ALMS: Em São Petersburgo Acura vence pela primeira vez

A dupla David Brabham/ Scott Sharp, num Acura ARX-02a da Patrón Highcroft Racing, venceu no sábado (04/04), a segunda etapa da temporada, nas ruas de São Petersburgo, nos EUA. Foi a primeira vitória da Acura na categoria pela classe principal, a LMP1. A dupla Adrian Fernandez/Luis Diaz, num Acura ARX 01B da Lowe’s Fernandez Racing da classe LMP2, terminou em 2º, com a dupla Chris Dyson/Guy Smith, num Lola B08 86-Mazda da Dyson Racing Team da classe LMP2, completando o pódio.

No começo da prova o brasileiro Gil de Ferran, que largou na pole-position (seu parceiro Simon Pagenaud foi quem fez a pole) com seu Acura ARX-02a da de Ferran Motorsports, liderou o primeiro turno, abrindo cerca de um segundo por volta sobre Sharp. Uma saÁ­da de pista colocou Sharp atrás de Fernandez.

A única bandeira amarela da prova acabou por beneficiar a Patrón Highcroft Racing, com seus pilotos conseguindo fazer a troca durante a bandeira. A De Ferran Motorsports entrou nos boxes justamente quando o carro de segurança deixou a pista.

Faltando 47 minutos para a bandeira final, para a curta prova para os padrões da American Le Mans Series, Fernandez assumiu a liderança, por pouco tempo. Brabham foi para a primeira posição com o Acura da De Ferran Motorsports tendo problemas elétricos, abandonando faltando 27 voltas.

Brabham venceu com 32 segundos de frente para Fernandez.

O outro brasileiro na categoria, Jaime Melo, não chegou a entrar na sua Ferrari F430 GT da Rizi competizione. Seu parceiro, o suÁ­ço Pierre Kafer largou na pole da classe GT2, e era segundo, quando uma quebra na suspensão dianteira levou ao abandono da Ferrari.

A dupla JÁ¶rg Bergmeister/Patrick Long, num Porsche 911 GT3 RSR da Flying Lizard Motorsports, venceu na classe GT2.

A próxima acontece no dia 8 de abril em Long Beach, na Califórnia, também um circuito de rua.

Final:

1º) David Brabham/Scott Sharp (ING/EUA), 1h55min53s705
Patrón Highcroft Racing, Acura ARX-02a, classe LMP1
 
2º) Adrian Fernandez/Luis Diaz (MEX/MEX), a 32s150
Lowe’s Fernandez Racing, Acura ARX 01B, classe LMP2
 
3º) Chris Dyson/Guy Smith (EUA/EUA), a 1 volta
Dyson Racing Team, Lola B08 86-Mazda, classe LMP2
 
4º) Butch Leitzinger/Marino Franchitti (EUA/ESC), a 2 voltas
Dyson Racing Team, Lola B08 86-Mazda, classe LMP2
 
5º) JÁ¶rg Bergmeister/Patrick Long (ALE/EUA), a 5 voltas
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, classe GT2
 
6º) Jon Field/Clint Field/Chapman Ducote (EUA/EUA/EUA), a 5 voltas
Intersport Racing, Lola B06-10, classe LMP1
 
7º) Dirk Mueller/Tommy Milner (MON/EUA), a 7 voltas
BMW Rahal-Letterman Racing Team, BMW E92 MW, classe GT2
 
8º) Dominik Farnbacher/Ian James (ALE/EUA), a 7 voltas
Panoz Team PTG, Panoz Esperante GTLM-Ford, classe GT2
 
9º) Lou Giglioti/Eric Curan (EUA/EUA), a 9 voltas
LG Motorsports, Chevrolet Rilley Corvette C6, classe GT2
 
10º) Darren Law/Seth Neiman (EUA/EUA), a 9 voltas
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, classe GT2
 
11º) David Robertson/Andrea Robertson/David Murry (EUA/EUA/EUA), a 10 voltas
Robertson Racing, Doran Designs-Ford, classe GT2
 
12º) Wolf Henzler/Dirk Werner (ALE/ALE), a 19 voltas
Farnbacher Loles Racing, Porsche 911 GT3 RSR, classe GT2
 
NÁƒO COMPLETARAM
Gil de Ferran/Simon Pagenaud (BRA/FRA), a 27 voltas
de Ferran Motorsports, Acura ARX-02a, classe LMP1
 
Joel Feinberg/Chris Hall (EUA/EUA), a 55 voltas
Primetime Race Group, Dodge Viper Competition, classe GT2
 
Tom Sutherland/Ryan Phinney (EUA/EUA), a 55 voltas
Panoz Team PTG, Panoz Esperante GTLM-Ford, classe GT2
 
Joey Hand/Bill Auberlen (EUA/EUA), a 65 voltas
BMW Rahal-Letterman Racing Team, BMW E92 MW, classe GT2
 
Jaime Melo/Pierre Kaffer (BRA/ALE), a 66 voltas
Risi Competizione, Ferrari F430 GT, classe GT2