WTCC: Yvan Muller e Robert Huff vencem em Macau

O francês Yvan Muller (Chevrolet Cruze/RML) e o britânico Robert Huff (Seat Leon/ Munnich) foram os vencedores da última etapa do ano, disputada em Macau, na China.

Prova 1:
 
Campeão de 2013, Muller venceu a primeira prova. O português Tiago Monteiro (Honda Civic/Honda Jas) e Huff completaram o pódio.

Pole-position, Muller venceu de ponta a ponta. Monteiro se defendeu dos ataques de Huff (que era mais rápido nas retas), até a bandeirada final. Huff foi o terceiro.

O húngaro Norbert Michelisz (Honda Civic/Zengo) terminou em quarto, seguido pelos Chevrolet Cruze da dupla britânica da Bamboo, Alex MacDowall e James Nash, que conquistou o tÁ­tulo do Yokohama Trophy.
 
O alemão Marc Basseng (Seat Leon/Munnich), o italiano Stefano D’aste (BMW 320TC/ PB), o britânico Tom Boardman (Seat Leon/STR) e o holandês Tom Coronel (BMW 320TC/Roal) completaram a zona de pontos.

O italiano Gabriele Tarquini (Honda Civic/Honda Jas) não largou. Com problemas no motor, a equipe não conseguiu trocar propulsor antes da prova.

Final, prova 1:

1 – Yvan Muller (Chevrolet Cruze) – RML – 9 voltas
2 – Tiago Monteiro (Honda Civic) – Honda Jas – 1″265
3 – Rob Huff (Seat Leon) – Munnich – 1″592
4 – Norbert Michelisz (Honda Civic) – Zengo – 5″147
5 – Alex MacDowall (Chevrolet Cruze) – Bamboo – 7″096
6 – James Nash Chevrolet Cruze) – Bamboo – 7″632
7 – Marc Basseng (Seat Leon) – Munnich – 28″148
8 – Stefano D’aste (BMW 320TC) – PB – 20″644
9 – Tom Boardman (Seat Leon) – STR – 21″213
10 – Tom Coronel (BMW 320TC) – Roal – 21″806
11 – Mehdi Bennani (BMW 320TC) – Proteam – 22″806
12 – Darryl O’Young (BMW 320TC) – Roal – 30″471
13 – Franz Engstler (BMW 320TC) – Engstler – 32″905
14 – Mikhail Kozlovskiy (Lada Granta) – Lada – 40″394
15 – Pepe Oriola (Chevrolet Cruze) – Tuenti – 50″345*
16 – René Munnich (Seat Leon) – Munnich – 58″083
17 – Yukinori Taniuguchi (Chevrolet Cruze) – Nika – 1’12″888
18 – Michael Soong (Seat Leon) – Campos – 1’13″961
19 – Henry Ho (BMW 320Si) – Engstler – 1’16″085
20 – Filipe De Souza (Chevrolet Cruze LT) – China – 1’18″107
21 – Joseph Rosa-Merszei (BMW 320 Si) – Engstler – 1’36″668
22 – Kim Veng Ng (Chevrolet Cruze LT) – China – 1’44″616
23 – Celio Alves Dias (Chevrolet Lacetti) – China – 1’45″773
24 – Eurico De Jesus (Honda Accord Type-R) – 5 Auto – 1’46″315
25 – Jeronimo Badaraco (Chevrolet Cruze LT) – SonVeng – 1’55″988
26 – Kam San Lam (Chevrolet Lacetti) – China 2’23″146
27 – Ka Lok Mak (BMW 320 Si) – RPM – 2’25″450
28 – Charles Ng (BMW 320TC) – Engstler – 1 voltas
*30 segundos de punição por toque em Chilton

Volta mais rápida: Yvan Muller 2’31”573

Abandonos:
Konstantin Calko (Seat Leon) – Campos – 7
Hugo Valente (Seat Leon) – Campos – 5
Tom Chilton (Chevrolet Cruze) – RML – 2
James Thompson (Lada Granta) – Lada – 2

Não largaram:
Fredy Barth (BMW 320TC) – Wiechers –
Gabriele Tarquini (Honda Civic) – Honda Jas –

Prova 2:  Â

Huff venceu a segunda prova, seguido pelo espanhol Pepe Oriola (Chevrolet Cruze/Tuenti) e Coronel.

Logo na largada, Michelizs acertou a barreira de proteção, e voltou para a pista, causando um engavetamento que envolveu Boardman, D’Aste, Darryl O’Young (BMW 320TC/ Roal), de Hong Kong, o lituano Konstantin Calko (Seat Leon/Campos), o francês Hugo Valente (Seat Leon/Campos), o marroquino Mehdi Bennani (BMW 320TC/Proteam), o russo Mikhail Kozlovskiy (Lada Granta/ Lada) e MacDowall. A prova foi interrompida com bandeira vermelha. Apenas McDowall retornou a prova.

Na 3ª volta, a prova recomeçou, com Coronel, o pole, em primeiro, seguido pelos britânicos James Thompson (Lada Granta/ Lada) e Tom Chilton (Chevrolet Cruze/ RML), que passou Nash.

Na 5ª volta, Chilton parou na pista, sendo acertado por Eurico De Jesus (Honda Accord Type-R/ 5 Auto), de Macau. O Safety-Car foi acionado, porém os pilotos que vinham no final do pelotão não diminuÁ­ram a velocidade, provocando outro engavetamento. A bandeira vermelha foi acionada novamente.

A prova recomeçou na 7ª volta. Coronel manteve a ponta com Huff e Nash superando Thompson. Oriola acertou Thompson, que foi direto no muro na curva da Maternidade.

Na 9ª volta, Huff superou Coronel, assumindo a liderança. Na seguinte, Oriola passou Nash, e na última ultrapassou Coronel, pelo segundo lugar. Huff venceu, seguido por Oriola e Coronel.

Nash foi o quarto, seguido por McDowall. Muller, que acertou a barreira de proteção na 3 ª volta, terminou na 6ª posição, seguido por Basseng, Tarquini (que largou dos pits), Henry Ho (BMW 320Si/ Engstler) e Celio Alves Dias (Chevrolet Lacetti/China), ambos de Macau.

Muller sagrou-se Campeão de 2013 com 431 pontos. Tarquini foi o vice com 242, seguido por Nash com 226, Huff com 215 e Chilton com 213. Michelizs com 185 fechou os seis primeiros.

Nash foi o Campeão do Yokohama Trophy com 208 pontos, seguido por Mac Dowall com 168.

Pelo Eurosport Asia Thophy, formado pelas três etapas na Ásia (Japão, China e Macau), o japonês Yukinori Taniuguchi (Chevrolet Cruze/Nika) foi o Campeão com 46 pontos, seguido por Ho com 32.

Final, prova 2:

1 – Rob Huff (Seat Leon) – Munnich – 11 voltas em 1.23’32″152
2 – Pepe Oriola (Chevrolet Cruze) – Tuenti – 0″723
3 – Tom Coronel (BMW 320TC) – Roal – 1″173
4 – James Nash Chevrolet Cruze) – Bamboo – 2″909
5 – Alex MacDowall (Chevrolet Cruze) – Bamboo – 3″428
6 – Yvan Muller (Chevrolet Cruze) – RML – 4”642
7 – Marc Basseng (Seat Leon) – Munnich – 5″665
8 – Gabriele Tarquini (Honda Civic) Honda Jas – 30”963
9 – Henry Ho (BMW 320Si) – Engstler – 47″079
10 – Celio Alves Dias (Chevrolet Lacetti) – China – 48″255
11 – Kim Veng Ng (Chevrolet Cruze LT) – China – 58″652
12 – Kam San Lam (Chevrolet Lacetti) – China 58″921
13 – Ka Lok Mak (BMW 320 Si) – RPM – 1’00″680
14 – Franz Engstler (BMW 320TC) – Engstler – 1’18″982*
15 – Filipe De Souza (Chevrolet Cruze LT) – China – 1’34″078
*30 segundos de punição

Volta mais rápida: Yvan Muller 2’31”437

Abandonos:
James Thompson (Lada Granta) – Lada – 7
Yukinori Taniuguchi (Chevrolet Cruze) – Nika – 6
Charles Ng (BMW 320TC) – Engstler – 5
Michael Soong (Seat Leon) – Campos – 5
Joseph Rosa-Merszei (BMW 320 Si) – Engstler – 5
Tom Chilton (Chevrolet Cruze) – RML – 4
Eurico De Jesus (Honda Accord Type-R) – 5 Auto – 4
René Munnich (Seat Leon) – Munnich – 3
Tiago Monteiro (Honda Civic) – Honda Jas – 3
Jeronimo Badaraco (Chevrolet Cruze LT) – SonVeng -2
Stefano D’aste (BMW 320TC) – PB – 1
Hugo Valente (Seat Leon) – Campos – 1
Norbert Michelisz (Honda Civic) – Zengo – 0
Tom Boardman (Seat Leon) – STR – 0
Mehdi Bennani (BMW 320TC) – Proteam – 0
Darryl O’Young (BMW 320TC) – Roal – 0
Mikhail Kozlovskiy (Lada Granta) – Lada -0
Konstantin Calko (Seat Leon) – Campos – 0

não largou:
Fredy Barth (BMW 320TC) – Wiechers –