WTCC: Campeonato vem pela primeira vez ao Brasil

Pela primeira vez acontece no Brasil uma etapa do Campeonato Mundial de Carros de Turismo, uma das mais importantes e charmosas competições do calendário automobilÁ­stico internacional. As 9ª e 10ª etapas do WTCC 2006 serão disputadas no dia 2 de julho, domingo, no Autódromo Internacional de Curitiba. Ášnica equipe brasileira presente na prova, Tekprom entrará na pista curitibana com o jovem piloto Lucas Molo, atual bicampeão do Campeonato Brasileiro de Endurance.


Estreante na WTCC – Será a primeira vez que a Tekprom, que já obteve uma série de vitórias em provas importantes como a Mil Milhas e Endurance, participará da WTCC. “A corrida do dia 2 de julho significa muito para a equipe. Tivemos que nos estruturar para esta competição mundial, que conta com grandes feras do automobilismo (como Zanardi, o brasileiro Farfus, o campeão Nicola Larini, Morbidelli e Tarquini, da Fórmula 1), marcas poderosas, associadas a grandes montadoras. Estive na Europa em maio, acompanhei algumas etapas da WTCC, pesquisei, aprendi. E toda esta expertise será muito importante para a Tekprom, independente do resultado na competição”, conta Murilo Pilotto, chefe da equipe brasileira.

O carro da Tekprom que participará da corrida será o Alfa Romeo 156 N-TECNOLOGY. “O carro é praticamente igual aos outros Alfas que irão participar da WTCC. Foram necessárias alterações, pois ele é um carro que compete na Endurance, uma prova bem diferente, de resistência. Tivemos de fazer uma série de adaptações para que ele se adequasse Á s regras da WTCC”, revela Murilo Pilotto.

Lucas Molo – O piloto da Tekprom diz estar motivado para o desafio, encarado como uma excelente oportunidade para acumular experiência em competições de nÁ­vel internacional. “Costumo correr com a Ferrari 550. Andei com o Alfa apenas uma vez, mas me adaptei rápido ao carro”, conta. O piloto também fala sobre as vantagens e desvantagens dele em relação aos demais pilotos da WTCC. “Conheço muito bem a pista, o que considero uma vantagem. Ao mesmo tempo, a pista é muito curta e com poucas curvas, sendo fácil para os demais pilotos se acostumarem rápido com ela”. E Murilo ressalta: “só de estarmos presentes na WTCC já é uma vitória. Para a Tekprom, trata-se de uma ótima chance para continuar a crescer como equipe de automobilismo cada vez mais competitiva”.

Aos 22 anos, Lucas Molo tem um currÁ­culo que o coloca entre os mais promissores talentos do automobilismo brasileiro. Com passagem pela Fórmula 3, já participou de quatro edições das tradicionais Mil Milhas de Interlagos. A estréia no Brasileiro de Endurance foi em 2003, na prova 1000 Km de BrasÁ­lia. Na última prova da categoria, disputada no Autódromo de Interlagos, em dezembro, Lucas foi o vencedor, ao lado do outro piloto da equipe, Nelsinho.

. Tekprom será a única equipe representando o paÁ­s nesta que é uma das mais importantes e eletrizantes corridas do automobilismo mundial.

. Corrida é chamada de “Fórmula1 da categoria turismo” por conta do interesse que desperta no público de outros paÁ­ses e do apoio que recebe das grandes montadoras de carros esportes como BMW, Chevrolet, Alfa Romeo, Seat, entre outras.

. Com intervalo de cerca de meia hora, disputam-se duas corridas de 25 minutos cada, sendo que na segunda, a ordem de largada baseia-se na ordem de chegada da primeira. Oito primeiros colocados saem na ordem invertida, ou seja, o oitavo na primeira prova larga em primeiro na segunda.