WRC: Dia longo e difícil para os brasileiros na Finlândia

(Nobre e Paula tem diferencial quebrado na parte da manhã e pneu furado a tarde, mas continuam vivos no Rally dos 1000 Lagos)

O Rally da Finlândia teve uma sexta-feira (30/07) extenuante para pilotos e navegadores. Sendo uma das etapas mais tradicionais do Campeonato Mundial de Rali (WRC), a competição também conhecida como Rally dos 1000 Lagos contou com dez Especiais realizadas hoje. A única dupla brasileira presente na competição, Paulo Nobre e Edu Paula (Link Investimentos), além do cansaço tiveram de enfrentar alguns problemas para ficar na 13ª colocação da categoria P-WRC.

“Uma prova de WRC é disputada, normalmente, em três dias, sendo os dois primeiros dias com 80% da competição e o último com 20%. Aqui na Finlândia, como os dias tem quase vinte horas de duração, escurecendo às 23h00 e clareando as 3h00 da manhã nesta época do ano, eles fizeram o rali todo na Sexta e no Sábado, com apenas uma Super Especial que ocorreu na quinta-feira. Logo, hoje o dia começou cedo e terminou as 22h30 quando pusemos o carro no parque fechado. Estou, literalmente, morto! E amanhã será ainda mais puxado”, falou Nobre.

Nobre e Paula tiveram de lidar com uma falha mecânica no início do dia e um pneu furado a tarde, o que comprometeu o resultado desta sexta. “Na segunda Especial do dia, o diferencial traseiro quebrou e nos arrastamos nesta e nas outras duas Especiais da manhã, foi um perrengue! Mas sobrevivemos mesmo fazendo tudo em 4×2 e patinando cada vez que precisamos de torque! No apoio de meio de dia a equipe trocou o diferencial e a tarde tudo foi bem até um pneu furado no início da penúltima Especial do dia. Acabamos fazendo mais de 10km com o pneu furado. Foi um risco, mas deu certo! No último apoio do dia trocamos o diferencial dianteiro e isso nos custou cinco minutos de atraso, o que nos deu 50 segundos de penalização! Coisas de rali, mas não foi fácil!”, relatou o piloto brasileiro.

Conhecido por suas Especiais de alta velocidade e vários saltos, o Rally da Finlândia trouxe muita emoção para os brasileiros. “Passamos por um salto “assassino” que tinha numa Especial da manhã. Na primeira passada economizei tudo, já na segunda vez me atirei um pouco e voamos gostoso, nada que pudesse capotar de frente, foi na medida para um vôo com aterrizagem nas quatro rodas. Animal! Outro fato marcante foi um trecho de alta seguido de uma subida com curva fechada. Faltou um ‘breca’ no levantamento, pois ali foi no limite para uma escapada para cima das árvores!”, concluiu o piloto.

Essa sexta-feira foi marcada pelo forte acidente do ídolo local Mikko Hirvonen. Ao lado do navegador Jarmo Lehtinen, o finlândes capotou seu Ford Focus durante a 4ª Especial do dia, quando liderava a competição. Na aterrissagem de um salto, Hirvonen tocou com a roda traseira esquerda em um barranco e capotou violentamente por cinco vezes. Apesar do susto, tanto piloto quanto navegador saíram ilesos. A liderança geral do Rali está com o outro finlandês da Ford, Jari-Matti Latvala. O norueguês Petter Solberg, com um Citroen aparece em 2º lugar, 9s1 atrás do líder.

Neste sábado, o Rally da Finlândia chegará ao fim com a realização de oito Especiais. Serão percorridos mais de 646 km, sendo que 162 km serão de trecho cronometrado e 483 km de deslocamento.

A classificação da categoria P-WRC no Rally da Finlândia, após 11 Especiais realizadas:

1º Ott Tänak/Kuldar Sikk (Mitsubishi Lancer Evo X), 1h17min06s9

2º Patrik Flodin/Göran Bergström (Subaru Impreza), a 1min33s0

3º Hayden Paddon/John Kennard (Mitsubishi Lancer Evo X), a 1min33s7

4º Jukka Ketomäki/Kai Risberg (Mitsubishi Lancer Evo X), a 2min07s0

5º Anders Grondal/Veronica Engan (Subaru Impreza), a 2min49s0

6º Reijo Muhonen/Miika Teiskonen (Mitsubishi Lancer Evo X), a 5min58s2

7º Alex Raschi/Rudy Pollet (Mitsubishi Lancer Evo X), a 6min05s8

8º Martin Semerad/Michael Ernst (Mitsubishi Lancer Evo IX), a 9min34s6

9º Rui Wang/Yiping Chen (Subaru Impreza), a 10min06s5

10º Nicholai Georgiou/Matar Joseph (mitsubishi Lancer Evo X), a 10min23s1

13º Paulo Nobre/Edu Paula (Mitsubishi Lancer Evo X), a 12min36s5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *