Stock: Categoria terá mais um ex-piloto de Fórmula 1 em 2007

O paranaense Enrique Bernoldi assina contrato com a Action Power para disputar o campeonato deste ano.

Confirmando sua força e status de maior categoria do automobilismo brasileiro e uma das mais importantes categorias de turismo do mundo, a Stock Car V8 terá mais um ex-piloto de Fórmula 1 na temporada 2007. O paranaense Enrique Bernoldi, que correu pela Arrows e foi piloto de testes das equipes Honda e Sauber, estreará no campeonato deste ano.

O piloto disputará a temporada pela equipe Action Power, comandada por Paulo de Tarso, um dos times mais fortes e tradicionais do grid da Stock. A vinda de Bernoldi faz aumentar os representantes da Fórmula 1 na categoria, que já conta com Ingo Hoffmann, Chico Serra, Raul Boesel, Tarso Marques, Luciano Burti e Christian Fittipaldi.

O piloto de 28 anos realizou um teste na Stock Car em dezembro passado, em Interlagos (SP), e gostou da experiência. Formado nas categorias de fórmula, Bernoldi conhece pouco dos carros de turismo. A única prova que ele participou foi a etapa de Buenos Aires da TC 2000 argentina em 2006. O carro, entretanto, possui tração dianteira e o Stock traseira.

“Isso torna o carro da Stock até mais parecido com os carros que guiei em toda a minha carreira na Europa, também com tração traseira. Fiz um teste no ano passado e gostei do carro e do ambiente das corridas”, comentou Bernoldi, que iniciou sua carreira no kart em 1986.

O nascimento de sua primeira filha, Maria Luisa, no final de dezembro, também motivou a decisão do piloto de voltar a morar no Brasil e disputar a Stock. “Estou muito feliz com essa nova fase da minha vida pessoal e da minha carreira e espero aprender rápido a guiar um carro de turismo para ser competitivo durante o campeonato. A Stock vem crescendo bastante aqui no Brasil e se tornou um campeonato bem disputado, com um bom nÁ­vel de pilotos e equipes, o que tem atraÁ­do competidores das principais categorias, como a Fórmula 1”, destacou.

Bernoldi também falou sobre o novo chefe de equipe, Paulo de Tarso. “Conheço o Paulo desde criança, do tempo em que eu corria no kart. Com certeza, estrear em uma equipe como a dele será uma vantagem, em virtude da minha falta de experiência com o carro. Terei muito a aprender com eles e isso facilitará um pouco as coisas”.

Com relação Á s dificuldades, apesar de conhecer apenas a pista de Interlagos no calendário da Stock, o piloto aponta a falta de testes como o maior obstáculo. “Acho que a maior dificuldade será a falta de treinos antes das primeiras corridas, porque não conheço muito sobre o carro e a categoria é novidade para mim também. Além disso, a Stock é muito competitiva e tem diferenças mÁ­nimas de tempo entre os pilotos”, finalizou.

A temporada 2007 da Copa Nextel Stock Car V8 terá inÁ­cio no dia 22 de abril, em Interlagos. Nas próximas semanas, a equipe Action Power anunciará seu patrocinador para o campeonato e o companheiro de Bernoldi.