A dupla Brian Frisselle / Mark Wilkins, num Ford Riley da AIM Autosport, venceu na sexta-feira (01/08), a 11º etapa da Grand-Am Rolex Sports Car Series, no Circuito Gilles Villeneuve, no Canadá. Foi a primeira vitória da equipe na categoria. A dupla Antonio Garcia/ Christian Fittipaldi, num Pontiac Coyote da Cheever Racing, terminou em 2º, apenas 0.064 atrás dos vencedores. Foi a menor diferença da história da categoria. A dupla David Donohue/ Darren Law, num Porsche Riley da Brumos Racing, completou o pódio.
Logo na primeira curva da primeira volta Frisselle saiu da pista, na luta pela liderança com o pole-position Scott Pruett, num Lexus Riley da Chip Ganassi. Frisselle caiu para a 17º posição, o que poderia significar o fim de qualquer chance de vitória.
Pruett liderou a prova até a 17º volta, quando foi superado por Jon Fogarty, num Pontiac Riley da Bob Stallings Racing. Com a primeira, das duas amarelas da prova, ambos por detritos na pista, acionada David Donohue, num Porsche Riley da Brumos Racing, assumiu a liderança por quatro voltas até parar nos boxes.
Foi a vez de Shane Lewis, Lexus Riley da Southard Motorsports, ir para a primeira posição. Na relargada, na 28º volta, Gurney, parceiro de equipe de Fogarty, ultrapassou Garcia e Lewis, indo para a ponta da corrida.
Gurney liderava tranqüilo até que dois carros da classe GT rodaram a sua frente e ele teve que sair da pista para evitar a batida, perdendo várias posições. Memo Rojas, parceiro de Pruett, era o novo lÁder.
Law começou a pressionar Rojas pela primeira posição, até conseguir a ultrapassagem, faltando 17 minutos para o final das duas horas de prova.
Com uma incrÁvel recuperação Wilkins, parceiro de Frisselle, vinha em 2º lugar na última volta, quando o Porsche Riley de Law ficou sem gasolina. Wilkins e Garcia superaram o alemão para fazerem a mais apertada chegada da história da categoria, apenas 0s064 de diferença.
A segunda posição foi um excelente resultado para o brasileiro Christian Fittipaldi, que retornou a Cheever Racing, depois de perder o seu lugar na Andretti-Green no ALMS.
A dupla João Barbosa/ JC France, parceiros de equipe de Donohue/ Law, chegaram em 4º, seguidos por Pruett/ Rojas.
O brasileiro Ricardo Zonta, num Pontiac Lola da Krohn Racing, em dupla com Nic Jonsson, foi o 12º. Zonta recebeu uma punição da direção da prova, devido um toque com Gurney na primeira curva da 60º volta.
Oswaldo Negri abandonou na 25º volta, com um principio de incêndio em seu Ford Riley da Michael Shank Racing. O brasileiro tem como parceiro Mark Patterson.
Pela classe GT a vitória foi da dupla Andrew Davis / Robin Liddell, num Pontiac GXP.R da Stevenson Motorsports. No geral foram 18º.
Pruett/ Rojas lideram o campeonato com 321 pontos. Os vice-liders, Gurney/ Fogarty, somam 258.
A próxima etapa acontece no dia 08 de agosto, a Crow Royal 200 (prova com duração de seis horas) no Watkins Glen International.
Final:
1 DP 1 Frisselle / Wilkins AIM Autosport / Ford Riley 69 voltas em 2h01m25s185
2 DP 2 Fittipaldi / Garcia Cheever Racing / Pontiac Coyote a 0″064
3 DP 3 Donohue / Law Brumos Racing / Porsche Riley a 0″654
4 DP 4 Barbosa / France Brumos Racing / Porsche Riley a 4″068
5 DP 5 Pruett / Rojas Chip Ganassi Racing with Felix Sabates / Lexus Riley a 4″793
6 DP 6 Angelelli / Valiante SunTrust Racing / Pontiac Dallara a 9″079
7 DP 7 James / Pew Michael Shank Racing / Ford Riley a 9″309
8 DP 8 Fogarty / Gurney GAINSCO/ Bob Stallings Racing / Pontiac Riley a 12″173
9 DP 9 Frisselle / Taylor Doran Racing / Ford Dallara a 12″471
10 DP 10 Gavin / Krohn Krohn Racing / Pontiac Lola a 24″585
11 DP 11 Gidley / Jaeger Doran Racing / Ford Dallara a 36″635
12 DP 12 Jonsson / Zonta Krohn Racing / Pontiac Lola a 37″461
13 DP 13 Plumb / Sigal Rum Bum Racing / BMW Riley a 1’08″247
14 DP 14 Lester / Lewis Southard Motorsports / Lexus Riley a 1’34″030
15 DP 15 Auberlen / Hand Alex Job Racing / Porsche Riley 68
16 DP 16 Camirand / Cosmo Spirit of Daytona Racing / Porsche Coyote 66
17 DP 17 Goossens / Matthews Bob Stallings/ Riley-Matthews / Pontiac Riley 66
18 GT 1 Davis / Liddell Stevenson Motorsports / Pontiac GXP.R 66
19 GT 2 Ham / Tremblay SpeedSource / Mazda RX-8 66
20 GT 3 Alessi / Connolly Matt Connolly Motorsports / Pontiac GTO.R 66
21 GT 4 Miller / Werner Farnbacher Loles Racing / Porsche GT3 66
22 GT 5 Keen / Lux Farnbacher Loles Racing / Porsche GT3 66
23 GT 6 George Jr / Lally TRG / Porsche GT3 66
24 GT 7 Collins / Edwards Banner Racing / Pontiac GXP.R 66
25 GT 8 Maher / Stanton TRG/Riegel Autosport / Porsche GT3 66
26 GT 9 Dempsey / Foster Hyper Sport / Mazda RX-8 66
27 GT 10 Fellows / Reese Banner Racing / Pontiac GXP.R 66
28 GT 11 Ballou / Pumpelly TRG / Porsche GT3 65
29 GT 12 Assentato / Segal SpeedSource / Mazda RX-8 65
30 GT 13 Nonnamaker / Nonnamaker Team Sahlen / Corvette 65
31 GT 14 Ludwig / Peterson Racers Edge Motorsports / Mazda RX-8 63
32 GT 15 Nonnamaker / Nonnamaker Team Sahlen / Corvette 63
33 GT 16 Sellers / Valentine TRG / Porsche GT3 62
34 GT 17 Empringham / Farano Blackforest Motorsports / Ford Mustang 44
35 GT 18 Borcheller / Lewis Jr Autohaus Motorsports / Pontiac GXP.R 44
36 DP 18 Negri / Patterson Michael Shank Racing / Ford Riley 25
37 GT 19 Johnson / Lacey Farnbacher Loles Racing / Porsche GT3 3
38 GT 0 Dumoulin / Nastasi Blackforest Motorsports / Ford Mustang 0
39 GT 0 O’Connell / Roush O’Connell Racing / Porsche GT3 0
Campeonato, DP:
1 Memo Rojas/ Scott Pruett – 321 pontos
2 Alex Gurney/ Jon Fogarty – 258
3 Darren Law/ David Donohue – 240
3 Jim Mathews/ Marc Goossens – 238
4 João Barbosa/ JC France – 237
5 Oswaldo Negri/ Mark Patterson – 230