WEC: Loic Duval/Marc Gene/Romain Dumas vencem em Spa-Francorchamps

O trio Loic Duval/Marc Gené/Romain Dumas (Audi R18 Ultra) venceu no sábado, a Seis Horas de Spa-Francorchamps, 2ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC em inglês). O trio Marcel Fassler/Andre Lotterer/Benoit Treluyer (Audi R18 e-tron quattro) e a dupla Bonanomi/Jarvis (Audi R18 Ultra) completaram o pódio todo da montadora alemã.

A prova começou com pista molhada, com os Audi e-trons, modelos hÁ­bridos, tomando vantagem com Tom Kristensen liderando, seguido por Lotterer. Na 3ª volta Lotterer passou Kristensen.

Com a pista secando, dois carros hÁ­bridos continuaram pneus intermediários, no segundo turno, com Gené mudando para os pneus slick. Kristensen teve problemas na frente do carro, perdendo 45 segundos nos boxes, e caindo para 3º.

Gené diminuiu a vantagem de Lotterer, até entregar o carro para Duval. Treluyer entrou no lugar de Lotterer. Com a pista seca, o Audi não hÁ­brido era mais rápido, com Duval assumindo a ponta na metade da prova.

Mesmo com dois Safety-Car seguidos (sendo um devido a um forte acidente com Philippe Haezebrouck, que saiu ileso do Norma M200P – Judd) acabando com a confortável vantagem do Audi nº3, problemas com os carros nº1 e nº4 garantiram dois turnos finais tranquilos para Dumas.

Após seis horas de prova e 160 voltas, Dumas/Duval/Gene venceram com 46 segundos de vantagem sobre Fassler/Lotterer/Treluyer (que tiveram que fazer um pit stop, para troca de pneus, na parte final). Bonanomi/Jarvis, com uma volta de atraso, terminaram em 3º. Com um pneu furado, Jarvis teve que entrar nos pits, na parte final.

Pole-position, o trio tom Kristensen/Allan McNish/Dindo Capello (Audi R18 e-tron quattro) terminou em 4º, após vários problemas (troca do nariz do carro, escapada da pista de McNish, pneu furado e stop-and-go por infração nos pits).
 
Os dois trios da Rebellion (Lola B12/60 Coupé – Toyota)foram os melhores não Audi. Nicolas Prost/Neel Jani/Nick Heidfeld terminaram em 5º, seguidos pelos parceiros Andrea Belicchi/Harald Primat. Os sete primeiros carros pertencem a Classe LMP1.  Â

A dupla Sam Hancock/Simon Dolan (Jota/Zytek Z11SN – Nissan) venceu na Classe LMP2. Â

Pela Classe LMGTE-Pro vitória da dupla Marc Lieb/Richard Lietz (Felbermayr/ Porsche 911 RSR (997)). O brasileiro Jaime Melo (Luxury/ Ferrari F458 Italia), em dupla com o francês Frédéric Makowiecki terminou em 3º na classe.

O trio Nicolas Armindo/Raymond Narac/Anthony Pons (Imsa/ Porsche 911 RSR 997) venceu na Classe LMGTE-Am. O brasileiro Fernando Rees (Larbre/ Chevrolet Corvette C6-ZR1) em trio com os franceses Patrick Bornhauser/ Julien Canal, terminou em 4º na classe.

A próxima etapa acontece em Silverstone, no dia 26 de agosto.

Final:

1.  P1     Dumas/Duval/Gene   Audi  160 voltas em  6h00m22.708
2.  P1     Fassler/Lotterer/Treluyer   Audi (e-tron)  + 46.801
3.  P1     Bonanomi/Jarvis  Audi  + 1 volta
4.  P1     Capello/Kristensen/McNish  Audi (e-tron)  + 1
5.  P1     Prost/Jani/Heidfeld Rebellion Lola-Toyota  + 4
6.  P1     Belicchi/Primat Rebellion Lola-Toyota  + 5
7.  P1     Leventis/Watts/Kane  Strakka HPD  + 6
8.  P2     Dolan/Hancock  Jota Zytek-Nissan  + 9
9.  P2     Martin/Kerr/Graves  ADR-Delta ORECA-Nissan  + 9
10.  P2     Firth/Hughes/Hartley  Murphy ORECA-Nissan + 9
11.  P2     Heinemeir Hansson/Leinders  OAK Morgan-Judd + 10
12.  P1     Brabham/Chandhok/Dumbreck  JRM HPD  + 10
13.  P2     Clarke/Briere/Petersen  Boutsen Ginion ORECA-Nissan  + 11
14.  P2     Giroix/Jousse/Johansson  Gulf Lola-Nissan + 12
15.  P1     Bourdais/Minassian  Pescarolo Dome-Judd  + 13
16.  P2     Zugel/Gonzalez/Julian  Greaves Zytek-Nissan  + 13
17.  P2     Nicolet/Lahaye/Pla  OAK Morgan-Judd  + 16
18.  GTE P  Lieb/Lietz   Felbermayr Porsche  + 16
19.  GTE P  Fisichella/Bruni  AF Corse Ferrari  + 16
20.  GTE P  Makowiecki/Melo  Luxury Ferrari  + 17
21.  GTE P  Bertolini/Beretta  AF Corse Ferrari  + 19
22.  GTE A  Armindo/Narac/Pons  Imsa Porsche  + 21
23.  P2     Ihara/Deletraz  Gulf Lola-Nissan   + 21
24.  GTE A  Ried/Roda/Ruberti  Felbermayr Porsche   + 21
25.  P2     Perez Companc/Ayari/Kaffer  Pecom ORECA-Nissan  + 21
26.  GTE A  Perazzini/Cioci/Griffin  AF Corse Ferrari  + 22
27.  GTE A  Bornhauser/Canal/Rees  Larbre Corvette  + 23
28.  GTE A  Ehret/Montecalvo/Jeannette  Luxury Ferrari  + 23
29.  P2     Moro/Weeda/Rossiter  Lotus Lola  + 23
30.  P2     Panciatici/Ragues/Rusinov  Signatech ORECA-Nissan  + 24
31.  GTE A  Camathias/Palttala/Daniels  JWA Porsche  + 26
32.  GTE A  Krohn/Jonsson/Rugolo  Krohn Ferrari  + 31
33.  P2     Mailleux/Lombard/Tresson  Signatech ORECA-Nissan  + 32
34.  P2     Potolicchio/Dalziel/Sarrazin   HPD ARX 03b-Honda  + 37

Retirements:

P1     Moreau/Baguette/Kraihamer   OAK Pescarolo-Judd   151 voltas
P2     Holzer/Schultis/van der Zande  Lotus Lola  124
P2     Thirion/Haezebrouck   Extreme Limite Norma-Judd  83
P2     Frey/Hirschi/Meichtry   Race Performance ORECA-Judd  45
GTE A  Belloc/Bourret  Larbre Corvette  39
GTE P  Fernandez/Mucke/Turner  Aston Martin  11
GTE A  Kauffman/Vickers/Aguas  AF Waltrip Ferrari  0