Kart: Sabiá Racing comemora vitória e ótimos resultados na abertura da Copa São Paulo Light

A Sabiá Racing, tradicional e competente equipe do kartismo brasileiro, começou bem a temporada 2008, conquistando vitória e ótimos resultados na prova de abertura da Copa São Paulo Light, disputada no último sábado (16) no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP).

O time comandado pelo experiente preparador Cláudio Dantas, o Sabiá, conquistou uma vitória, dois segundos e dois terceiros lugares, o que foi considerado como um ótimo desempenho pelo chefe da equipe. “Como era previsto, encontramos dificuldades, o que sempre acontece em campeonatos equilibrados e muito disputados como é o Light. Mas também confirmamos as previsões de que todos nossos pilotos poderiam brigar pela vitória e de que estarão na briga pelo tÁ­tulo”, avalia Sabiá.

A vitória foi na Master A, com o piloto José França, atual campeão do Paulista Light na Super Sênior, que foi seguido por dois outros pilotos da equipe, Fernando Croce e Fernando Gomes Croce, pai e filho. “Foi uma prova linda, o França abriu vantagem e no final o Croce chegou bastante. Certamente teremos novas belas disputas nesta briga interna da equipe. Quero parabenizar também o Croce Filho, que correu pela primeira vez na Aldeia e se saiu muito bem”, elogia o preparador. Daniel Croce, outro filho de Fernando, estava muito bem colocado, mas teve problemas com seu motor quando faltavam três voltas.

O pernambucano Cayan Chianca fazia sua estréia na Júnior Menor e também saiu-se muito bem. Marcou a pole position na primeira parte da tomada de tempos e garantiu o segundo lugar no grid após o top qualifying, terminando a prova em terceiro. Não sem antes, porém, perder duas posições na largada e mostrar muita raça para recuperá-las. Neste meio tempo, Chianca acabou envolvido em um incidente que quase o tirou da prova. “Coisa de corrida”, diz Sabiá. “O que importa é que o Cayan mostrou ótima adaptação nesta transição da Cadete para a Júnior Menor, que sempre é a mais difÁ­cil no kart. Boa, muito boa estréia, liderou e podia até ter ganho”, elogia.

João Horto competiu na Sprinter A e depois dos problemas iniciais, quando obteve apenas a 7ª colocação no grid de largada, mostrou ótima recuperação. O paranaense, atual Vice-Campeão Brasileiro da Graduados B, recuperou várias posições logo nas primeiras voltas, quando apareceu em segundo lugar, posição que perderia algum tempo depois em um incidente. Nova recuperação e Horto recebeu a bandeirada em segundo lugar, fazendo ótima corrida. “O Horto está cada vez mais experiente, rápido e constante. Vai brigar pelo tÁ­tulo, com certeza”, afirma Sabiá.

Matheus Protti estava fazendo sua estréia na Sprinter B, já que no ano passado competia na Júnior. Um problema originado pela carburação, ainda nos treinos, causou a quebra de seu motor e a equipe acabou tendo que trocá-lo. Neste caso o regulamento prevê que o piloto perca cinco posições no grid de largada e, após ter obtido o segundo lugar na tomada, Protti teve que partir da 7ª colocação. Protti mostrou também um ótimo poder de recuperação e já estava bem colocado quando um incidente o tirou da corrida. “Não era o dia dele, mas o Protti fez ótima estréia, se mostrou adaptado ao motor mais rápido e tem tudo para brigar pelo tÁ­tulo”, finalizou Sabiá.

O próximo compromisso da equipe será neste final de semana, quando será realizada a prova de abertura do Paulista e a Copa Sorriso, competição que dará três vagas para a final da Seletiva de Kart Petrobras.

Foto: Flávio Quick