WTCC: Farfus sai de Brno na liderança do campeonato

O brasileiro Augusto Farfus Júnior, de BMW 320si, é novamente lÁ­der do Mundial de Turismo da FIA, o WTCC, depois da rodada dupla em Brno, na República Tcheca. Ele somou um quarto e um segundo lugar nas provas. O espanhol Felix Porteiro e o alemão JÁ¶rg Müller, da BMW, foram os vencedores das provas. Ambos também de BMW 320si.

Felix Porteiro marcou a sua primeira pole na carreira, com o tempo de 2m11s584. O bi-campeão da categoria, e lÁ­der até esta etapa, o inglês Andy Priaulx, de BMW 320si, completou a primeira fila.


Farfus marcou o 6º tempo, mas por não respeitar a bandeira amarela durante a classificação, perdeu seu melhor tempo, caindo para 9º no grid. Seu companheiro de equipe, JÁ¶rg Müller, também foi punido pelo mesmo motivo, caindo de 3º para 7º.


E depois de termos apenas carros da BMW, SEAT e Alfa-Romeo, o alemão Philip Geipel se inscreveu para a prova com um Toyota Corolla. Marcou o penúltimo tempo para o grid.


Depois de largar na pole, Porteiro conquistou sua primeira vitória na categoria, com apenas 0s259 de vantagem para JÁ¶rg Müller. O italiano Alessandro Zanardi conquistou seu primeiro pódio na temporada, ao chegar em 3º. Farfus foi o 4º colocado. Todos com modelos 320si da BMW.


A prova teve a entrada do Safety-Car logo na primeira volta, devido a um toque de Stefano D’Aste em Priaulx. O italiano continuou na prova com inglês abandonando na hora. Na mesma volta Tom Coronel e Luca Rangoni, se tocaram, com Coronel saindo da prova. O safety-Car voltou para os boxes na 3º volta.


O suÁ­ço Alain Menu, de Chevrolet Lacetti, garantiu a pole-position para a 2º prova, ao chegar na 8º posição.


Logo na primeira volta um choque entre Menu e Zanardi fez o suÁ­ço terminar na brita, abandonando a prova. O italiano levou um stop and go de dez segundos, tendo que retornar depois aos boxes para consertar uma roda avariada no choque. O italiano Gabriele Tarquini foi a liderança, mas logo foi superado por Farfus e Müller.


Priaulx, que por causa da batida na primeira corrida largou em último conquistou um importante 7º lugar.


Farfus retornou a liderança do campeonato, somando 53 pontos, quato a mais do que JÁ¶rg Müller. Priaulx caiu para 3º, com 44. Larini é o primeiro não BMW, em 4º, com 32 pontos.


A próxima rodada dupla acontece no dia 8 de julho, no Porto, em Portugal.


Grid:
1. Felix Porteiro (BMW 320si) – Ravaglia – 2’11″584
2. Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 2’11″949
3. Alex Zanardi (BMW 320si) – Ravaglia – 2’12″145
4. Jordi Gené (Seat Leon) – Seat – 2’12″376
5. Pierre Yves Corthals (Seat Leon) – Exagon – 2’12″607
6. Alain Menu (Chevrolet Lacetti) – RML – 2’12″669
7. Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 2’12″042 *
8. Luca Rangoni (BMW 320si) – Proteam – 2’12″752
9. Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 2’12″406 *
10. Gabriele Tarquini (Seat Leon) – Seat – 2’12″837
11. Nicola Larini (Chevrolet Lacetti) – RML – 2’12″896
12. Max PedalÁ  (Seat Leon) – Seat – 2’12″935
13. Stefano D’Aste (BMW 320i) – Wiechers – 2’12″947
14. James Thompson (Alfa 156) – N Technology – 2’13″101
15. Yvan Muller (Seat Leon) – Seat – 2’13″132
16. Tom Coronel (Seat Leon) – GR Asia – 2’13″231
17. Tiago Monteiro (Seat Leon) – Seat – 2’13″297
18. Michel Jourdain (Seat Leon) – Seat – 2’13″482
19. Robert Huff (Chevrolet Lacetti) – RML – 2’13″595
20. Maurizio Ceresoli (Seat Leon) – GR Asia – 2’14″488
21. Olivier Tielemans (Alfa 156) – N Technology – 2’14″960
22. Emmet O’Brien (Seat Leon) – GR Asia – 2’15″599
23. Philip Giepel (Toyota Corolla) – TFS – 2’16″802
24. Davide Roda (BMW 320si) – Proteam – 2’19″421


Final, prova 1:


1 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Ravaglia – 11 voltas em 26’51″609
2 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 0″259
3 – Alex Zanardi (BMW 320si) – Ravaglia – 3″285
4 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 4″284
5 – Nicola Larini (Chevrolet Lacetti) – RML – 14″147
6 – Yvan Muller (Seat Leon) – Seat – 14″605
7 – Gabriele Tarquini (Seat Leon) – Seat – 14″798
8 – Alain Menu (Chevrolet Lacetti) – RML – 17″570
9 – James Thompson (Alfa 156) – N Technology – 19″394
10 – Max PedalÁ  (Seat Leon) – Seat Italia – 19″626
11 – Michel Jourdain (Seat Leon) – Seat – 21″394
12 – Pierre Yves Corthals (Seat Leon) – Exagon – 22″808
13 – Tiago Monteiro (Seat Leon) – Seat – 24″447
14 – Stefano D’Aste (BMW 320i) – Wiechers – 24″766
15 – Jordi Gené (Seat Leon) – Seat – 26″836
16 – Emmet O’Brien (Seat Leon) – GR Asia – 36″837
17 – Maurizio Ceresoli (Seat Leon) – GR Asia – 38″648
18 – Luca Rangoni (BMW 320si) – Proteam – 47″345
19 – Olivier Tielemans (Alfa 156) – N Technology – 50″488
20 – Robert Huff (Chevrolet Lacetti) – RML – 51″405
21 – Miguel Freitas (Alfa 156) – Racing for Belgium – 51″582
22 – Philip Geipel (Toyota Corolla) – TFS – 51″719
23 – Davide Roda (BMW 320si) – Proteam – 1’12″422


Volta mais rápida: Augusto Farfus 2’13″721


Abandonos:


Andy Priaulx – 0 volta
Tom Coronel – 0 volta


Final, 2º prova:


1 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 10 voltas em 22’42″008
2 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 0″812
3 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Ravaglia – 4″820
4 – Gabriele Tarquini (Seat Leon) – Seat – 7″362
5 – James Thompson (Alfa 156) – N Technology – 9″619
6 – Nicola Larini (Chevrolet Lacetti) – RML – 10″113
7 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 11″025
8 – Jordi Gené (Seat Leon) – Seat – 13″458
9 – Tiago Monteiro (Seat Leon) – Seat – 14″935
10 – Stefano D’Aste (BMW 320i) – Wiechers – 15″290
11 – Tom Coronel (Seat Leon) – GR Asia – 16″134
12 – Max PedalÁ  (Seat Leon) – Seat Italia – 18″112
13 – Michel Jourdain (Seat Leon) – Seat – 19″408
14 – Maurizio Ceresoli (Seat Leon) – GR Asia – 20″085
15 – Pierre Yves Corthals (Seat Leon) – Exagon – 22″742
16 – Olivier Tielemans (Alfa 156) – N Technology – 24″664
17 – Emmet O’Brien (Seat Leon) – GR Asia – 28″907
18 – Miguel Freitas (Alfa 156) – Racing For Belgium – 34″109
19 – Philip Giepel (Toyota Corolla) – TFS – 43″704
20 – Alex Zanardi (BMW 320si) – Ravaglia – 2’06″852
21 – Davide Roda (BMW 320si) – Proteam – a 1 volta


Volta mais rápida: Alex Zanardi 2’14″514


Abandonos:
Robert Huff – 3 voltas
Luca Rangoni – 1 volta
Alain Menu – 1 volta



Campeonato:


1.Farfus 53;
2.J.Muller 49;
3.Priaulx 44;
4.Larini 32;
5.Y.Muller 31;
6.Tarquini 28;
7.Thompson 26;
8.Menu 22;
9.Porteiro 21;
10.Monteiro 17;
11.Rangoni 15;
12.Huff, Gene 14;
14.Zanardi 11;
15.Colciago 5;
16.Coronel 4;
17.Jourdain 3;
18.Hernandez 1.