WTCC: BMW vence as duas provas em Oschersleben

A BMW, com o modelo 320si, venceu neste domingo (06/09), em Oschersleben, na Alemanha, as duas provas da 9ª rodada dupla da temporada. O inglês Andy Priaulx, da RBM, venceu a primeira prova, com o brasileiro Augusto Farfus, da Schnitzer, faturando a segunda prova. O italiano Gabriele Tarquini, da Seat, com um segundo e um terceiro lugar, assumiu a liderança do campeonato, com 91 pontos, um a mais do que Farfus.

Priaulx venceu a primeira prova, com a dupla da Seat, o italiano Gabriele Tarquini e o sueco Rickard Rydell, completando o pódio.

Largando da 14ª posição, devido à mudança do tempo durante o treino classificatório, Priaulx fez uma grande largada. O inglês ganhou mais posições, ao evitar a confusão iniciada pela rodada do italiano Alessandro Zanardi, numa BMW 320si da Roal, que acabou tocado por Farfus na primeira curva.

Tarquini liderava seguido pelos Seat do holandês Tom Coronel, e Rydell. Priaulx superou Coronel e Rydell, indo para cima de Tarquini. Na última curva da 6ª volta Priaulx, por dentro, superou o italiano, assumindo a liderança.

Priaulx controlou o restante da prova, fazendo a melhor volta sendo meio segundo mais rápido do que os demais. Tarquini com a segunda posição assumiu a liderança do campeonato, graças ao abandono do então líder, e atual campeão, o francês Yvan Muller, da Seat. Muller foi ultrapassado por Farfus, pela 10ª posição, na segunda volta, saindo a da pista, e quebrando a roda dianteira direita e a suspensão.

Rydell foi o 3º, seguido por Coronel. A luta pela 5ª posição, entre o italiano Nicola Larini, num Chevrolet Cruze da RML, Farfus e o holandês Jaap van Lagen, num Lada Priora da Lada. Na última curva da derradeira volta Larini tocou no Lada de van Lagen, que foi parar na brita.

Larini terminou em 5º, mas foi punido após a prova, pelo toque em van Lagen, e com os 30 segundos de acréscimo ao seu tempo final, caiu para 15º. Farfus passou para a 5ª posição. Stefano D’Aste, numa BMW 320si da Wiechers, em 6º, venceu entre os pilotos independentes.

Farfus venceu a segunda prova, fazendo a dobradinha da BMW com Priaulx. Tarquini completou o pódio.

Largando da terceira posição, o brasileiro rapidamente assumiu a liderança. Na curva um da segunda volta Farfus ultrapassou D’Aste, pela segunda posição. Três voltas depois, no mesmo ponto, o piloto da BMW superou o alemão Franz Franz Engstler, numa BMw 320si da Engstler, assumindo a primeira posição.  Até o final da prova Farfus não foi incomodado.

D’Aste recebeu um drive-through, com Engstler tendo problemas em sua BMW, abandonando na 8ª volta, com Priaulx e Tarquini passando para a 2ª e 3ª posição.

Farfus venceu com 0s644 de vantagem sobre Priaulx. Tarquini foi o 3º. Parceiro de equipe Farfus, o alemão Jörg Müller, terminou em 4º, seguido pelo mexicano Sergio Hernandez, numa BMw 320si da Roal. Larini foi o 6º, com Yvan Muller, após largar em 21º, em 7º, somando dois pontos. Coronel, em 8º, venceu entre os pilotos independentes.

Tarquini é o novo líder da temporada, com 90 pontos, um a mais do que Farfus. Yvan Muller caiu para 3º, com 84.

A próxima rodada dupla acontece no dia 20 de setembro, em Imola, na Itália.

Final, prova 1:

1 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 22m52s547
2 – Gabriele Tarquini (Seat Leon Tdi) – Seat – 3″939
3 – Rickard Rydell (Seat Leon Tdi) – Seat – 6″350
4 – Tom Coronel (Seat Leon) – Sunred – 15″398
5 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 22″553
6 – Stefano d’Aste (BMW 320si) – Wiechers – 22″749
7 – Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 23″044
8 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Roal – 23″392
9 – Tom Boardman (Seat Leon) – Sunred – 31″979
10 – Jaap van Lagen (Lada Priora) – Lada – 32″059
11 – Marin Colak (Seat Leon) – Colak – 33″376
12 – Kristian Poulsen (BMW 320si) – Engstler – 33″596
13 – Philip Geipel (BMW 320si) – Engstler – 36″101
14 – Jean-Marie Clairet (Seat Leon) – Sunred – 36″557
15 – Nicola Larini (Chevrolet Cruze) – RML – 52″502 *
16 – Kirill Ladygin (Lada Priora) – Lada – 1’19″407
17 – Alessandro Zanardi (BMW 320si) – Roal – 1 volta
18 – Alain Menu (Chevrolet Cruze) – RML – 2 voltas
19 – Tiago Monteiro (Seat Leon Tdi) – Seat – 3 voltas
* Punido com um Drive-though, convertido em um acréscimo de 30s no tempo, devido a batida com Van Lagen.

Volta mais rápida: Andy Priaulx (BMW) 1’36″754

Abandonos:

Michel Nykjaer (Chevrolet Lacetti) – Perfection – 7 voltas
Yvan Muller (Seat Leon Tdi) – Seat – 4 voltas
Viktor Shapolavov (Lada Priora) – Lada – 2 voltas
Jordi Gene (Seat Leon Tdi) – Seat – 2 voltas
Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 0 volta
Robert Huff (Chevrolet Cruze) – RML – 0 volta
Felix Porteiro (BMW 320si) – Proteam – 0 volta
Jason Watt (Seat Leon) – Bygma – 0 volta

Final, prova 2:

1 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 22m58s530
2 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 0″644
3 – Gabriele Tarquini (Seat Leon Tdi) – Seat – 5″177
4 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 7″976
5 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Roal – 8″661
6 – Nicola Larini (Chevrolet Cruze) – RML – 13″596
7 – Yvan Muller (Seat Leon Tdi) – Seat – 18″835
8 – Tom Coronel (Seat Leon) – Sunred – 19″170
9 – Robert Huff (Chevrolet Cruze) – RML – 25″377
10 – Alain Menu (Chevrolet Cruze) – RML – 26″383
11 – Rickard Rydell (Seat Leon Tdi) – Seat – 26″787
12 – Tiago Monteiro (Seat Leon Tdi) – Seat – 29″148
13 – Tom Boardman (Seat Leon) – Sunred – 29″413
14 – Philip Geipel (BMW 320si) – Engstler – 29″957
15 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Proteam – 33″380
16 – Stefano d’Aste (BMW 320si) – Wiechers – 33″518
17 – Jean-Marie Clairet (Seat Leon) – Sunred – 33″609
18 – Michel Nykjaer (Chevrolet Lacetti) – Perfection – 35″008
19 – Jason Watt (Seat Leon) – Bygma – 35″321
20 – Jaap van Lagen (Lada Priora) – Lada – 36″193
21 – Marin Colak (Seat Leon) – Colak – 40″624
22 – Kristian Poulsen (BMW 320si) – Engstler – 55″944
23 – Kirill Ladygin (Lada Priora) – Lada – 2 voltas
24 – Viktor Shapolavov (Lada Priora) – Lada – 4 voltas

Volta mais rápida: Andy Priaulx (BMW) 1’37″350

Abandonos:

Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 8 voltas
Jordi Gene (Seat Leon Tdi) – Seat – 3 voltas
Alessandro Zanardi (BMW 320si) – Roal – 3 voltas

Campeonato, pilotos:
1.Gabriele Tarquini 91 pontos; 2.Augusto Farfus 90; 3.Yvan Muller 84; 4.Andy Priaulx 66; 5.Rickard Rydell 61; 6.Jorg Muller 58; 7.Robert Huff 54; 8.Tiago Monteiro,Sergio Hernandez 34; 10.Jordi Gene 32.

Campeonato, construtores:
1.Seat 235 pontos: 2.BMW 234; 3.Chevrolet 159; 4.Lada 68

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *