterbottom/ Youlden. Richards/ Jones, que perderam o segundo lugar na 108ª volta, fecharam o pódio.
Kelly/ Kelly, que lideraram as primeiras voltas, terminaram em 4º, seguidos pela dupla Tim Slade/Jack Perkins (Wilson Security Racing/ Ford Falcon FG).
Com o carro soltando muita fumaça, Whincup recebeu uma bandeira preta, tendo que entrar nos boxes, para reparar o Holden. Voltou a pista com nove voltas de atraso, para terminar na 29ª posição.
Courtney teve um pneu furado no meio da prova, sendo forçado a fazer um pit stop extra, recebendo a bandeirada em 12º lugar.
Courtney lidera o campeonato com 2101 pontos, 179 a mais do que Whincup.Â
A próxima etapa acontece em Bathurst, entre os dias 07 a 10 de outubro.