IRL: Junqueira inicia treinos em Homestead consciente das dificuldades para encontrar acerto ideal

Uma hora e meia. É tudo o que o mineiro Bruno Junqueira teve de tempo na pista de Homestead para entender o comportamento do Dallara Honda com o qual disputará a temporada da Indy Racing League (IRL). Ainda há muito a aprender, o acerto de chassi, suspensão e as especificidades do carro da categoria estão longe de serem dominadas pelo piloto e pela Dale Coyne Racing, mas nem por isso os dois vão deixar de medir forças com os principais nomes do campeonato, já na corrida que marca a reunificação das categorias de monopostos nos EUA. Para Bruno, cada minuto de treino livre, a qualificação de hoje e a corrida de amanhã Á  noite, no oval de 1,5 milha de extensão, próximo a Miami, serão um grande passo no aprendizado para se aproximar dos maiores rivais. A estréia pode ocorrer longe das condições ideais – foram menos de três semanas para montar o carro e checar o funcionamento dos diversos sistemas e componentes.

A programação do GP de Homestead começa com duas sessões de treinos livres – a primeira, de 45 minutos, a partir de 12h30 (de BrasÁ­lia), e a segunda, com os 25 carros divididos em dois grupos, Á s 17h. Às 18h30, já com a temperatura mais baixa, semelhante Á  que deve ser registrada no momento da largada, um a um os carros saem para a definição no grid que, este ano, será feita de forma diferente. Como ocorre nas 500 Milhas de Indianápolis, valerá, nos ovais, a média horária de quatro voltas cronometradas.


Bruno pretende aproveitar os treinos livres para verificar o perfeito funcionamento e a montagem do carro, e garantir que o Dallara Honda tenha comportamento previsÁ­vel nas curvas inclinadas do traçado da Flórida, além de avaliar o comportamento do carro em condições de tráfego e turbulência. “Infelizmente nossos treinos de pré-temporada não foram proveitosos como poderiam ter sido. Em Sebring andei muito bem no primeiro dia, mas no segundo tive um acidente logo pela manhã, o que acabou por me custar também a perda de um dia de treino aqui em Homestead na segunda, ja que meu carro teve que voltar a Dallara para reparos. Na terça, tivemos dificuldades para montar tudo, e no fim, participei mesmo só 1h30min das 12h de treino. Mas agora tudo isso ficou para trás e eu olho para a frente ,e para a expectativa de fazer o meu melhor aqui nesse fim de semana de abertura, com expectativa ainda maior para a prova de St. Petersburg, onde já corri, e sei que lá podemos buscar uma melhor colocação.” Seis brasileiros disputam a temporada da IRL. Além de Bruno, Tony Kanaan, campeão em 2005, Hélio Castroneves, VÁ­tor Meira e os estreantes Mário Moraes (companheiro do mineiro na Dale Coyne) e Enrique Bernoldi.


GP de HOMESTEAD
Indy Racing League – primeira etapa


Programação (horários de BrasÁ­lia)
Sexta (28)
12h30 – 13h15 – Primeiro treino livre
17h – 17h30 – Segundo treino livre (Grupo 1)
17h30 – 18h – Segundo treino livre (Grupo 2)
18h15 – Qualificação


Sábado (29)
21h Largada para a Gainsco Indy 300 (200 voltas)