O 33º Rally Dakar saiu em caravana neste sábado, 1º de janeiro, para os primeiros 377 quilÁ´metros de deslocamento, partindo de Buenos Aires até a cidade de Victoria, na Argentina. Tradição nas duas passagens do rali pela América do Sul, a passagem dos veÁculos pela rampa de largada levanta o público presente na Avenida 9 de Julho.
Guilherme Spinelli e Youssef Haddad foram o décimo veÁculo a passar pela rampa, largando no pelotão de elite dos carros. “O Dakar desse ano será muito mais competitivo e difÁcil do que o de 2010 em função do maior número de equipes oficiais, do alto nÁvel dos competidores e do grande número de carros Á diesel. O regulamento atual favorece aos carros Á diesel ao permitir que se prepare mais o motor e a performance desses veÁculos se torna melhor por causa dessa regra”, explicou Guiga.
Ao todo, 186 motos, 140 carros, 67 caminhões e 32 quadriciclos participaram na largada promocional, sem contagem de tempo. No domingo, serão mais 566 quilÁ´metros de deslocamento, sendo 222 de especial para Carros e Caminhões e 192 para os outros participantes.
O destino final do segundo dia é a cidade de Córdoba, também na Argentina. O trajeto é marcado pelos trechos rápidos, sinuosos e de terra, mas devido Á s chuvas, pontos escorregadios e lama podem dificultar o percurso.
“Essa primeira especial será bem parecida com a do ano passado, com alguns trechos de alta velocidade, outros bem travados e com passagens em rios. Será parecida também com os ralis que encontramos no Brasil”, destaca Haddad.
Os quatro primeiros dias serão de terra, o deserto do Atacama, ponto mais temido, vem na segunda fase da prova, a partir da quinta especial. “A organização reforçou que as especiais serão mais longas que as do ano passado, que os competidores precisarão administrar o equipamento a fim de evitar o desgaste da dupla”, alertou o piloto.
Um dos grandes desafios da 33ª edição será o Paso de Jama (cidade de Jujuy), no extremo norte, onde a Cordilheira dos Andes é mais ampla. Os pilotos andarão boa parte do percurso, cerca de 200 quilÁ´metros, bem acima do nÁvel do mar, chegando a 4.000 metros de altitude.
Programação Oficial – Rally Dakar 2011
Etapa 1 – 01.01.2011 (Sábado) – Buenos Aires /Victoria
Deslocamento: 377 km
Continuação etapa 1 – 02.01.2011 (Domingo) – Victoria/Córdoba
Motos-Quadriciclos
Deslocamento: 566 km
Especial: 192 km
Carros e caminhões
Deslocamento: 566 km
Especial: 222 km
Etapa 2 – 03.01.2011 (Segunda-feira) – Córdoba / San Miguel de Tucumán
Motos-Quadriciclos
Deslocamento: 440 km
Especial: 300 km
Carros e caminhões
Especial: 324 km
Etapa 3 – 04.01.2011 (Terça-feira) – San Miguel de Tucumán/San Salvador de Jujuy
Motos-Quadriciclos
Deslocamento: 231 km
Especial: 521 km
Carros
Deslocamento: 231 km
Especial: 500 km
Caminhões
Deslocamento: 408 km
Especial: 226 km
Etapa 4 – 05.01.2011 (Quarta-feira) – San Salvador de Jujuy/ Calama
Deslocamento: 554 km
Especial: 207 km
Etapa 5 – 06.01.2011 (Quinta-feira) – Calama/Iquique
Deslocamento: 36 km
Especial: 423 km
Etapa 6 – 07.01.2011 (Sexta-feira) – Iquique – Arica
Deslocamento: 265 km
Especial, 456 km
Etapa 7 – 09.01.2011 (Domingo) – Arica – Antofagasta
Motos-Quadriciclos
Deslocamento: 208 km
Especial: 631 km
Carros e Caminhões
Deslocamento: 208 km
Especial: 611 km
Etapa 8 – 10.01.2011 (Segunda-feira) – Antofagasta /Copiapó
Deslocamento: 268 km
Especial: 508 km
Etapa 9 – 11.01.2011 (Terça-feira) – Copiapó/Copiapó
Deslocamento: 35 km
Especial: 235 km
Etapa 10 – 12.01.2011 (Quarta-feira) – Copiapó/ Chilecito
Deslocamento: 686 km
Especial: 176 km
Etapa 11 – 13.01.2011 (Quinta-feira) – Chilecito/San Juan
Deslocamento: 164 km
Especial: 622 km
Etapa 12 – 14.01.2011 (Sexta-feira) – San Juan/ Córdoba
Motos-Quadriciclos-Carros
Deslocamento: 123 km
Especial: 555 km
Caminhões
Deslocamento: 349 km
Especial: 266 km
Etapa 13 – 15.01.2011 (Sábado) – Córdoba/Buenos Aires
Deslocamento: 645 km
Especial: 181 km
Fonte: Gazeta Esportiva.Net