WTCC: Campeonato vem pela primeira vez ao Brasil

Pela primeira vez acontece no Brasil uma etapa do Campeonato Mundial de Carros de Turismo, uma das mais importantes e charmosas competições do calendário automobilístico internacional. As 9ª e 10ª etapas do WTCC 2006 serão disputadas no dia 2 de julho, domingo, no Autódromo Internacional de Curitiba. Única equipe brasileira presente na prova, Tekprom entrará na pista curitibana com o jovem piloto Lucas Molo, atual bicampeão do Campeonato Brasileiro de Endurance.


Estreante na WTCC – Será a primeira vez que a Tekprom, que já obteve uma série de vitórias em provas importantes como a Mil Milhas e Endurance, participará da WTCC. “A corrida do dia 2 de julho significa muito para a equipe. Tivemos que nos estruturar para esta competição mundial, que conta com grandes feras do automobilismo (como Zanardi, o brasileiro Farfus, o campeão Nicola Larini, Morbidelli e Tarquini, da Fórmula 1), marcas poderosas, associadas a grandes montadoras. Estive na Europa em maio, acompanhei algumas etapas da WTCC, pesquisei, aprendi. E toda esta expertise será muito importante para a Tekprom, independente do resultado na competição”, conta Murilo Pilotto, chefe da equipe brasileira.

O carro da Tekprom que participará da corrida será o Alfa Romeo 156 N-TECNOLOGY. “O carro é praticamente igual aos outros Alfas que irão participar da WTCC. Foram necessárias alterações, pois ele é um carro que compete na Endurance, uma prova bem diferente, de resistência. Tivemos de fazer uma série de adaptações para que ele se adequasse às regras da WTCC”, revela Murilo Pilotto.

Lucas Molo – O piloto da Tekprom diz estar motivado para o desafio, encarado como uma excelente oportunidade para acumular experiência em competições de nível internacional. “Costumo correr com a Ferrari 550. Andei com o Alfa apenas uma vez, mas me adaptei rápido ao carro”, conta. O piloto também fala sobre as vantagens e desvantagens dele em relação aos demais pilotos da WTCC. “Conheço muito bem a pista, o que considero uma vantagem. Ao mesmo tempo, a pista é muito curta e com poucas curvas, sendo fácil para os demais pilotos se acostumarem rápido com ela”. E Murilo ressalta: “só de estarmos presentes na WTCC já é uma vitória. Para a Tekprom, trata-se de uma ótima chance para continuar a crescer como equipe de automobilismo cada vez mais competitiva”.

Aos 22 anos, Lucas Molo tem um currículo que o coloca entre os mais promissores talentos do automobilismo brasileiro. Com passagem pela Fórmula 3, já participou de quatro edições das tradicionais Mil Milhas de Interlagos. A estréia no Brasileiro de Endurance foi em 2003, na prova 1000 Km de Brasília. Na última prova da categoria, disputada no Autódromo de Interlagos, em dezembro, Lucas foi o vencedor, ao lado do outro piloto da equipe, Nelsinho.

. Tekprom será a única equipe representando o país nesta que é uma das mais importantes e eletrizantes corridas do automobilismo mundial.

. Corrida é chamada de “Fórmula1 da categoria turismo” por conta do interesse que desperta no público de outros países e do apoio que recebe das grandes montadoras de carros esportes como BMW, Chevrolet, Alfa Romeo, Seat, entre outras.

. Com intervalo de cerca de meia hora, disputam-se duas corridas de 25 minutos cada, sendo que na segunda, a ordem de largada baseia-se na ordem de chegada da primeira. Oito primeiros colocados saem na ordem invertida, ou seja, o oitavo na primeira prova larga em primeiro na segunda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *