1.000 Km de Interlagos marca reestreia de ex-piloto de Stock Car no automobilismo

Ney Faustini volta às competições de carro oficialmente a partir desta sexta-feira, quando começam os treinos da primeira corrida da temporada em São Paulo.

O próximo final de semana – 22, 23 e 24 de janeiro – marca mais que a abertura da temporada de esportes a motor no Brasil. O autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebe um evento triplo como parte das comemorações do aniversário da cidade, no dia 25. Serão provas de carros Clássicos de Competição; de Fórmula 3 e os 1.000 Km de Interlagos, que marca a volta de um piloto à ativa.

O paulistano radicado em Santos Ney Faustini, ex-piloto de Stock Car, volta a competir oficialmente depois de praticamente 14 anos fora do circo da velocidade. Seu retorno se dará em uma prova que pode chegar a oito horas de duração e a bordo de uma Maserati Coupé cc.

“Eu já queria voltar a pilotar havia algum tempo e agora surgiu a oportunidade ideal”, destacou Faustini. “Tenho um conhecido, o Cássio Paulete Jr., que vai correr essa prova junto com o Carlos Crespo e o filho dele com um Maserati, mas eles queriam revezar o carro com um quarto piloto e me convidaram”, contou Ney, que disputou os campeonatos de Stock Car no Brasil entre as temporadas de 1985 e 1996; e disputou sua última temporada no automobilismo em 1997, quando correu provas de campeonatos regionais.

A volta ao automobilismo, mesmo depois de uma década, não chega a assustar Ney Faustini. “Embora esteja há todo esse tempo sem pilotar um carro, acho que não terei maiores problemas. É um carro que vira tempos de volta parecidos com aqueles que eu pilotei no passado, mas imagino que, por ser mais moderno, seja um carro mais fácil de pilotar”, avaliou. “Por outro lado é bom voltar em uma prova de longa duração, onde a exigência é um pouco menor, diferente de uma categoria como a Stock Car, por exemplo, onde você tem que andar o tempo todo no limite do carro. Em uma prova como os 1.000 Km pode ter uma pilotagem mais tranqüila”, completou.

A preparação para voltar a pilotar um carro de corridas também não mudou a rotina de Ney Faustini. “Me mantenho ativo. Faço academia, várias atividades físicas, treinos de kart de vez em quando para não ‘enferrujar’, enfim, desde que deixei de correr para administrar meus negócios, nunca deixei de me exercitar”, lembrou o piloto.

A reestreia do paulista Ney Faustini tem data e horário marcados: os 1.000 Km de Interlagos serão disputados no próximo domingo com largada prevista para meio-dia no autódromo da capital paulista. O carro que ele vai pilotar – um Maserati Coupé cc – tem cerca de 415 cavalos de potência gerados por um motor V8. A velocidade pode chegar a 285 km/h.

A entrada no Autódromo José Carlos Pace neste domingo é franca, e será cobrada apenas uma taxa de R$ 15,00 pelo estacionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *