V8 Supercars Australia: Garth Tander leva a taça de 2007

Garth Tander, num Holden Commodore do TOLL HSV Dealer Team, conquistou o V8 Supercar Australia, ao vencer duas das três provas da última rodada tripla, a Dunlop Grand Finale em Phillip Island. Tander somou 625 pontos, dois a mais do que Jamie Whincup, num Ford Falcon do Team Vodafone, que ficou com o vice-campeonato, com seu companheiro de equipe, Craig Lowndes, terminando em 3º com 592 pontos.

Na classificação para o grid, no sábado (01/12), Rick Kelly, num Holden Commodore do TOLL HSV Dealer Team, marcou a pole. Os três pretendentes a taça, Whincup. Lowndes e Tander, largaram, respectivamente em 3º, 6º e 7º. O brasileiro Max Wilson, num Ford Falcon WPS Racing, largou em 19º.
 
Tander venceu a primeira prova, seguido por Mike Skaife, num Holden Commodore do Holden Racing e Whincup fechando o pódio.


Na largada Tander ganhou duas posições na largada, alcançando a segunda posição durante o pit stop, na metade da prova. Ele foi se aproximando do líder, Skaife, e assumiu a liderança na 20º volta. Lowndes foi o 4º colocado. Wilson terminou em 19º.


No domingo (02/12), Tander começou o dia vencendo a segunda prova da etapa, com Todd Kelly Holden Commodore com Holden Racing Team em 2º e Whincup fechando o pódio.


Na largada Tander perdeu a liderança, retornando a ponta no pit stop obrigatório. No final ele tinha uma fila de carros atrás de seu Holden Commodore, mas sem, em momento algum, ser pressionado pela liderança. Lowndes, em 6º, perdeu as chances de ser campeão. Wilson foi o 24º colocado.


Tander abriu sete pontos de vantagem para Whincup para a decisiva etapa. 


Todd Kelly venceu a terceira prova, com Whincup em 2º e Lowndes na 3º posição. Com o 4º lugar Tander conquistou o seu primeiro título, e o segundo consecutivo da TOLL HSV Dealer Team.


Saindo da 2º posição, Todd Kelly assumiu a ponta na largada, seguido por Tander, Whincup e Lowndes. Kelly se manteve na ponta, com o trio Tander, Whincup e Lowndes, começando um intenso duelo depois do pit stop, por quinze voltas.


Na parada Whincup ganhou a posição de Tander, que começou a ser pressionado por Lowndes. Na penúltima volta Lowndes superou Tander, que não ofereceu resistência, pois o resultado lhe garantia a taça. Wilson ficou em 15º lugar.


 


Final, 1º prova, sábado, 1º/12:


1  Toll HSV Dealer Team Garth Tander Holden Commodore VE 27 voltas em 44:22.8901
2  Holden Racing Team Mark Skaife Holden Commodore VE 27
3  Team Vodafone Jamie Whincup Ford Falcon BF 27
4  Team Vodafone Craig Lowndes Ford Falcon BF 27
5  Toll HSV Dealer Team Rick Kelly Holden Commodore VE 27
6  Holden Racing Team Todd Kelly Holden Commodore VE 27
7  Ford Performance Racing Mark Winterbottom Ford Falcon BF 27
8  Caltex Racing Russell Ingall Ford Falcon BF 27
9  Jim Beam Racing Will Davison Ford Falcon BF 27
10  Tasman Motorsport Greg Murphy Holden Commodore VE 27
19  WOW Racing Max Wilson Ford Falcon BF 27


Final, 2º prova, domingo, 02/12:


1  Toll HSV Dealer Team Garth Tander Holden Commodore VE 27 voltas em 46:07.8509
2  Holden Racing Team Todd Kelly Holden Commodore VE 27 
3  Team Vodafone Jamie Whincup Ford Falcon BF 27 
4  Ford Performance Racing Mark Winterbottom Ford Falcon BF 27 
5  Holden Racing Team Mark Skaife Holden Commodore VE 27
6  Team Vodafone Craig Lowndes Ford Falcon BF 27
7  Jeld-Wen Motorsport James Courtney Ford Falcon BF 27
8  Toll HSV Dealer Team Rick Kelly Holden Commodore VE 27
9  Jim Beam Racing Will Davison Ford Falcon BF 27
10  Valvoline Cummins Race Team Lee Holdsworth Holden Commodore VE 27
24  WOW Racing Max Wilson Ford Falcon BF 27


Final, 3º prova, domingo, 02/12:


1  Holden Racing Team Todd Kelly Holden Commodore VE 27 voltas em 44:28.2813 
2  Team Vodafone Jamie Whincup Ford Falcon BF 27
3  Team Vodafone Craig Lowndes Ford Falcon BF 27
4  Toll HSV Dealer Team Garth Tander Holden Commodore VE 27
5  Ford Performance Racing Mark Winterbottom Ford Falcon BF 27
6  Jeld-Wen Motorsport James Courtney Ford Falcon BF 27 
7  Holden Racing Team Mark Skaife Holden Commodore VE 27
8  Jim Beam Racing Will Davison Ford Falcon BF 27
9  Ford Performance Racing Steven Richards Ford Falcon BF 27
10  Toll HSV Dealer Team Rick Kelly Holden Commodore VE 27
15  WOW Racing Max Wilson Ford Falcon BF 27


Campeonato:


1 Garth Tander  625
2 Jamie Whincup  623
3 Craig Lowndes  592
4 Rick Kelly  552
5 Mark Winterbottom  420
6 Todd Kelly  381
7 Steven Richards  380
8 Mark Skaife  379
9 James Courtney  359
10 Will Davison  343
11 Russell Ingall  311
12 Steven Johnson  304
13 Greg Murphy  250
14 Jason Richards  235
15 Lee Holdsworth  209
16 Dean Canto  125
17 Max Wilson  110
18 Jason Bargwanna  109
19 Steve Owen  103
20 Paul Radisich  96
21 Jason Bright  71
22 Paul Morris  70
23 Paul Dumbrell  69
24 Owen Kelly  63
25 Richard Lyons  63
26 Allan Simonsen  63
27 David Besnard  60
28 Tony D’Alberto  54
29 Paul Weel  51
30 John Bowe  47
31 Craig Baird  45
32 Nathan Pretty  45
33 Mathew Halliday  42
34 Cameron McConville  35
35 Luke Youlden  33
36 Alex Davison  30
37 Andrew Thompson  30
38 Glenn Seton  30
39 Shane Price  30
40 Cameron McLean  27
41 Greg Ritter  27
42 Jonathon Webb  24
43 Shane Van Gisbergen  23
44 Andrew Jones  19
45 Tony Longhurst  12
46 Simon Wills  12
47 Fabian Coulthard  8
48 Steve Ellery  6
49 Michael Caruso  6
50 Grant Denyer  6
51 Jack Perkins  6
52 Marcus Marshall  6
53 Alan Gurr  2


Equipes:


1 Toll HSV Dealer Team  1177
2 Team Vodafone  1134
3 Holden Racing Team  800
4 Ford Performance Racing  788
5 Stone Brothers Racing  670
6 Jim Beam Racing  626
7 Tasman Motorsport  431
8 Garry Rogers Motorsport  322
9 WPS Racing  192
10 Super Cheap Auto Racing  104
11 Autobarn Racing  103
12 Team Sirromet Wines  78
13 Fujitsu Racing  73
14 Team Kiwi Racing  59
15 Glenfords Racing  47
16 Jack Daniels Racing  42
17 Team BOC  31

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *