WTCC: Augusto Farfus tenta alcançar liderança do WTCC neste domingo

Terceiro no campeonato, brasileiro terá 80 quilos de lastro na etapa da República Tcheca.


O brasileiro Augusto Farfus Júnior, piloto da Alfa Romeo no Campeonato Mundial de Turismo (FIA WTCC), vive um momento especial na categoria. Pela primeira vez, ele venceu duas vezes numa mesma temporada, o que mostra o amadurecimento dele no principal campeonato de turismo do mundo. As conquistas vieram nas etapas de Monza (Itália), na abertura no Campeonato, e em Puebla (México), no mês passado.



Ele tenta a segunda vitória consecutiva nas etapas deste domingo (3), dia em que completa 23 anos, no Autódromo de Brno, na República Tcheca. As corridas abrem a segunda fase européia da categoria. Depois destas provas, o campeonato segue para Turquia e Espanha, antes da prova final no circuito de rua de Macau, onde Farfus venceu em 2005.



Além de ter que enfrentar os pilotos da Seat e BMW, principais adversários dele no ano, o paranaense tem um novo oponente: o lastro. Por causa do regulamento, ele terá que carregar 80 quilos a mais em seu Alfa Romeo – lastro máximo na categoria.



O líder do Campeonato, James Thompson terá 70 quilos de peso extra em seu Seat, dez a mais que o vice-líder Andy Priaulx, da BMW. “Numa categoria equilibrada como essa qualquer diferença de peso interfere no desempenho”, explica o brasileiro. “Mesmo assim, vou entrar na pista com o objetivo de chegar à liderança do Campeonato”, diz.



Outro ponto negativo para Farfus é que a BMW tem um histórico de conquistas na pista tcheca. Entre 2001 e 2004, foram quatro vitórias dos modelos da montadora alemã, contra duas da Alfa Romeo. De quebra, o atual campeão, Priaulx, detém o recorde da pista em provas. Em treino classificatório, o recorde é de Rickard Rydell, da Seat.



As etapas deste domingo contarão com a estréia de três pilotos. O belga Vincent Radermecker e o alemão Rainer Bastuck entram na pista a bordo de dois Chevrolet Lacetti da equipe suíça Maurer Motorsport, que disputa com esses mesmos carros a ADAC Procar Series, na Alemanha. Outro estreante será o jovem Philip Geipel, piloto alemão de 19 anos, que, pela primeira vez na história da categoria, colocará na pista um Toyota Corolla T-Sport.



As atividades em Brno começam nesta sexta-feira (1º), com a realização de uma sessão de 30 minutos de teste. Os dois treinos livres, com meia hora de duração cada, acontecem no sábado, pouco antes do treino classificatório, marcado para às 15 horas. No domingo, acontece o warm up e as duas corridas, que terão transmissão ao vivo pelo canal a cabo BandSports e pelo site
www.fiawtcc.com.


 


 


CLASSIFICAÇÃO APÓS 12 ETAPAS – 10 PRIMEIROS

1 – James Thompson – SEAT – GBR – 49 pontos


2 – Andy Priaulx – BMW – GBR – 46 pontos
3 – Augusto Farfus Jr – ALFA ROMEO – BRA – 46 pontos


4 – Rickard Rydell – SEAT – SUE – 41 pontos
     Gabriele Tarquini – SEAT – ITA – 41 pontos
6 – Dirk Müller – BMW – ALE – 40 pontos


7 – Yvan Muller – SEAT – FRA – 33 pontos


8 – Peter Terting – SEAT – ALE – 32 pontos


9 – Jorg Müller – BMW – ALE – 30 pontos
10 – Jordi Gené – SEAT – ESP – 24 pontos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *