Stock: Traçado misto em Curitiba receberá a decisão da Stock Car 2010

Prova será no dia 5 de dezembro, no Autódromo Internacional de Curitiba

O final de semana do dia 5 de dezembro marcará o encerramento da temporada 2010 da principal categoria do automobilismo nacional: a Stock Car. Após 11 provas que passaram por algumas das principais cidades do paÁ­s, Curitiba receberá a etapa final, no traçado misto do Autódromo Internacional de Curitiba, de 3695 metros, localizado na cidade de Pinhais. Além do final de temporada, a etapa terá emoção de sobra com a definição dos campeões em suas três competições: Copa Caixa Stock Car, Copa Chevrolet Montana e Mini Challenge, todas com vários postulantes aos tÁ­tulos.

A Copa Caixa Stock Car fará a quarta e última prova da Mobil Super Final, que reúne os dez pilotos mais bem colocados até a oitava etapa. Para esta disputa decisiva, entretanto, apenas quatro chegam com chances de se tornar campões, Max Wilson, da Eurofarma RC (Chevrolet), que tem 267 pontos; Cacá Bueno, da Red Bull Racing (Peugeot), com 261; Allam Khodair, da Blau Full Time (Peugeot), com 252; e Ricardo MaurÁ­cio, da Eurofarma RC (Chevrolet), 251. Vale lembrar que nessa pontuação não está computado o descarte obrigatório.

Max e Cacá dependem apenas de seus resultados, ou seja, precisam vencer para garantir o tÁ­tulo. Allam e Ricardinho, por sua vez, precisam ganhar e torcer para que os adversários não fiquem entre os primeiros. É diante desta realidade que acontecerá a briga pelo tÁ­tulo, e tem tudo para ser técnica, disputada e nervosa já a partir dos treinos livres de sexta-feira, dia 3 de dezembro.

A classificação completa da Mobil Super Final após a 11ª etapa está assim: 1º) Max Wilson, 267 pontos; 2º) Cacá Bueno, 261; 3º) Allam Khodair, 252; 4º) Ricardo MaurÁ­cio, 251; 5º) Átila Abreu, 234; 6º) NonÁ´ Figueiredo, 229; 7º) Daniel Serra, 221; 8º) Felipe Maluhy, 220; 9º) Popó Bueno, 219; 10º) Marcos Gomes, 211.

Copa Chevrolet Montana

Em sua primeira temporada, a Copa Chevrolet Montana já chega em grande estilo. A divisão de acesso da Stock Car fará sua nona e última corrida também indefinida e com a incrÁ­vel marca de oito vencedores diferentes em oito corridas. Ao longo da temporada, vários pilotos também se alternaram na liderança, ratificando o equilÁ­brio de uma das mais importantes competições do calendário nacional.

O paranaense Diogo Pachenki é o lÁ­der do campeonato, com 107 pontos, seguido de perto por Eduardo Leite, da Hot Car Competições, com 97, e Rafael Daniel, da Scuderia 111, com 93. O último a subir no topo do pódio foi Galid Osman, da Carlos Alves Competições, que passou para a oitava colocação na classificação geral.

Os dez mais bem colocados após oito etapas são os seguintes: 1º) Diogo Pachenki, 107; 2º) Eduardo Leite, 97; 3º) Rafael Daniel, 93; 4º) Douglas Soares, 87; 5º) Wellington Justino, 76; 6º) Sérgio Jimenez, 74; 7º) Lucas Finger, 73; 8º) Galid Osman, 71; 9º) Gustavo Sondermann, 44; 10º) João Pretto, 37.

Mini Challenge

O mais novo integrante da FamÁ­lia Stock Car, o Mini Challenge viverá a inusitada situação de estrear em Curitiba justamente em sua última prova do ano. Isso, entretanto, não afetará a disputa acirrada pelo tÁ­tulo, que tem determinado um lÁ­der diferente a cada etapa. Vencedor das duas baterias em BrasÁ­lia, o baiano Patrick Gonçalves deixou o Planalto Central como primeiro colocado e bem mais perto do tÁ­tulo.

Patrick tem 198 pontos, 11 a mais que o segundo colocado, Fábio Viscardi. Alexandre Conil aparece na terceira posição, com 172. Com 50 pontos em jogo, a briga segue aberta e promete muita emoção no traçado misto de Curitiba.

A classificação dos dez mais bem colocados está assim: 1º) Patrick Gonçalves, 198; 2º) Fábio Viscardi, 187; 3º) Alexandre Conil, 172; 4º) José Mario de Castilho, 161; 5º) Guto Negrão, 146; 6º) Rodrigo Hanashiro, 115; 7º) Bruno Henriques, 112; 8º) Hélio Saraiva (Pingo), 108; 9º) Rolf Gemperli, 100; 10º) João Marcelo e Rogério Nassralla, 96.