ALMS: Dupla David Brabham/ Simon Pagenaud vence em Long Beach

A dupla David Brabham/ Simon Pagenaud (Patron Highcroft Racing/ HPD ARX-01c Honda) venceu em Long Beach, nos EUA, a 2ª etapa da American Le Mans Series. A dupla Harold Primat/ Adrian Fernandez (Aston Martin Racing Lola B09/60 Aston Martin) terminou em 2º, seguida pela dupla Tom Pickett/ Klaus Graf (Team CytoSport Porsche RS Spyder).

Pole-position Primat manteve a ponta na largada, seguido por Jon Field (Intersport Racing/ Lola B06/10 AER) e Brabham. Pouco depois aconteceu a primeira bandeira amarela da prova, com a batida de Tom Papadopoulos (PR1 Mathiasen Motorsports Oreca FLM09). A bandeira verde durou pouco. Chris Dyson (Dyson Racing Team Lola B09/86 Mazda) escorregou até o muro da curva 1, provocando uma nova amarela.

Com a vantagem construída nas primeiras voltas anulada, Primat perdeu a liderança na relargada para o norte-americano Field. Primat começou a ter problemas nos freios do carro, com Brabham encostando em sua traseira. Com trinta minutos de prova o australiano partiu para cima do francês, com ambos se tocando e a traseira do Aston Martin ficando danificada. Brabham foi punido com um stop and go.

A quantidade de detritos na pista trouxe a terceira amarela, na metade da disputa. Mesmo com a punição de Brabham, o excelente trabalho de boxes da Patron Highcroft Racing recolocou o Honda na liderança, seguido por Graf, Field e Fernandez. Rapidamente Fernandez superou Field, e depois Graf. O Lola da Intersport Racing acabou tendo problemas na parte final da corrida, abandonando.

Pagenaud tinha quatro segundos de vantagem sobre o experiente mexicano, que mais rápido foi tirando a diferença volta a volta. Faltando dez voltas para o final Fernandez assumiu a ponta na reta oposta. Entretanto o problema nos freios traseiros do Lola e o tráfego a sua frente, impediu Fernandez de continuar com o forte ritmo.

Isso culminou com um erro na curva cinco da última volta, com Fernandez sendo ultrapassado por Pagenaud, que venceu com 0s353. Pickett/ Graf fecharam o pódio.

Guy Smith, parceiro de Dyson, fez uma grande recuperação, após a saída de pista do parceiro, levou o carro ao quarto lugar. A dupla Gunner Jeanette/ Elton Julian (Green Earth Team Gunner Oreca FLM09) terminou em 5º, vencendo pela Classe LMPC.

Pela Classe GT vitória da dupla Jorg Bergmeister/ Patrick Long (Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR). No geral foram 8º. O brasileiro Jaime Melo (Risi Competizione Ferrari 430 GT) em dupla com o italiano Giamaria Bruni terminou em 4º na Classe GT, sendo 12º no geral.

A dupla Juan Gonzalez/ Butch Leitzinger (Alex Job Racing/ Porsche 911 GT3 Cup) venceu na Classe GTC. No geral foram 19º.

Foi a primeira prova após a equalização dos carros das Classes LMP1 e LMP2, que criou uma categoria única.

A terceira etapa, no circuito californiano de Monterey, está marcada para dia 22 de maio.

Final:

1. P 1  D.Brabham, S.Pagenaud Patron Highcroft Racing HPD ARX-01c Honda 67 voltas em1:40:47.723
2. P 2 H.Primat, A.Fernandez Aston Martin Racing Lola B09/60 Aston Martin a 0.353
3. P 3 G.Pickett, K.Graf Team CytoSport Porsche RS Spyder a 9.472
4. P 4 C.Dyson, G.Smith Dyson Racing Team Lola B09/86 Mazda a 10.903
5. PC 1 G.Jeannette, E.Julian Green Earth Team Gunner Oreca FLM09 a 1 voltas
6. PC 2 S.Tucker, C.Bouchut Level 5 Motorsports Oreca FLM09 a 2 voltas
7. PC 3 JR.Hildebrand, T.Sutherland Genoa Racing Oreca FLM09 a 2 voltas
8. GT 1 J.Bergmeister, P.Long Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a 2 voltas
9. P 5 T.Drissi, K.Davis Autocon Motorsports Lola B06/10-AER a 2 voltas
10.GT 2 J.Magnussen, J.O’Connell Corvette Racing Chevrolet Corvette ZR1 a 2 voltas
11. GT B.Auberlen, T.Milner BMW Rahal Letterman Racing BMW E92 M3 a  2 voltas
12. GT J.Melo, G.Bruni Risi Competizione Ferrari 430 GT a 2 voltas
13. GT J.Hand, D.Mueller BMW Rahal Letterman Racing BMW E92 M3 a 2 voltas
14. GT B.Sellers, W.Henzler Team Falken Tire Porsche 911 GT3 RSR a 2 voltas
15. GT S.Sharp, J.van Overbeek Extreme Speed Motorsports Ferrari 430 GT a 2 voltas
16. GT E.Brown, G.Cosmo Extreme Speed Motorsports Ferrari 430 GT a 3 voltas
17. PC M.Pagerey, B.Wong Intersport Racing Oreca FLM09 a 4 voltas
18. GT O.Beretta, O.Gavin Corvette Racing Chevrolet Corvette ZR1 a 4 voltas
19. GTC J.Gonzalez, B.Leitzinger Alex Job Racing Porsche 911 GT3 Cup a 4 voltas
20. GTC B.Curtis, J.Sofronas GMG Racing Porsche 911 GT3 Cup a 4 voltas
21. GTC B.Sweedler, R.Kapudija Alex Job Racing Porsche 911 GT3 Cup a 4 voltas
22. PC G.Bonilla, K.Marcelli Performance Tech Oreca FLM09 a 5 voltas
23. GT D.Robertson, D.Murry Robertson Racing Doran Design Ford GT a 5 voltas
24. GTC S.Lewis, J.Vento Velox Motorsports Porsche 911 GT3 Cup a 5 voltas
25. P P.Drayson, J.Cocker Drayson Racing Lola B09/60 Judd a 5 voltas
26. GTC B.Miller, J.McMullen Orbit Racing Porsche 911 GT3 Cup a 6 voltas 
27. GTC R.Rodriguez, G.Bieker WERKS II Racing Porsche 911 GT3 Cup a 6 voltas
28. GTC R.Gonzalez, L.Diaz Car Amigo – AJR Porsche 911 GT3 Cup a 7 voltas
29. GTC T.Pappas, J.Bleekemolen Black Swan Racing Porsche 911 GT3 Cup a 7 voltas
30. P J.Field, A.Field, N.Konstant Intersport Racing Lola B06/10 AER a 19 voltas 
31. GTC H.Richard, A.Lally TRG Porsche 911 GT3 Cup a  19 voltas
32. GT P.Gentilozzi, R.Dalziel JaguarRSR Jaguar XKRS a 22 voltas 
33. GT D.Law, S.Neiman Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a  39 voltas
34. GTC L.Beggs, D.Baron 911 Design Porsche 911 GT3 Cup a 61 voltas 
35. PC J.Mowlem, T.Papadopoulos PR1 Mathiasen Motorsports Oreca FLM09 a 64 voltas
36. PC S.Tucker, R.Hunter-Reay Level 5 Motorsports Oreca FLM09 a 67 voltas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *