A Toyota, com a dupla Alexander Wurz/Nicolas Lapierre conquistou neste sábado (13/04), em Silverstone, na Inglaterra, a pole-position para a etapa de abertura do Campeonato Mundial de Endurance (WEC, em Inglês). Devido a um problema no sistema de cronometragem, o resultado definitivo só foi confirmado cerca de uma hora e meia depois do final da sessão.
Com o tempo do grid sendo baseado na média dos tempos das duas melhores voltas de cada piloto, Wurz/Lapierre, a bordo do Toyota TS030 HYBRID #7, garantiram a pole com o tempo de 1m48s021.
O segundo Toyota, com o trio Anthony Davidson/Sebastien Buemi/Stephane Serrazin completa a dobradinha da equipe japonesa.
O trio Tom Kristensen/Loic Duval/Allan McNish (Audi) alinha em terceiro, seguido pelo trio Nicolas Prost/Neel Jani/Nick Heidfeld (Rebellion Lola-Toyota. Os seis primeiros no grid são da Classe P1
O brasileiro Antonio Pizzonia (Delta-ADR ORECA-Nissan), estreando na categoria, alinha na pole-position na Classe P2. Ele tem como parceiros os britânicos Tor Graves e James Walker. No geral alinham na 7ª posição.
“Foi uma classificação movimentada, pois 30 segundos antes de abrir o box começou a chover, mas parou. Quando fui para a pista, estava mais seco e resolvi dar uma volta a mais e isso funcionou. É muito legal estrear com uma pole position e deixar uma marca boa. É uma corrida longa, de seis horas, mas começar assim é sempre bom. É minha primeira corrida no WEC e terei muitas novidades pela frente. Será ritmo de classificação do começo ao fim”, comentou o “Jungle Boy”.
Outro brasileiro, Bruno Senna (Aston Martin) também alinha na pole, na Classe GTE Pro. Ele divide a condução do Vantage GTE com o alemão Stefan Mucke e o britânico Darrren Turner. No geral alinham na 11ª posição.Â
“Foi uma classificação difÁcil, porque o asfalto estava praticamente seco, mas em alguns trechos e nas zebras ainda estava molhado”, comentou Senna. “Como eles têm mais experiência com o carro e andaram mais nos treinos, a tendência é que eu seja o segundo a pilotar”, afirmou Bruno.
Outro brasileiro, Fernando Rees (Larbre Corvette) alinha na quinta posição na Classe GTE Amo geral, na 24ª no geral. Ele divide a condução do carro com os franceses Julien Canal e Patrick Bornhauser.
A prova de seis horas de duração acontece Á s 8h do domingo, com todas as atividades podendo ser acompanhadas em tempo real por meio do site http://live.fiawec.com.
Grid:
1. P1 Wurz/Lapierre Toyota 1m48s021
2. P1 Davidson/Buemi/Sarrazin Toyota 1m49s995
3. P1 Kristensen/Duval/Mcnish Audi 1m51s283Â
4. P1 Prost/Jani/Heidfeld Rebellion Lola-Toyota 1m52s124
5. P1 Lotterer/Treluyer/Fassler Audi 1m53s488
6. P1 Belicchi/Beche/Cheng Rebellion Lola-Toyota 1m53s835
7. P2 Graves/Pizzonia/Walker Delta-ADR ORECA-Nissan 1m55s148
8. P2 Pla/Heinemeier Hansson/Brundle OAK Morgan-Nissan 1m57s629
9. P2 Rusinov/Martin/Conway Delta-ADR ORECA-Nissan 1m57s697
10. P2 Baguette/Gonzalez/Plowmann OAK Morgan-Nissan 1m58s729
11. GTE P Turner/Mucke/Senna Aston Martin 2m00s566
12. GTE P Dalla Lana/Makowiecki/Lamy Aston Martin 2m00s772
13. GTE A Goethe/Hall/Campbell-Walter Aston Martin 2m01s158
14. GTE P Bergmeister/Pilet/Bernhard Manthey Porsche 2m01s308
15. GTE P Lieb/Lietz/Dumas Manthey Porsche 2m01s452
16. GTE P Bruni/Fisichella AF Ferrari 2m01s512
17. GTE A Nygaard/Poulsen/Simonsen Aston Martin 2m01s544
18. P2 Holzer/Kraihamer/Charouz Lotus-Praga 2m01s555
19. GTE P Kobayashi/Vilander AF Ferrari 2m01s803
20. P2 Weeda/Liuzzi/Bouchut Lotus-Praga 2m02s144
21. GTE A Gerber/Griffin/Cioci AF Ferrari 2m02s396
22. P2 Perez Companc/Minassian/Kaffer Pecom ORECA-Nissan 2m02s454
23. GTE A Potolicchio/Aguas/Peter 8Star Ferrari 2m02s513
24. GTE A Bornhauser/Canal/Rees Larbre Corvette 2m02s862
25. P2 Imperatori/Howson/Ka To KCMG Morgan-Nissan 2m02s991
26. GTE A Narac/Bourret/Vernay IMSA Porsche 2m04s176
27. P2 Dyson/Marsal/Kimber-Smith Greaves Zytek-Nissan 2m04s491
28. GTE A Krohn/Jonsson/Mediani Krohn Ferrari 2m05s482
29. P2 Nicolet/Merlin OAK Morgan-Nissan 2m10s475
30. P1 Leventis/Watts/Kane Strakka HPD sem tempo