ALMS: Gil de Ferran anuncia sua volta às pistas como piloto e dono de equipe na American Le Mans Series

de Ferran Motorsports fará sua estréia na categoria com o modelo Acura ARX-01b e será equipe de fábrica da Acura Motorsports.

Campeão das 500 Milhas de Indianápolis em 2003 e bicampeão da CART (2000 e 2001), o brasileiro Gil de Ferran está de volta às pistas. Ele será dono e presidente da equipe de Ferran Motorsports, que contará com suporte oficial da fábrica da Acura Motorsports, além de ser o primeiro piloto da equipe, que disputará a temporada 2008 da American Le Mans Series (ALMS).


A equipe do brasileiro será a quarta da Acura Motorsports na categoria. O time disputará a divisão LMP2 com o modelo Acura ARX-01b. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (dia 29) nos Estados Unidos.


A Acura passou a disputar competições de carros esportivos em 2007, produzindo carros protótipos para as equipes Andretti Green Racing, Highcroft Racing e Lowe’s Fernandez Racing nas 12 etapas da ALMS. A participação das três equipes marcou o primeiro programa da fábrica no automobilismo em seus 20 anos de história.


A sede da equipe de Ferran Motorsports ficará em Indianápolis (EUA). Um anúncio completo sobre as operações do time, bem como seus pilotos e patrocinadores será feito no futuro.


“Estou muito feliz por estar envolvido no novo programa da Acura Motorsports, tanto como dono de equipe quanto como piloto”, declarou de Ferran. “A American Le Mans Series tem uma tremenda combinação de alta tecnologia e muita competitividade. Os carros são fantásticos e as corridas da ALMS são espetaculares. Estou ansioso para voltar ao cockpit e correr novamente. Sei que será um desafio muito grande para mim dentro e fora das pistas. Nós já contratamos o veterano John Anderson como Diretor Geral da equipe, o que já é um bom começo para a nossa organização. Estamos trabalhando forte para colocar todas as peças restantes no lugar”.


Enquanto três equipes Acura disputarão as 12 etapas da ALMS, o time de Gil de Ferran estreará antes da metade da temporada.


De Ferran será chefe de equipe depois de atuar como Diretor Esportivo da escuderia Honda na Fórmula 1 de 2005 a 2007. Sua disputa mais recente em um carro de corrida aconteceu em 12 de outubro de 2003, no Texas Motor Speedway, quando venceu a última etapa da temporada da IRL com a equipe Penske. Depois desta prova, Gil anunciou sua aposentadoria como piloto profissional.


O programa da Acura na ALMS em 2008 será representado pelo novo chassi ARX-01b, desenvolvido pela Honda Performance Development (HPD) e pela Wirth Research, com um updated no motor V8 aspirado, 3-4 litros.


“A temporada 2007 da American Le Mans Series foi de aprendizado para a Acura e a HPD”, comentou Erik Berkman, novo presidente da HPD. “Nossas três equipes fizeram um ótimo trabalho no ano passado, coletando informações e correndo de forma competitiva. Agora, estamos felizes em termos outro campeão na família Acura, com Gil de Ferran e sua nova equipe. A carreira do Gil no automobilismo é certamente impressionante e planejamos continuar o processo de fazer do Acura ARX-01b um vencedor. Esperamos ter o carro da equipe de Ferran na pista o mais rápido possível para se juntar a nós em busca das vitórias em 2008”.


Em sua temporada de estréia na ALMS, a equipe Acura venceu sua primeira corrida com Bryan Herta, Dario Franchitti e Tony Kanaan, que pilotaram pela Andretti Green Racing na categoria LMP2 na prestigiada 12 Horas de Sebring. Além da vitória em Sebring, os carros da Acura conquistaram outros nove pódios em 2007.


“Gil de Ferran é outro nome de peso que chega à American Le Mans Series, para se juntar a Roger Penske, Bobby Rahal, Michael Andretti e muitos outros”, declarou Scott Atherton, presidente da ALMS. “Sua carreira brilhante como piloto vencedor na CART e como pessoa chave na Fórmula 1 para a equipe Honda são exemplos de excelência em nosso meio. Não tenho dúvidas de que ele terá sucesso em ambas as funções com a Acura. Nós o recebemos de braços abertos na American Le Mans Series e esperamos ansiosos por sua estréia como piloto e dono de equipe”.


De Ferran, que chegou a estudar Engenharia no Brasil, iniciou sua carreira no kart aos 14 anos. Depois de vencer campeonatos no Brasil, ele se mudou para a Inglaterra para iniciar uma carreira profissional e logo se estabeleceu como uma promessa, frequentemente no alto dos pódios europeus em diferentes categorias de fórmula de 1988 a 1994, vencendo inclusive o prestigioso campeonato da Fórmula 3 Inglesa em 1992.


Em 1995, Gil conquistou o título de estreante na CART e venceu a última etapa em Laguna Seca. Pilotando pela equipe Penske, de Ferran foi bicampeão da CART em 2000 e 2001. Ele também estabeleceu o recorde de 241.428 milhas por hora em um circuito permanente durante um treino classificatório no oval da Califórnia, em 2000, recorde que persiste até hoje. Gil foi vice-campeão da Indy 500 em 2001 e, em 2003, conquistou o título da tradicional corrida, antes de se aposentar no final da temporada.


A equipe de operações automobilísticas da Acura reflete a posição da montadora como líder em performance automotiva e tecnologia. Criada em março de 1986, como uma marca japonesa de luxo, a Acura busca trazer inovações automotivas, como o primeiro carro totalmente de alumínio, entre outras.


Atualmente, a Acura fornece uma linha completa de carros de luxo de alta performance para uma rede de 286 concessionários nos Estados Unidos.


A Honda Performance Development (HPD) foi fundada em 1993, como única subsidiária de corridas da American Honda Motor Co., Inc. A HPD, localizada em Santa Clarita, na Califórnia, é o centro de operações técnicas da Honda e da Acura para motores de alta performance para corridas. A HPD coordena a participação da Honda na IRL e as atividades da Acura na American Le Mans Series.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *