Prova será no dia 5 de dezembro, no Autódromo Internacional de Curitiba
O final de semana do dia 5 de dezembro marcará o encerramento da temporada 2010 da principal categoria do automobilismo nacional: a Stock Car. Após 11 provas que passaram por algumas das principais cidades do paÁs, Curitiba receberá a etapa final, no traçado misto do Autódromo Internacional de Curitiba, de 3695 metros, localizado na cidade de Pinhais. Além do final de temporada, a etapa terá emoção de sobra com a definição dos campeões em suas três competições: Copa Caixa Stock Car, Copa Chevrolet Montana e Mini Challenge, todas com vários postulantes aos tÁtulos.
A Copa Caixa Stock Car fará a quarta e última prova da Mobil Super Final, que reúne os dez pilotos mais bem colocados até a oitava etapa. Para esta disputa decisiva, entretanto, apenas quatro chegam com chances de se tornar campões, Max Wilson, da Eurofarma RC (Chevrolet), que tem 267 pontos; Cacá Bueno, da Red Bull Racing (Peugeot), com 261; Allam Khodair, da Blau Full Time (Peugeot), com 252; e Ricardo MaurÁcio, da Eurofarma RC (Chevrolet), 251. Vale lembrar que nessa pontuação não está computado o descarte obrigatório.
Max e Cacá dependem apenas de seus resultados, ou seja, precisam vencer para garantir o tÁtulo. Allam e Ricardinho, por sua vez, precisam ganhar e torcer para que os adversários não fiquem entre os primeiros. É diante desta realidade que acontecerá a briga pelo tÁtulo, e tem tudo para ser técnica, disputada e nervosa já a partir dos treinos livres de sexta-feira, dia 3 de dezembro.
A classificação completa da Mobil Super Final após a 11ª etapa está assim: 1º) Max Wilson, 267 pontos; 2º) Cacá Bueno, 261; 3º) Allam Khodair, 252; 4º) Ricardo MaurÁcio, 251; 5º) Átila Abreu, 234; 6º) NonÁ´ Figueiredo, 229; 7º) Daniel Serra, 221; 8º) Felipe Maluhy, 220; 9º) Popó Bueno, 219; 10º) Marcos Gomes, 211.
Copa Chevrolet Montana
Em sua primeira temporada, a Copa Chevrolet Montana já chega em grande estilo. A divisão de acesso da Stock Car fará sua nona e última corrida também indefinida e com a incrÁvel marca de oito vencedores diferentes em oito corridas. Ao longo da temporada, vários pilotos também se alternaram na liderança, ratificando o equilÁbrio de uma das mais importantes competições do calendário nacional.
O paranaense Diogo Pachenki é o lÁder do campeonato, com 107 pontos, seguido de perto por Eduardo Leite, da Hot Car Competições, com 97, e Rafael Daniel, da Scuderia 111, com 93. O último a subir no topo do pódio foi Galid Osman, da Carlos Alves Competições, que passou para a oitava colocação na classificação geral.
Os dez mais bem colocados após oito etapas são os seguintes: 1º) Diogo Pachenki, 107; 2º) Eduardo Leite, 97; 3º) Rafael Daniel, 93; 4º) Douglas Soares, 87; 5º) Wellington Justino, 76; 6º) Sérgio Jimenez, 74; 7º) Lucas Finger, 73; 8º) Galid Osman, 71; 9º) Gustavo Sondermann, 44; 10º) João Pretto, 37.
Mini Challenge
O mais novo integrante da FamÁlia Stock Car, o Mini Challenge viverá a inusitada situação de estrear em Curitiba justamente em sua última prova do ano. Isso, entretanto, não afetará a disputa acirrada pelo tÁtulo, que tem determinado um lÁder diferente a cada etapa. Vencedor das duas baterias em BrasÁlia, o baiano Patrick Gonçalves deixou o Planalto Central como primeiro colocado e bem mais perto do tÁtulo.
Patrick tem 198 pontos, 11 a mais que o segundo colocado, Fábio Viscardi. Alexandre Conil aparece na terceira posição, com 172. Com 50 pontos em jogo, a briga segue aberta e promete muita emoção no traçado misto de Curitiba.
A classificação dos dez mais bem colocados está assim: 1º) Patrick Gonçalves, 198; 2º) Fábio Viscardi, 187; 3º) Alexandre Conil, 172; 4º) José Mario de Castilho, 161; 5º) Guto Negrão, 146; 6º) Rodrigo Hanashiro, 115; 7º) Bruno Henriques, 112; 8º) Hélio Saraiva (Pingo), 108; 9º) Rolf Gemperli, 100; 10º) João Marcelo e Rogério Nassralla, 96.