SuperGT: João Paulo de Oliveira vence na abertura da temporada 2009

Brasileiro impÁ´s uma vitória massacrante e lidera o Campeonato Japonês de Super GT, principal competição de carros esportivos do Oriente, que reúne pilotos de nove paÁ­ses.

O brasileiro João Paulo de Oliveira conquistou neste domingo (22/3) uma impressionante vitória para a Nissan na abertura do Campeonato Japonês de Super GT. Ao lado do japonês Seiji Ara ele venceu debaixo de chuva os 300 Km de Okayama, com mais de 20 segundos sobre os segundos colocados, Ryo Michigami/Takashi Kogure (Honda) e uma volta sobre o quinto. “Vencemos e vencemos bonito. Na verdade existia um tabu, porque já havÁ­amos vencido duas vezes e sempre na Malásia. Então, alcançar uma vitória em casa, tem um gostinho especial”, comemorou JP, como ele é conhecido no Japão, onde esta correndo profissionalmente pelo sexto ano consecutivo.

A prova começou com chuva intensa e a largada foi autorizada com ‘safety car’. Na primeira volta liberada João Paulo de Oliveira já ultrapassou os dois Toyota Lexus que haviam conquistado as duas primeiras posições do grid de largada e começou a abrir uma vantagem muito grande em relação ao segundo colocado. Depois de 10 voltas a chuva apertou ainda mais, e a partir daÁ­ o brasileiro começou a abrir cerca de dois segundos de vantagem por volta na frente. “Larguei com pneus de chuva forte, enquanto alguns Toyotas arriscaram que iria secar e preferiram andar com pneus intermediários”, explicou João Paulo.

No fim do seu turno Oliveira tinha uma vantagem de um minuto. A condição da pista começou a melhorar antes de ele entrar nos boxes na volta 53, porém a Konzo Racing decidiu continuar com o mesmo tipo de pneus, pois a chuva poderia voltar a qualquer momento. “Como tÁ­nhamos uma grande vantagem não arriscamos”, contou o paulista.

Nas 30 voltas finais o Honda NSX que estava na segunda posição começou a se aproximar um pouco, mas a vantagem já era muito grande. “Os pneus estão melhores, mas a estratégia também funcionou bem. Fico muito satisfeito com esse começo de temporada e também por ver que nossos resultados estão mostrando a evolução de nossa equipe e dos pneus Yokohama”, creditou João Paulo.

Os campeões da principal competição de carros esportivos do Oriente em 2008, Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), com Nissan GT-R terminaram apenas na 13ª posição, imediatamente a frente da estreante Aston Martin DBR9, com os japoneses Akihiro Tsuzuki e Takeshi Tsuchiya. Os melhores representantes da Toyota, Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), que largaram da pole position, receberam a bandeirada em sexto.

A segunda etapa do Campeonato Japonês de Super GT será dia 19 de abril, em Suzuka.

Os dez primeiros nos 300 km de Okayama foram:

1) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 82 voltas em 2h20min54s071
2) Ryo Michigami (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), a 21s645
3) Ralph Firman (GBR)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), a 1min06s979
4) Sebastian Philippe (FRA)/Matsuda Tsugio (JAP), Nissan GT-R (B), a 1min32s431
5) Toshihiro Kaneishi (JAP)/Koudai Tsukakoshi (JAP), Honda NSX (B), a 1 volta
6) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Lexus SC 430 (B), a 1 volta
7) Loic Duval (FRA)/Yuki Nakayama (JAP), Honda NSX (D), a 1 volta
8) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), a 1 volta
9) Hiroaki Ishiura (JAP)/Kazuya Oshima (JAP), Lexus SC 430 (B), a 1 volta10) Bjorn Wirdheim (SUE)/Daisuke Ito (JAP), Lexus SC 430 (B), a 2 voltas