James Courtney (Ford Falcon FG/ Jim Beam Racing) venceu as duas provas da 6ª etapa da temporada, no Winton Motor Raceway.
Courtney alinhou na pole-position para a primeira prova, no sábado (15/05). Na largada Courtney perdeu a liderança para Garth Tander (Holden Commodore VE/ Holden Racing Team). Contudo um pit stop desastroso da HRT fez Tander perder diversas posições.
Na saÁda dos pits Courtney ainda teve um breve duelo com Jamie Whincup (Holden Commodore VE/Team Vodafone), que terminou quando Courtney, por fora, assumiu a liderança para não mais perder. Foi a terceira vitória consecutiva de Courtney.
No final Craig Lowndes (Holden Commodore VE/ Holden Racing Team) superou Whincup pela segunda posição. Tander foi apenas o 17º.
No domingo (16/05) Courtney largou da 6ª posição, ganhando três posições nas dez primeiras voltas. Na 20ª volta assumiu a segunda posição, ao ultrapassar Lowndes. Â Â Â
Porém Courtney perdeu duas posições durante o pit stop, para Lowndes e Lee Holdsworth (Holden Commodore VE / Fujitsu Racing/GRM). Rapidamente ele recuperou a posição de Holdsworth, partindo para recuperar a ponta.
Depois de se tocarem, com Lowndes dando uma escapada da pista, quatro voltas depois Courtney fez a ultrapassagem, abrindo logo seis segundos de vantagem, para vencer pela quarta vez consecutiva.
O pole-position Rick Kelly (Holden Commodore VE / Jack Daniel’s Racing) terminou em 4º lugar. Com vários problemas durante a prova, inclusive uma saÁda de pista após um toque, Whincup foi apenas o 24º, com duas voltas de atraso.
Courtney é o novo lÁder do campeonato com 1467 pontos. Whincup caiu para segundo com 1353.
A próxima etapa, a SKYCITY Triple Crown, Hidden Valley Raceway, acontece entre os dias 18 e 20 de junho. Â
Final, prova 1:
1. James Courtney Ford Falcon FG 40 voltas em 57:49.1567s
2. Craig Lowndes Holden Commodore VE  +  3.8028s
3. Jamie Whincup Holden Commodore VE  + 16.4431s
4. Steven Johnson Ford Falcon FG + 17.5864s
5. Shane Van Gisbergen Ford Falcon FG + 20.3313s
6. Todd Kelly Holden Commodore VE  + 34.0635s
7. Jason Bright Holden Commodore VE  + 35.7396s
8. Michael Caruso Holden Commodore VE  + 38.0468s
9. Tony D’Alberto Holden Commodore VE  + 38.7479s
10. Lee Holdsworth Holden Commodore VE  + 39.4962s
Final, prova 2:
1. James Courtney Ford Falcon FG 64 voltas em 1:37:31.2546s
2. Craig Lowndes Holden Commodore VE  +    5.8512s Â
3. Lee Holdsworth Holden Commodore VE  +    7.8623s Â
4. Rick Kelly Holden Commodore VE  +    8.2908s Â
5. Michael Caruso Holden Commodore VE  +   10.9253s
6. Mark Winterbottom Ford Falcon FG  +   13.3963s
7. Tim Slade Ford Falcon FG  +   15.0489s
8. Garth Tander Holden Commodore VE  +   15.5144s
9. Tony D’Alberto Holden Commodore VE  +   15.8486s
10. Paul Dumbrell Ford Falcon FG  +   18.8907s
Campeonato:
1. James Courtney 1467
2. Jamie Whincup    1353
3. Craig Lowndes 1245
4. Shane van Gisbergen 1164
5. Garth Tander 1116Â