Garth Tander, num Holden Commodore do TOLL HSV Dealer Team, conquistou o V8 Supercar Australia, ao vencer duas das três provas da última rodada tripla, a Dunlop Grand Finale em Phillip Island. Tander somou 625 pontos, dois a mais do que Jamie Whincup, num Ford Falcon do Team Vodafone, que ficou com o vice-campeonato, com seu companheiro de equipe, Craig Lowndes, terminando em 3º com 592 pontos.
Na classificação para o grid, no sábado (01/12), Rick Kelly, num Holden Commodore do TOLL HSV Dealer Team, marcou a pole. Os três pretendentes a taça, Whincup. Lowndes e Tander, largaram, respectivamente em 3º, 6º e 7º. O brasileiro Max Wilson, num Ford Falcon WPS Racing, largou em 19º.
Tander venceu a primeira prova, seguido por Mike Skaife, num Holden Commodore do Holden Racing e Whincup fechando o pódio.
Na largada Tander ganhou duas posições na largada, alcançando a segunda posição durante o pit stop, na metade da prova. Ele foi se aproximando do lÁder, Skaife, e assumiu a liderança na 20º volta. Lowndes foi o 4º colocado. Wilson terminou em 19º.
No domingo (02/12), Tander começou o dia vencendo a segunda prova da etapa, com Todd Kelly Holden Commodore com Holden Racing Team em 2º e Whincup fechando o pódio.
Na largada Tander perdeu a liderança, retornando a ponta no pit stop obrigatório. No final ele tinha uma fila de carros atrás de seu Holden Commodore, mas sem, em momento algum, ser pressionado pela liderança. Lowndes, em 6º, perdeu as chances de ser campeão. Wilson foi o 24º colocado.
Tander abriu sete pontos de vantagem para Whincup para a decisiva etapa.
Todd Kelly venceu a terceira prova, com Whincup em 2º e Lowndes na 3º posição. Com o 4º lugar Tander conquistou o seu primeiro tÁtulo, e o segundo consecutivo da TOLL HSV Dealer Team.
Saindo da 2º posição, Todd Kelly assumiu a ponta na largada, seguido por Tander, Whincup e Lowndes. Kelly se manteve na ponta, com o trio Tander, Whincup e Lowndes, começando um intenso duelo depois do pit stop, por quinze voltas.
Na parada Whincup ganhou a posição de Tander, que começou a ser pressionado por Lowndes. Na penúltima volta Lowndes superou Tander, que não ofereceu resistência, pois o resultado lhe garantia a taça. Wilson ficou em 15º lugar.
Final, 1º prova, sábado, 1º/12:
1 Toll HSV Dealer Team Garth Tander Holden Commodore VE 27 voltas em 44:22.8901
2 Holden Racing Team Mark Skaife Holden Commodore VE 27
3 Team Vodafone Jamie Whincup Ford Falcon BF 27
4 Team Vodafone Craig Lowndes Ford Falcon BF 27
5 Toll HSV Dealer Team Rick Kelly Holden Commodore VE 27
6 Holden Racing Team Todd Kelly Holden Commodore VE 27
7 Ford Performance Racing Mark Winterbottom Ford Falcon BF 27
8 Caltex Racing Russell Ingall Ford Falcon BF 27
9 Jim Beam Racing Will Davison Ford Falcon BF 27
10 Tasman Motorsport Greg Murphy Holden Commodore VE 27
19 WOW Racing Max Wilson Ford Falcon BF 27
Final, 2º prova, domingo, 02/12:
1 Toll HSV Dealer Team Garth Tander Holden Commodore VE 27 voltas em 46:07.8509
2 Holden Racing Team Todd Kelly Holden Commodore VE 27
3 Team Vodafone Jamie Whincup Ford Falcon BF 27
4 Ford Performance Racing Mark Winterbottom Ford Falcon BF 27
5 Holden Racing Team Mark Skaife Holden Commodore VE 27
6 Team Vodafone Craig Lowndes Ford Falcon BF 27
7 Jeld-Wen Motorsport James Courtney Ford Falcon BF 27
8 Toll HSV Dealer Team Rick Kelly Holden Commodore VE 27
9 Jim Beam Racing Will Davison Ford Falcon BF 27
10 Valvoline Cummins Race Team Lee Holdsworth Holden Commodore VE 27
24 WOW Racing Max Wilson Ford Falcon BF 27
Final, 3º prova, domingo, 02/12:
1 Holden Racing Team Todd Kelly Holden Commodore VE 27 voltas em 44:28.2813
2 Team Vodafone Jamie Whincup Ford Falcon BF 27
3 Team Vodafone Craig Lowndes Ford Falcon BF 27
4 Toll HSV Dealer Team Garth Tander Holden Commodore VE 27
5 Ford Performance Racing Mark Winterbottom Ford Falcon BF 27
6 Jeld-Wen Motorsport James Courtney Ford Falcon BF 27
7 Holden Racing Team Mark Skaife Holden Commodore VE 27
8 Jim Beam Racing Will Davison Ford Falcon BF 27
9 Ford Performance Racing Steven Richards Ford Falcon BF 27
10 Toll HSV Dealer Team Rick Kelly Holden Commodore VE 27
15 WOW Racing Max Wilson Ford Falcon BF 27
Campeonato:
1 Garth Tander 625
2 Jamie Whincup 623
3 Craig Lowndes 592
4 Rick Kelly 552
5 Mark Winterbottom 420
6 Todd Kelly 381
7 Steven Richards 380
8 Mark Skaife 379
9 James Courtney 359
10 Will Davison 343
11 Russell Ingall 311
12 Steven Johnson 304
13 Greg Murphy 250
14 Jason Richards 235
15 Lee Holdsworth 209
16 Dean Canto 125
17 Max Wilson 110
18 Jason Bargwanna 109
19 Steve Owen 103
20 Paul Radisich 96
21 Jason Bright 71
22 Paul Morris 70
23 Paul Dumbrell 69
24 Owen Kelly 63
25 Richard Lyons 63
26 Allan Simonsen 63
27 David Besnard 60
28 Tony D’Alberto 54
29 Paul Weel 51
30 John Bowe 47
31 Craig Baird 45
32 Nathan Pretty 45
33 Mathew Halliday 42
34 Cameron McConville 35
35 Luke Youlden 33
36 Alex Davison 30
37 Andrew Thompson 30
38 Glenn Seton 30
39 Shane Price 30
40 Cameron McLean 27
41 Greg Ritter 27
42 Jonathon Webb 24
43 Shane Van Gisbergen 23
44 Andrew Jones 19
45 Tony Longhurst 12
46 Simon Wills 12
47 Fabian Coulthard 8
48 Steve Ellery 6
49 Michael Caruso 6
50 Grant Denyer 6
51 Jack Perkins 6
52 Marcus Marshall 6
53 Alan Gurr 2
Equipes:
1 Toll HSV Dealer Team 1177
2 Team Vodafone 1134
3 Holden Racing Team 800
4 Ford Performance Racing 788
5 Stone Brothers Racing 670
6 Jim Beam Racing 626
7 Tasman Motorsport 431
8 Garry Rogers Motorsport 322
9 WPS Racing 192
10 Super Cheap Auto Racing 104
11 Autobarn Racing 103
12 Team Sirromet Wines 78
13 Fujitsu Racing 73
14 Team Kiwi Racing 59
15 Glenfords Racing 47
16 Jack Daniels Racing 42
17 Team BOC 31