Kart: Categoria Biland volta ao Campeonato Paulista com novidades

Principal classe do torneio em 2007, torneio que utiliza os motores quatro tempos mais modernos do paÁ­s terá quatro provas em cada final de semana.

O mais famoso campeonato regional de kart no paÁ­s, o Campeonato Paulista, inicia mais uma temporada no próximo sábado (14/2) no kartódromo de Interlagos, na zona sul da capital. E sua principal novidade neste ano é a volta da categoria Biland Á  programação de seis das 10 etapas previstas para o ano de 2009.

 

Biland é o nome de uma geração de motores quatro tempos para kart que chegou no Brasil em 2002. Desde então, concretizou-se como a principal classe desses motores no paÁ­s, utilizando o que há de melhor em tecnologia para o kartismo – resultando em campeonatos equilibrados, de baixo custo e com excelente nÁ­vel dos pilotos.

 

Em 2007, por exemplo, a Biland foi a principal categoria do Campeonato Paulista de Kart. Apenas com suas três divisões (Graduados, Sênior e Super Sênior), reunia mais pilotos que todas as outras classes do torneio – graças ao trabalho de promoção e gerenciamento de Paulo Breim e Andréia Octaviano, que haviam assumido a Biland do Brasil dois anos antes.

 

Mas por conta de discordâncias com a presidência da Confederação Brasileira de Automobilismo no inÁ­cio de 2008, a Biland acabou ficando fora do Campeonato Paulista na última temporada. Agora com a entidade prestes a empossar seu novo presidente – o pernambucano Cleyton Pinteiro -, um acordo entre a Biland do Brasil e o Interlagos Motor Clube, que organiza a maior parte das provas do Campeonato Paulista de Kart, trouxe a categoria de volta Á  competição.

 

A reestreia da Biland será no sábado e com novidades em relação Á  sua última temporada no Paulista de Kart. A principal delas é que os pilotos terão mais tempo de pista, uma vez que serão quatro ao invés de duas corridas a cada etapa. Essa mudança foi motivada pelo fim do sistema de competição em duplas na Biland – que sempre reunia um piloto Graduado (KGP) e um Sênior (KGPS) ou Super Sênior (KGPSS).

 

Dessa forma serão duas provas para os pilotos da KGP e outras duas para KGPS e KGPSS, que alinham juntas no grid de largada. “Mudamos o sistema de disputa por um pedido dos pilotos seniores que, correndo em dupla com os graduados, acabavam não tendo os melhores acertos e possibilidades de disputa para o seu perfil”, contou Paulo Breim, promotor da categoria. “Mas o grande ponto positivo é que os pilotos poderão disputar duas provas em cada etapa pelo mesmo preço que era praticado no ano passado”, ressaltou.

 

Disputar uma etapa da Biland no Campeonato Paulista terá um custo de R$ 1.500,00 por piloto. Valor que inclui a inscrição, aluguel do motor, combustÁ­vel, pneus e os treinos oficiais na sexta-feira antes de cada prova. â€œÉ um dos orçamentos mais baixos para se correr de kart hoje no paÁ­s. Levando em conta o pacote técnico e o nÁ­vel de disputas, o custo-benefÁ­cio é excelente para o piloto”, comentou Paulo Breim.

 

Com duas provas por categoria, a Biland adotou um sistema que já é utilizado em outras categorias do automobilismo mundial, como a Fórmula GP2, por exemplo. O grid de largada da segunda prova será definido pelo resultado da primeira – porém os oito primeiros colocados terão suas posições invertidas. Ou seja, o vencedor da primeira bateria larga em oitavo na segunda; o segundo larga em sétimo e assim por diante.

 

“As corridas da Biland já são naturalmente bastante disputadas por conta dos motores sorteados. Com essa inversão dos oito primeiros colocados, a segunda bateria de cada etapa tende a ser muito interessante para o público”, destacou Breim – que ainda lembrou que as categorias KGPS e KGPSS, que largam juntas, vão ter três disputas por tÁ­tulo. O de cada classe e também um geral das duas.

 

A expectativa dos organizadores é que a primeira etapa da Biland no Paulista de Kart 2009 tenha um bom número de pilotos seniores. Segundo Paulo Breim, além de diversos pilotos de São Paulo, competidores do Rio de Janeiro e Paraná já procuraram a categoria para viabilizar suas participações no próximo sábado.

 

As provas da primeira etapa do Campeonato Paulista de Kart estão previstas para começar Á s 11h30 do próximo sábado em Interlagos. A Biland entra na pista no final da tarde, confira os horários da categoria:

 

Biland KGPS/KGPSS

1ª bateria – 15h30

2ª bateria – 17h

 

Biland KGP

1ª bateria – 16h30

2ª bateria – 17h30