24 Horas de Le Mans: Audi sobrevivente vence a 79ª edição

O trio André Lotterer/Marcel Fassler/Benoit Treluyer (Audi R18) venceu neste domingo (12/06) a 79ª edição das 24 Horas de Le Mans. Os trios Sébastien Bourdais/Pedro Lamy/Simon Pagenaud e Frank Montagny/Stephane Sarrazin/Nicolas Minassian, ambos de Peugeot 908, completaram o pódio.

O alemão Lotterer recebeu a bandeirada com treze segundos de vantagem sobre o francês Pagenaud. Com ambos os carros precisando entrar nos pits nas voltas finais, os dois pilotos passaram a fazer voltas rápidas. Lotterer entrou nos boxes na 343ª volta, com 24 segundos de frente sobre Pagenaud. Enquanto a Audi trocou os pneus, a Peugeot apenas reabasteceu o 908, que retornou a pista apenas sete segundos atrás do R18.

Nas voltas seguintes Lotterer aumentou a vantagem, contando ainda com o trafego e pingos de chuva nos 20 minutos finais, para ganhar mais alguns segundos. Minassian, duas voltas atrás, garantiu a Peugeot dois lugares no pódio.

O trio Marc Gené/Alexander Wurz/ Anthony Davidson, no terceiro Peugeot oficial, terminou em 4º. O trio Nicolas Lapierre/Loic Duval/Olivier Panis, foi o melhor entre os carros não oficiais, ao levar o Peugeot 908 Hdi-FAP da Oreca ao 5º lugar.

O trio Neel Jani/Nicolas Prost/Jeroen Bleekemolen (Lola-Toyota/Rebellion) foi o melhor entre os carros movidos à gasolina, com o 6º lugar.

A Audi chegou a vitória após dois de seus três carros sofrerem fortes acidentes. Primeiro o escocês Allan McNish, logo na primeira hora de prova, voou sobre a barreira de proteção, após um toque com uma Ferrari da Luxury Racing. O R15 ficou totalmente destruído com o ex-F1 saindo ileso do carro, e sendo levado ao hospital, para exames. McNish foi liberado sem nenhum ferimento.

Na 7ª hora o alemão Mike Rockenfeller destruiu o Audi, depois de um contato com outra Ferrari. Rockenfeller foi levado ao hospital onde ficou em observação, mas sem nenhum ferimento.

Thomas Erdos foi o melhor dos três brasileiros na prova (HPD ARX-01D/RML), ao terminar em 12º no geral e 4º na Classe LMP2. Ele formou trio com os britânicos Mike Newton e Ben Collins.

Jaime Melo (Ferrari F458/Luxury Racing) e Augusto Farfus (BMW M3 GT/BMW Motorsports) abandonaram a prova.

Final:

1 – Lotterer-Fassler-Treluyer (Audi R18) – Audi – 352 voltas (1° LMP1)
2 – Bourdais-Lamy-Pagenaud (Peugeot 908) – Peugeot – 13″854
3 – Montagny-Sarrazin-Minassian (Peugeot 908) – Peugeot – 2 voltas
4 – Gené-Wurz-Davidson (Peugeot 908) – Peugeot – 4 voltas
5 – Panis-Lapierre-Duval (Peugeot 908) – Oreca – 16 voltas
6 – Jani-Prost-Bleekemolen (Lola-Toyota) – Rebellion – 17 voltas
7 – Martin-Leinders-Ickx (Lola Aston Martin) – Kronos – 27 volta
8 – Ojjeh-Kimber Smith-Lombard (Zytek-Nissan) – Greaves – 29 voltas (1° LMP2)
9 – Ayari-Mailleux-Ordonez (Oreca-Nissan) – Signatech – 35 voltas
10 – Tucker-Bouchut-Barbosa (Lola-Honda) – Level 5 – 36 voltas
11 – Beretta-Milner-Garcia (Corvette C6 ZR1) – Corvette – 41 voltas (1° GTEPro)
12 – Newton-Erdos-Collins (HPD ARX-01D) – RML – 41 voltas
13 – Fisichella-Bruni-Vilander (Ferrari F458) – AF Corse – 41 voltas
14 – Nakano-De Crem-Charouz (Pescarolo – BMW) – OAK – 42 voltas
15 – Priaulx-Muller-Hand (BMW M3 GT) – BMW – 42 voltas
16 – Lieb-Lietz-Henzler (Porsche 997) – Felbermayr – 43 voltas
17 – Narac-Pilet-Armindo (Porsche 997) – IMSA – 44 voltas
18 – Bergmeister-Long-Luhr (Porsche 997) – Flyng Lizard – 45 voltas
19 – Frey-Meichtry-Rostan (Lola-Judd BMW) – Race Performance – 51 voltas
20 – Bornhauser-Canal-Gardel (Corvette C6R) – Larbre Competition – 53 voltas (1° GTEAm)
21 – Bourret-Gibon-Belloc (Porsche 997) – Larbre Competition – 54 voltas
22 – Hirschi-Rossiter-Mowlen (Lotus Evora) – Lotus Jetalliance – 60 voltas
23 – Goossens-Holzer-Van Lagen (Porsche 997) – Prospeed – 62 voltas
24 – Bell-Sugden-Maassen (Ferrari 458) – JMW – 65 voltas
25 – Barlesi-Da Rocha-Lafargue (Pescarolo – Judd BMW) – OAK – 67 voltas
26 – Robertson-Robertson-Murry (Ford GT) – Robertson – 70 voltas
27 – Rodrigues-Menahem-Marroc (Ferrari F430) – JMB – 83 voltas
28 – Rosier-Haezebrouck-De Fournoux (Norma-Judd BMW) – Ex. Limite – 108 voltas

Abandonos:

Kristensen-McNish-Capello (Audi R18)
Mucke-Turner-Klien (Aston Martin Amr-One)
Primat-Meyrick-Fernandez (Aston Martin Amr-One)
Amaral-Pla-Hughes (Zytek)
Hancock-Dolan-Buncombe (Aston Martin Vantage)
Moreau-Ragues-Monteiro (Pescarolo-Judd)
Wills-Lynn (Ferrari F430)
Zacchia-Lammers-Elgaard (Oreca Swiss Hybrid)
Rockenfeller-Bernhard-Dumas (Audi R18)
Nicolet-Hein-Yvon (Pescarolo-Judd)
Krohn-Jonsson-Rugolo (Ferrari F430)
Slingerland-Rich-Poulsen (Lotus Evora)
Beltoise-Thiriet-Jakubowski (Ferrari F458)
Farnbacher-Simonsen-Keen (Ferrari F430)
Perez Companc-Russo-Kaffer (Lola-Judd BMW)
Leventis-Watts-Kane (HPD ARX-01D)
Belicchi-Boullion-Smith (Lola-Toyota)
Premat-Hallyday-Kraihamer (Oreca-Nissan)
Tandy-Al Faisal-Miller (Porsche 997)
Gavin-Magnussen-Westbrook (Corvette C6 ZR1)
Felbermayr-Felbermayr-Ried (Porsche 997)
Cioci-Perazzini-Breslin (Ferrari F430)
Nieminen-Law-Pumpelly (Porsche 997)
Collard-Tinseau-Jousse (Pescarolo-Judd)
Kaufman-Waltrip-Aguas (Ferrari F458)
Ortelli-Makowiecki-Melo (Ferrari F458)
Muller-Farfus-Werner (BMW M3 GT)
Giroix-Wainwright-Goethe (Aston Martin Vantage)

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