WSR: Mário Romancini assina com a Epsilon Euskadi

Piloto brasileiro correrá pela equipe espanhola Epsilon Euskadi e espera terminar a temporada como melhor estreante.

Atual vice-campeão da F3 Sul-americana, Mário Romancini terá um novo desafio em 2008. O piloto de 20 anos parte para o automobilismo europeu onde disputará a World Series by Renault V6 3.5, defendendo a equipe espanhola Epsilon Euskadi.


Criada em 2005 da fusão da F-Renault V6 e da World Series by Nissan, a categoria é a máxima do universo das WSR e é considerada, juntamente com a GP2, o último estágio antes da Fórmula 1. Nela já passaram pilotos de destaque como Robert Kubica, Ricardo Zonta, Sebastian Vettel, Heikki Kovalainen, entre outros.


Romancini iniciou sua carreira no kart em 2002 e nunca mais parou, tendo disputado diversos campeonatos. Em 2006 o paulista teve seu primeiro contato com monopostos ao ingressar na F-Renault Brasileira onde conquistou o título de melhor estreante. No ano seguinte, já na F3 Sul-americana, o piloto sagrou-se vice-campeão (mesmo não tendo disputado duas corridas) e mais uma vez foi o melhor estreante.


“Sempre confiei em mim e sabia que se eu tivesse uma chance entraria na World Series. As categorias européias são as mais competitivas, mas isso não me assusta e meu principal objetivo é terminar o ano como melhor estreante”, afirmou Mário.


O primeiro contato que o paulista teve com a nova categoria aconteceu em novembro de 2007, quando testou pelas equipes Prema Powerteam e Tech 1 Racing, em Paul Ricard, na França, e no fim do mesmo mês pela Epsilon, em Valência, na Espanha.


“No início achei que a mudança da F3 para a WSR seria muito difícil pela diferença de potência entre os motores, mas depois de algumas voltas me acostumei com a velocidade e tentei me focar ao máximo nas reações do carro; bem diferentes do F3 pelo tamanho dos pneus e principalmente do próprio carro. Escolhi a Epsilon pelo histórico da equipe (campeã em 2005 com Robert Kubica). Gostei do ambiente, me senti bem e achei todos muito profissionais”, avaliou o paulista.


“Nós acompanhamos o progresso do Mário em seu primeiro teste em Paul Ricard no final do ano passado. Ele se saiu muito bem e em seguida realizou os testes com a Epsilon. Nós não avaliamos apenas os tempos registrados, mas também como seria o feed back do piloto com o engenheiro. Ficamos satisfeitos com o resultado e imediatamente o consideramos como um forte candidato para a equipe”, disse Santiago García, chefe de operações da Epsilon Euskadi, e completou: “2008 será um ano de aprendizado no qual Mário progredirá gradativamente. É importante que, primeiramente, ele aprenda os traçados e o comportamento do carro para depois acelerar. Dessa forma, ele estará preparado para disputar o título em 2009”, ponderou.


Romancini terá também uma grande responsabilidade já que será o primeiro piloto brasileiro na equipe espanhola. “Muitos dos pilotos mais velozes do automobilismo vieram do Brasil e esperamos que a Epsilon possa ajudar o Mário a se tornar um dos melhores”, finalizou Garcia.


Para 2008, o monoposto visto nas últimas temporadas será substituído para se aproximar do nível de competição da GP2 e o antigo motor de 425 cv passará a contar com 500 cv.


“Ainda não sei quem serão meus principais adversários, terei uma boa idéia disso após os primeiros testes deste ano, já com o novo carro. Mas, com certeza, os pilotos mais experientes terão mais vantagens”, concluiu Romancini que juntamente com Carlos Iaconelli será o segundo brasileiro na categoria nesta temporada.


O primeiro teste coletivo com o novo modelo vai acontecer no dia 4 de março, em Valência.


Confira o calendário 2008 da World Series by Renault (rodada dupla):


26 e 27 de abril: Monza (Itália)
3 e 4 de maio: Spa-Francorchamps (Bélgica)
24 e 25 de maio: Mônaco
7 e 8 de junho: Silverstone (Inglaterra)
5 e 6 julho: Hungaroring (Hungria)
30 e 31 de agosto: Nürburgring (Alemanha)
6 e 7 de setembro: Le Mans (França)
27 e 28 setembro: Estoril (Portugal)
18 e 19 de outubro: Barcelona (Espanha)

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