WRC: Nobre e Paula completam Rally de Monte Carlo e pontuam entre as equipes

Dupla brasileira cumpriu o objetivo de chegar ao fim da lendária prova que abriu o calendário 2012 do WRC

Terminou na manhã deste domingo (22/01), o Rally de Monte Carlo, primeira etapa do Campeonato Mundial de Rally de 2012. Única dupla brasileira presente na competição, Paulo Nobre e Edu Paula completaram a prova na 20ª colocação a bordo de seu Mini Cooper e marcaram dois pontos na disputa entre as equipes, na qual estão inscritos pela Palmeirinha Rally. A vitória ficou com o nove vezes campeão mundial, o fracês Sebastien Loeb, e seu navegador, o monaguesco Daniel Elena.

O dia final do Rally de Monte Carlo foi apenas uma apresentação para o público nas ruas do Principado de Mônaco, já que contou somente com a disputada de uma Especial, o Power Stage, com pouco mais de cinco quilometros de extensão, onde Nobre/Paula completou na 16ª posição.

Estreando no Rally de Monte Carlo, Nobre e Paula são os primeiros brasileiros a chegar ao final da prova a bordo de um carro do WRC. Depois de muitos problemas de adaptação às estradas com finas camadas de gelo e neve, a estratégia conservadora da dupla valeu a pena. “Eu acho que não tenho a exata noção do que conseguimos hoje! Mas só sei que foi um dos ralis mais difíceis, senão o mais difícil que já fiz. Apesar de não andar no rítmo das feras, esse era o mais rápido que consegui andar e sabia que a qualquer momento a prova podia acabar, bastava ter um gelo inesperado em uma curva ou estar mais liso do que o esperado num ponto de frenagem, isso fora o problema de administrar o uso dos freios para não ficar sem eles! Em suma, estou supersatisfeito com o resultado.”, comemorou Palmeirinha. “Fora a honra de ter feito e concluído um rali com essa magnitude. O importante é que foi um grande aprendizado e isso ninguém nos tira”, finalizou Nobre.

O navegador Edu Paula também estava esfuziante com o feito de hoje. “Simplesmente terminamos o rali mais famoso do mundo, não precisa dizer mais nada”, pontuou.

Solberg punido – O norueguês Petter Solberg foi pego dirigindo seu Ford Fiesta de competição acima do limite de velocidade das ruas de Mônaco na noite de sábado e foi suspenso de maneira retroativa no Rally da Suécia. Isso quer dizer que o piloto da Ford participará da próxima etapa do WRC, mas se até o final do ano ele repetir a infração, será desclassificado da etapa sueca do torneio.

Resultado do Rally de Monte Carlo após 18 Especiais
1º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroen DS3), 4h32min39s9
2º Dani Sordo/ Carlos Del Barrio (Mini Cooper), a 2min45s5
3º Petter Solberg/Chris Patterson (Ford Fiesta), a 3min14s2
4º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroen DS3), a 4min06s8
5º Evgeny Novikov/Denis Giraudet (Ford Fiesta), a 6min03s4
6º François Delecour/Dominique Savignoni (Ford Fiesta), a 7min47s9
7º Pierre Campana/ Sabrina de Castelli (Mini Cooper), a 8min31s4
8º Ott Tanak/Kuldar Sikk (Ford Fiesta), a 10min34s6
9º Martin Prokop/Zdenek Hruza (Ford Fiesta), a 16min10s7
10º Armindo Araújo/Miguel Ramalho (Mini Cooper), a 16min16s6
20º Paulo Nobre/Edu Paula (Mini Cooper), a 38min59s7

Classificação do Campeonato
Pilotos
1º Sebastien Loeb, 28 pontos
2º Dani Sordo, 18
3º Petter Solberg, 15
4º Mikko Hirvonen, 14
5º Evgeny Novikov, 11
6º François Delecour, 8
7º Pierre Campana, 6
8º Ott Tanak, 4
9º Martin Prokop, 2
10º Armindo Araújo, 1 ponto

Equipes
1º Citroen Total Wordl Rally Team, 37 pontos
2º Mini WRC Team, 26
3º M-Sport Ford World Rally Team, 16
4º Ford World Rally Team, 15
5º Armindo Araújo World Rally Team, 4
6º Palmeirinha Rally, 2 pontos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *