V8 SuperCars Australia: Paul Dumbrell e James Courtney vencem no Sandown Raceway

Paul Dumbrell (The Bottle-O Racing Team/ Ford Falcon FG) e James Courtney (Jim Beam Racing/ Ford Falcon FG) foram os vencedores da penúltima etapa da temporada, a Norton 360 Sandown Challenge, no Sandown Raceway.


Prova 1:

No sábado (20/11), Dumbrell venceu pela primeira vez na categoria. Jamie Whincup (Team Vodafone/ Holden Commodore VE), que largou na pole-positon, e Mark Winterbottom (FPR/ Ford Falcon FG) completaram o pódio.

Logo na volta inicial um toque entre Dumbrell e Garth Tander (Toll Holden Racing Team/ Holden Commodore VE) se tocaram provocando uma bandeira vermelha. No toque Tander foi mandado para a barreira de pneus, abandonando. Com o tempo gasto para os reparos na barreira, a prova teve sua duração diminuÁ­da.

Na relargada Dumbrell permaneceu em segundo, atrás de Whincup, até os pit stops.  Com o trabalho lento do Team Vodafone, Dumbrell assumiu a liderança.

Nas voltas finais o ritmo de Dumbrell caiu, com os quatro primeiros colocados recebendo a bandeirada separados por apenas um segundo. Dumbrell venceu depois de mais de dez anos na categoria e 250 provas.

Final, prova 1:

1.  Paul Dumbrell Ford Falcon FG  32 voltas 39m19s6126
2.  Jamie Whincup Holden Commodore VE +  0.2150  
3.  Mark Winterbottom Ford Falcon FG  +  0.7011
4.  James Courtney Ford Falcon FG  +  1.0008   
5.  Russell Ingall Holden Commodore VE  +  1.6049   
6.  Lee Holdsworth Holden Commodore VE +  9.4535   
7.  Rick Kelly Holden Commodore VE  +  11.1740   
8.  Craig Lowndes Holden Commodore VE  +  11.5091   
9.  Shane Van Gisbergen Ford Falcon FG  +  12.3040  
10.  Will Davison Holden Commodore VE  +  15.8896  
11.  Todd Kelly Holden Commodore VE  +  20.9014

Prova 2:

No domingo (21/11), Courtney venceu a segunda prova, seguido por Winterbottom
e Whincup.

Na metade da prova uma bandeira amarela paralisou a prova. Michael Caruso(Fujitsu Racing/GRM/ Holden Commodore VE2) e   Will Davison (Toll Holden Racing Team/ Holden Commodore VE2) se tocaram na reta oposta, com os dois indo direto para a barreira de pneus.

Quando a prova recomeçou (com a distancia encurtada) Courtney assumiu a liderança faltando 16 voltas para o final, ao passar Winterbottom, vencendo com 1s5 de vantagem.

Dumbrell, que largou na pole, terminou na 7ª posição.

Courtney lidera o campeonato com 2932 pontos, 53 a mais do que Whincup. Winterbottom, com 2729 pontos é o 3º. Faltando uma etapa, e 300 pontos em jogo, apenas os três tem chances de levar o tÁ­tulo.

A temporada termina nos dias 04 e 05 de dezembro, com a Sydney Telstra 500.    Â

Final, prova 2:

1.  James Courtney Ford Falcon FG 60 voltas em 1h51m43s6234
2.  Mark Winterbottom Ford Falcon FG  +  1.5543
3.  Jamie Whincup Holden Commodore VE2  +  1.8574
4.  Lee Holdsworth Holden Commodore VE2  +  1.8616
5.  Steven Johnson Ford Falcon FG +  8.8961
6.  Tim Slade Ford Falcon FG +  8.9333
7.  Paul Dumbrell Ford Falcon FG  +  11.6387
8.  Rick Kelly Holden Commodore VE2 + 12.9653
9.  Jonathon Webb Ford Falcon FG +  15.3507
10.  Greg Murphy Holden Commodore VE2  +  16.1227