WEC: Venezuelano vence “em casa” na LMP2

Fisichella/Bruni ganham na LMGTE-Pro e brasileiro Fernando Rees na LMGTE Am

O World Endurance Championship – WEC, fez sua quinta etapa neste sábado (15) em Interlagos. A equipe Starworks Motorsports se consagrou vencendo na categoria LMP2 a primeira corrida do mundial disputada em São Paulo. O piloto venezuelano Vicente Potolicchio, ao lado dos seus companheiros Ryan Dalziel e o ex-piloto de Fórmula 1, Stéphane Sarrazin, venceu e abriu uma boa vantagem no campeonato.

O venezuelano destacou que a corrida é a mais próxima de seu paÁ­s natal, então ele se tente em casa. “Ficamos na pole e São Paulo é o evento mais próximo de casa para mim. Estou muito feliz. Quanto a corrida, no inÁ­cio o time estava escondendo de mim que eu estava chegando nos lÁ­deres. Comecei a me aproximar do primeiro colocado e ele não está brigando conosco no campeonato. Não tÁ­nhamos experiência aqui e o Sarrazin nos ajudou muito”, disse Potolicchio.

Sarrazin lembrou que o final de semana foi perfeito. “Desde o começo o carro estava bom, fizemos um bom trabalho com a pole, tivemos ritmo bom e desde o inÁ­cio e fomos em busca da liderança. Foi um fim de semana perfeito. Tudo um sonho”, disse Stéphane. Dalziel também exaltou a constância na corrida. “Nosso ritmo foi sempre forte enquanto os outros começaram a cair de desempenho. Ficamos desapontados em Silverstone, mas foi um grande dia aqui para o time”, contou Ryan.

Na categoria LMGTE-Pro os vencedores foram os italianos Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni, que levaram a Ferrari 458 Italia da equipe AF Corse ao lugar mais alto do pódio, após seis horas de luta intensa com o Aston Martin Vantage V8 da dupla Stefan Mücke e Darren Turner, que parou para abastecer a quatro voltas do final. “Não tÁ­nhamos certeza se eles fariam uma parada a mais e foi o que aconteceu. A disputa foi apertada e estou bastante feliz porque não achava que poderÁ­amos vencer. Tudo deu certo para nós e conseguimos a vitória”, disse Bruni.

Fisichella finalmente pode comemorar uma vitória em Interlagos. “Estive várias vezes no pódio aqui e foi onde conquistei meu primeiro triunfo na Fórmula 1. Não pude celebrar totalmente, mas uma semana depois recuperei o troféu. Quanto a corrida de hoje, foi uma prova boa, difÁ­cil, mas nosso ritmo era bom o suficiente para conseguir manter o Aston Martin atrás de nós. Tudo foi muito bom, um grande trabalho de todos. No pódio hoje, recuperei um pouco daquela festa perdida”, exclamou o piloto da Ferrari.

O brasileiro Fernando Rees conquistou mais uma importante vitória na categoria LMGTE-Am e deixou sua equipe perto do tÁ­tulo. “Com esse resultado podemos ser campeões já no Bahrein. SabÁ­amos que precisarÁ­amos lutar para nos recuperar da quarta colocação. Foi bom se pensarmos que os lÁ­deres bateram no inÁ­cio. Conseguimos passar o Porsche e abrimos vantagem. Foi uma prova confortável depois disso e vencer na frente da minha famÁ­lia e do meu povo é especial”, contou Rees.

Julien Canal gostou do empenho de seus companheiros em conquistar posições. “No inÁ­cio eu fiquei eu estava surpreso com o ritmo do Patrick e do Fernando, que foi bastante importante para nós pensando em Interlagos. O agradeço por isso. Conseguimos ser rápidos e ser constantes para vencer”, comentou Canal. Já Patrick Bornhauser ficou feliz com a vitória e com o carro. “Confiei nos meus companheiros, na equipe e no carro. Deu tudo certo para nós e o resultado não poderia ser melhor”, disse Patrick. A próxima etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro no Bahrein.