500 Milhas Granja Viana: Massa, Barrichello e cia. iniciam a briga pela pole

Astros da Fórmula 1 transferem disputa de Barcelona para Cotia.

Depois de participar nesta semana dos primeiros testes de pré-temporada em Barcelona, Felipe Massa e Rubens Barrichello voltam a se encontrar na pista. Amanhã, os astros da Fórmula 1 disputarão a pole da 10ª edição das 500 Milhas Granja Viana, principal evento do kartismo brasileiro. Massa dominou as sessões de terça e quarta-feira, retornando em seguida para o Brasil, enquanto Barrichello permaneceu mais um dia na Catalunha. Nelsinho Piquet, que também treinou nos três dias, é outra atração aguardada no kartódromo de Cotia.


Massa e Barrichello são nomes que já fizeram história nas 500 Milhas. Na época com apenas 14 anos, o piloto da Ferrari integrou a equipe campeã da corrida pioneira de 1997, feito que repetiria em 2002. Barrichello, no entanto, se transformaria – ao lado do parceiro Tony Kanaan – no maior vencedor de todos os tempos. Juntos, conquistaram a prova em seis ocasiões. “Na Fórmula 1, o favorito continua sendo Fernando Alonso. Na Granja, Rubinho é o cara a ser batido”, reconhece Massa.


Equipados com motor Honda GX 390 de quatro tempos, 74 karts, limite estabelecido pelo comprimento do traçado, alinharão no grid. Destes, 15 – liderados pelos pilotos mais conhecidos – já têm vaga garantida no Top Qualifying, sistema de classificação ao qual se juntarão os 10 melhores na sessão classificatória dividida em dois grupos. Os 25 pilotos voltarão ao circuito para decidir quem é o mais rápido em uma única volta lançada. No ano passado, a pole ficou com Massa.


Rubinho e Kanaan estão inscritos em dois karts. No de número 72, ao lado de Felipe Giaffone e o norte-americano Dan Wheldon, da Fórmula Indy; no 71, terão como companheiros os paranaenses Augusto Farfus Jr., terceiro colocado no Campeonato Mundial de Turismo de 2006, e o kartista Pedro Bianchini. Massa, por sua vez, integra a equipe completada por Ruben Carrapatoso, da Stock Car, Rafael Daniel, da Stock Light, e João Paulo Bertuccelli, outro veterano da conquista de 1997.


A programação da sexta-feira é esta:


10h00 às 10h50 – Treino Livre (Grupo 1)
11h00 às 11h50 – Treino Livre (Grupo 2)
12h45 – Classificação (Grupo 1)
13h10 – Classificação (Grupo 2)
13h45 – Classificação (Grupo 3) – 15 pilotos convidados
15h00 – Top Qualifying (5 melhores do 1º e do 2º Grupos e todos os pilotos convidados)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *